" Permanecei Em Mim "

  • Uploaded by: CVJ-Maia
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View " Permanecei Em Mim " as PDF for free.

More details

  • Words: 689
  • Pages: 12
"Permanecei em mim" Ligue o som

A Liturgia de hoje nos fala de uma Virtude muito importante para uma comunidade e muito desejada por Deus:

a UNIDADE.

Saber "permanecer" em comunhão de vida com Cristo e com a Comunidade.

Na 1a Leitura, vemos o Exemplo de São Paulo.

(At 9,26-31)

Três anos após a sua conversão, Paulo vai a Jerusalém para se encontrar com Pedro e a Comunidade. Talvez esperasse uma recepção calorosa. Pelo contrário, encontrou um clima de desconfiança, por ter sido ele antes perseguidor dos cristãos. Apesar disso, não se decepcionou, nem se afastou da comunidade, pelo contrário, "permaneceu" unido a Cristo e à Comunidade.

Sua adesão a Cristo lhe deu força para superar as dificuldades encontradas.

Quem são os Paulos, hoje? - NÓS também, muitas vezes, podemos encontrar dificuldade para permanecer em comunhão com os irmãos de nossa comunidade: - Diante das contrariedades, somos tentados a abandonar tudo… - Não nos esqueçamos que a Igreja é santa e pecadora... E nenhum motivo nos deve levar a renunciar à unidade…

- Quantas pessoas se entusiasmam em fazer algo na Comunidade, mas são vistas com reservas ou desconfiança. E então ficam tomadas por um certo desânimo. - Sabemos acolhê-las com alegria e compreensão? Na 2a Leitura, São João nos aponta o Caminho da Unidade: "Amar não só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade... Quem guarda os mandamentos de Cristo, permanece com Deus e Deus nele". (1Jo, 3,18-24)

No Evangelho encontramos a linda imagem da

"Vinha". (Jo 15,1-8)

- Na Bíblia, é uma imagem muito freqüente: Israel era considerado uma vinha plantada pelo próprio Deus, que mereceu todo o cuidado, mas que não produziu os frutos esperados. - Em Isaías, Deus se queixa: "O que mais poderia eu ter feito pela minha vinha? E Deus, o vinhateiro, foi obrigado a abandoná-la, permitiu que fosse destruída e plantada outra…

- JESUS se apresenta, no Evangelho, como a "verdadeira Videira", capaz de produzir frutos que Israel não produziu. Jesus é o Tronco, nós somos os Ramos e o Pai é o Agricultor, que cuida da videira. Ele poda os ramos para produzirem mais. Os ramos secos ele corta e joga no fogo .

Para DAR FRUTOS, necessitamos de DUAS COISAS: + da Seiva da Videira, que é Cristo, pois "sem mim nada podeis fazer". O texto fala várias vezes em "permanecer em Cristo" e em "dar frutos". Se não permanecermos unidos a Cristo, recebendo essa seiva, nos tornaremos ramos secos e estéreis, que serão cortados e excluídos...

Os nossos trabalhos pastorais poderão ser eficazes, sem a seiva dessa videira e o contato com Jesus, através da oração?

+ da Poda : Quem não viu já a poda de um parreiral?... As gotas até parecem lágrimas chorando de dor pela poda... dolorosa... mas necessária... "para dar mais fruto". - Sem a poda, poderá ter muita folha e pouco fruto...

* Aceitamos as podas?

Quem são as tesouras? - Deus, como trabalhador da vinha, se encarrega de fazer a poda. A sua Palavra põe às claras as nossas limitações e falhas… e PODA: nosso egoísmo, o orgulho, a vaidade, a falsidade, a ganância...

- Pessoas afastadas: com críticas duras e ásperas contra a Igreja… * Não poderiam se tornar uma poda salutar, ainda que muito dolorosa?

- Pessoas participantes: por motivos pessoais, também podem "podar". * Sabemos aceitar com humildade e tranqüilidade?

- Familiares: “Gostaria de atuar, mas o marido (ou esposa...) não deixa...”

+ Poderíamos resumir a mensagem de hoje em três Palavras: Um Apelo: "Produzir frutos…" Condição: "Permanecer unido a ele". Para isso, precisa:

- Gastar tempo com ele. Nenhum trabalho, mesmo pastoral, justifica o abandono do encontro pessoal com Cristo, na Oração. Jesus nos adverte:

"Sem mim NADA podeis fazer". - Alimentar a nossa espiritualidade com esta "seiva divina", que é a graça de Deus, na escuta da Palavra, na prática sacramental...

- Uma Advertência: Cristão que não "permanece" com ele não dá frutos. Tornar-se-á então um "galho seco" que será cortado e jogado ao fogo... Manifestemos o nosso desejo de "permanecer" sempre unidos a Cristo. Só unidos a ele, teremos acesso à Vida verdadeira.

Related Documents