Peru a Moda Antiga Ingredientes: 1 peru 500 g de sal 1/2 copo de aguardente
1 kg de laranja 500 g de limão 1 copo de azeite 2 colheres de sopa de manteiga
Ingredientes para Recheio:
miúdos 1/2 copo de azeite 1/2 pacote de manteiga 150 g de toucinho 150 g de presunto 2 cebolas
alho azeitonas 2 copos de vinho branco 4 ovos salsa
200 g de pão duro moído sal
Instrução: Descongele o peru, pique com o garfo, regue com aguardente e deixe de molho enquanto prepara o recheio. Antes de ir para o forno coloque os demais temperos.
Junte na panela o azeite, a manteiga, as cebolas e o alho picados, carnes e azeitonas picadas. Adicione o vinho branco e água e deixe cozinhar bem. Se usar o pescoço, quando estiver cozido retire a carne desfiando. Bata os ovos com a salsa e o pão. Misture tudo com uma colher de pau e recheie o peru.
Bolo-rei Ingredientes: 750 g de farinha de trigo 30 g de fermento de padeiro 150 g de manteiga ou de margarina
150 g de açúcar 150 g de frutas cristalizadas 150 g de frutas secas (pinhões, nozes, passas, etc.) 4 ovos 1 limão
1 laranja 1 dl de vinho do Porto 1 colher de sobremesa (rasa) de sal grosso
Instrução: Picam-se as frutas cristalizadas e põem-se a macerar com o vinho do Porto juntamente com as frutas secas.
Dissolve-se o fermento em 1 dl de água tépida e junta-se a uma chávena de farinha (tirada do peso total). Mistura-se e deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 15 minutos. Entretanto, bate-se a gordura escolhida, o açúcar e a raspa das cascas do limão e da laranja. Juntam-se os ovos, um a um, batendo entre cada adição, e depois a massa de fermento.
Quando tudo estiver bem ligado, adiciona-se a restante farinha peneirada com o sal. Amassa-se ou bate-se a massa muito bem. Esta massa deve ficar macia e elástica. Se estiver muito rija, junta-se um pouco de leite tépido. Misturam-se as frutas maceradas no vinho do Porto. Volta a amassar-se e molda-se em bola. Polvilha-se a massa com um pouco de farinha, tapa-se com um pano e envolve-se a tigela num cobertor. Deixa-se levedar em ambiente morno durante cerca de 5 horas.
Quando a massa estiver bem levedada - em princípio deve dobrar de volume -, mexe-se e molda-se novamente em bola (ou em várias bolas) e já sobre um tabuleiro untado faz-se-lhe um buraco no meio. Introduz-se a fava e o brinde, este embrulhado em papel vegetal. Deixa-se levedar durante mais 1 hora. Pincela-se o bolo com gema de ovo e enfeita-se com frutas cristalizadas inteiras, torrões de açúcar, pinhões inteiros, meias nozes, etc. Leva-se a cozer em forno bem quente.
Depois de cozido, pincela-se o bolo-rei com geleia diluída num pouco de água quente. Para impedir que a rodela feche, pode introduzir-se uma tigela no buraco.