REGULAMENTO COPA CAFV 2009 DE FUTSAL CAPÍTULO I – DAS INSCRIÇÕES Art. 1. Poderão participar da Copa CAFV de Futsal os alunos regularmente matriculados, professores e funcionários da Faculdade de Direito da UFPel, nas modalidades futsal feminino e masculino. Art. 2. As inscrições serão aceitas até as 19 hs. do dia 29 de outubro de 2009, quinta-feira, na secretaria do CAFV, cujo funcionamento se dá, pela manhã, das 9 às 11 hs. e pela noite, das 19 às 21 hs, ressalvado o horário do prazo final. Parágrafo Único. Não serão aceitas inscrições após o prazo estipulado na disposição acima. Art. 3. Os jogos acontecerão nos dias 1º e 8 de novembro do corrente ano. Art. 4. Cada equipe deverá inscrever no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) atletas. Parágrafo Único. Excetuam-se do limite mínimo estipulado no caput as equipes femininas, que poderão inscrever no mínimo 5 (cinco) atletas. Art. 5. As inscrições são de R$ 6,00 (seis reis) por atleta. Art. 6. Na ficha de inscrição de cada equipe deverá constar a indicação do representante da mesma, bem como seu contato telefônico.
CAPÍTULO II – DAS PARTIDAS
Art. 7. As partidas obedecerão às regras da Confederação Brasileira de Futsal para o respectivo esporte. Art. 8. Os jogos terão duração de 20 (vinte) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 10 (dez), sem intervalo entre os mesmos e sem possibilidade de pedido de tempo. Art. 9. Será tolerado um atraso máximo de 7 (sete) minutos para o início dos jogos. Transcorrido este lapso, computa-se a vitória por WO da equipe que estiver presente. Parágrafo Primeiro. O período de tolerância mencionado no caput conta-se a partir dos 5 (cinco) minutos posteriores ao apito final do jogo antecedente, relativo ao período de aquecimento e preparação. Parágrafo Segundo. Em caso de WO do jogo antecedente, se considerará para o período de tolerância o horário estipulado em tabela. Art. 10. Os jogos somente iniciarão com a presença mínima de 5 (cinco) atletas por equipe. Art. 11. Se eventualmente restarem em quadra apenas 3 (três) atletas em uma das equipes, terminar-se-á o jogo, considerando-se vitoriosa a equipe oposta, computado o saldo do WO. Art. 12. As equipes deverão se responsabilizar pelo uniforme, sendo obrigatório o uso de camisetas numeradas.
CAPÍTULO III – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE Art. 13. Os critérios de desempate serão, por ordem: I – número de vitórias; II – saldo de gols;
III – confronto direto; IV – gols pró; V – cartões vermelhos; VI – sorteio. Art. 14. Em caso de empate em jogo de fase eliminatória, o desempate dar-se-á através da cobrança de pênaltis.
CAPÍTULO IV – DAS PENALIDADES Art.
15.
O
atleta
que
receber
cartão
vermelho
estará
automaticamente suspenso do jogo seguinte, bem como o que receber 3(três) cartões amarelos. Art. 16. Não serão zerados os cartões de uma fase para outra da competição. Art. 17. A substituição do atleta expulso se dará transcorridos 2 (dois) minutos do reinício do jogo após a expulsão. O atleta expulso não poderá retornar ao jogo, bem como deverá retirar-se da quadra. Art. 18. Caso a equipe que tiver atleta expulso sofrer gol no decurso dos 2 minutos, poderá realizar a substituição imediatamente. Art. 19. O envolvimento em briga acarretará a expulsão do atleta do campeonato, o mesmo valendo em caso de envolvimento de toda uma equipe.
CAPÍTULO V – DA PREMIAÇÃO
Art. 20. A premiação para as equipes vencedoras será definida na reunião de sexta-feira (30-10-2009), em razão da imprevisibilidade do número de inscritos.
CAPÍTULO VI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 21. Haverá reunião entre representantes das equipes e a organização da Copa CAFV no dia 30 de outubro, as 19 hrs. na sede do CAFV, para deliberar-se o seguinte: I – Horário de início do evento; II – Formato da competição; III – Sorteio de grupos; IV – Sorteio dos confrontos e Tabela; V – Demais assuntos pertinentes.