"Segui-me !"
Ao longo da história, Deus sempre chamou pessoas para colaborar com ele na realização de seus planos. O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus no início de sua vida pública, pronunciando a sua 1ª frase: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no evangelho".
- Uma Afirmação: "O tempo já se completou… o Reino de Deus está próximo…" - Duas Condições para participar desse Reino: "Convertei-vos… e crede no evangelho…" - Um Convite: "Vinde comigo… farei de vós pescadores de homens". Vamos aprofundar um pouco essas idéias:
É o anúncio de um fato intensamente esperado: O Povo há muito tempo alimentava a expectativa de um novo Reino. Agora o tempo da espera acabou. O Reino de Deus já chegou, ele já está presente, as promessas estão se realizando.
Para fazer parte desse Reino é necessária: - uma conversão profunda do homem, - a mudança radical de mentalidade e - adesão à mensagem de Salvação proclamada por Cristo.
A 1a Leitura fala da conversão dos Ninivitas:
Jonas pede para que o povo creia em Deus e abandone o pecado. E, diante da ameaça do castigo de Deus, o povo acolhe o apelo do profeta e afasta o castigo de Deus.
Converter-se não quer dizer mudar de religião.
Quer dizer mudar a mente e o coração, começar a enxergar a vida diferente. É rever e remover em nós tudo aquilo que nos afasta de Deus e dos irmãos…
* Quem precisa de conversão? Só os outros?
+ "Crede no Evangelho": Crer no evangelho não quer dizer apenas conhecer o que está escrito num livro. Quer dizer aceitar Cristo e todos os valores que ele propõe para a nossa vida. É escutar a sua palavra e conformar a nossa vida aos seus mandamentos, que se resumem num só: O amor a Deus e ao próximo. próximo
* E nós vivemos de fato o espírito do Evangelho? + Para continuar e completar esse Reino, Cristo convida os primeiros quatro apóstolos e... hoje
a todos nós:
- A Chamada dos discípulos não aconteceu enquanto estavam rezando ou fazendo algo de extraordinário, mas enquanto estavam simplesmente exercendo a sua profissão. (Vocação é dom de Deus… não conquista).
-Que raça de gente Cristo escolheu para ser seus colaboradores:
• Ignorantes, pobres, desconhecidos, grosseiros… • Pareceria mais lógico a nós, que a escolha recaísse sobre os sacerdotes de Jerusalém, sobre os fariseus e escribas, profundos conhecedores da Bíblia. • E, no entanto, não… a escolha foi outra! Por que?
Mais uma vez Deus provou que a grandeza das coisas de Deus não aparece na imponência dos fatos ou das pessoas, mas na humildade, na simplicidade, onde geralmente existe mais fé… * Se Cristo viesse hoje, quem escolheria? Os teólogos, os sábios, os medalhões… (da economia, da política)? Não, provavelmente Cristo continuaria escolhendo gente humilde e simples do povo, onde geralmente há uma fé mais profunda e sincera..
Prezados irmãos, nós também somos seguidores de Cristo…
A nós também Cristo continua dirigindo ainda HOJE o mesmo apelo:
"Vinde após mim, farei de vocês pescadores de homens…" Qual a nossa resposta? Se tivermos medo, se nos sentirmos incapazes para tanto, olhemos esses pescadores da galiléia… pobres e ignorantes, mas com uma generosidade sem limites… Largaram tudo e seguiram a Jesus…
A nós também, ele continua exigindo as mesmas condições, para poder segui-lo: "Convertei-vos e crede no evangelho…“ Renovemos a nossa fé para compreendermos a grandeza desse convite e assim teremos a generosidade necessária para também segui-lo…