Questoes - Fazer

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Questoes - Fazer as PDF for free.

More details

  • Words: 1,502
  • Pages: 6
Genéricas ----------1) O que é um PDU? 2) O que é uma API socket? 3) Qual é a diferença de comutação de pacotes, comutação de circuitos e circuito virtual? 4) Cite uma vantagem da comutação de pacotes sobre a comutação de circuitos. 5) Cite uma vantagem da comutação de circuitos sobre a comutação de pacotes. 6) A Internet é fundamentada sobre comutação de circuitos ou de pacotes? Cite um motivo para essa escolha. 7) O que é um protocolo? 8) Explique o que é o núcleo e o que é a borda de uma rede. 9) Considerando as camadas de protocolos: aplicação, transporte, rede, enlace e física. Relacione quais delas executam apenas na borda da rede. 10) Qual a diferença entre controle de fluxo e controle de congestionamento? 11) Cite duas vantagens do uso de arquitetura de camadas em redes de computadores. 12) Quais são as informações que identificam um processo em uma máquina (host) remota? 13) Por que o protocolo de uma camada de rede precisa adicionar um cabeçalho no seu PDU antes de passar para o protocolo da camada de baixo? 14) O que é fragmentação de pacotes? Por que as vezes ela é necessária? 15) Em um protocolo o que é um handshake? 16) Relacione: (1) Roteamento de pacotes (2) Dirigir perguntando a direção em cada esquina ( ) Alô! Alô! da comunicação telefônica ( ) Handshake de um protocolo

Camada de Aplicação ------------------------1) Cite pelo menos dois motivos para o programador na camada da aplicação escolher o protocolo UDP em vez do TCP. 2) É possível conseguir uma transmissão confiável através do uso do protocolo UDP. Caso positivo diga como. Caso negativo, diga porquê. 3) O protocolo usado em servidor de email SMTP é um protocolo de núcleo ou de borda de rede? 4) O protocolo ftp usa uma conexão fora de banda (out-of- band). O que é isso? 5) Para que serve o protocolo ftp? Ele usa o protocolo TCP ou UDP? 6) Para que serve o protocolo HTTP? Ele usa o protocolo TCP ou UDP? 7) Para que server o DNS? Ele usa o protocolo TCP ou UDP? 8) Aplicações multimídia costumam usar o protocolo TCP ou UDP? Por quê? 9) Uma aplicação aceita conexões TCP (ex. um servidor web) usando a API socket não precisa informar o seu endereço IP. Por quê? 10) Um aplicação que tenta estabelecer uma conexão TCP com um servidor usando a API socket não precisa informar seu endereço IP nem sua porta. Por quê? Nesse caso qual é a porta usada? 11) O servidor HTTP precisa armazenar o estado de cada conexão? Qual é a vantagem dessa abordagem? 12) Qual é a importância de um cache em um servidor DNS? 13) O que é um tempo de sobrevida (time to live) em um cache DNS? 14) Na comunicação entre servidores DNS qual é a diferença da abordagem recursiva da abordagem interativa? Qual é a vantagem da abordagem interativa?

Camada de Transporte --------------------------1) Cite 3 diferenças entre os serviços oferecidos pelo TCP e UDP. 2) Como o TCP consegue estabelecer um serviço confiável quando os enlaces que interligam os pontos finais (endpoints) podem não ser confiáveis? 3) O que é um timeout? 4) Como é estabelecido o valor de timeout em uma conexão TCP? É um valor fixo? 5) O que é um round trip time (RTT)? 6) Para que serve um checksum em um segmento TCP ou UDP? Como ele é formado? 7) Cite uma vantagem da abordagem Volta-N com relação à retransmissão seletiva. 8) Cite uma vantagem da abordagem Retransmissão Seletiva com relação ao Volta-N. 9) Qual é a grande desvantagem de uma transmissão do tipo “para e espera” com relação a uma do tipo “janelas deslizantes”. 10) O que é um TPDU (também chamado de Segmento)? 11) O que faz a demultiplexação da Camada de Transporte? 12) O TCP oferece garantias de banda e de tempo real? 13) A camada de transporte coloca a informação de Porta de Emissor e Porta do Receptor em cada segmento enviado. Para que serve a informação de porta? 14) Cite um motivo para um protocolo de transmissão confiável adicionar um número de seqüência em cada pacote transmitido. Justifique o uso dessa informação explicando o problema que ocorreria caso ela não fosse usada. 15) Para que serve um relógio temporizador em um protocolo de transmissão confiável? 16) Cite um problema que pode ocorrer caso o tempo de um relógio temporizador seja muito pequeno. 17) Cite um problema que pode ocorrer caso o tempo de um relógio temporizador seja muito grande. 18) Por quê os tempos dos relógios temporizadores não são estabelecidos de forma estática, e sim de forma dinâmica, calculados conforme os round-trip times medidos? 19) O que é uma reconhecimento cumulativo? 20) Um processo, em um protocolo de janelas deslizantes, tem como descobrir se a último mensagem de reconhecimento (ACK ou NACK) foi recebida? Caso negativo explique o porquê. Caso positivo explique como. Responda considerando dois cenários: a) considerando um protocolo com reconhecimento cumulativo; e b) considerando um protocolo onde cada segmento é reconhecido individualmente.

21) Explique o que faz um receptor caso receba um pacote fora de ordem em um protocolo do tipo: a) Volta-N e b) Retransmissão Seletiva. 22) O que é um “Tamanho de Janela” em um protocolo do tipo Janela Deslizante. 23) Em um protocolo de janela deslizante qual é um problema que pode acontecer quando o maior Número de Seqüência é muito próximo do “Tamanho de Janela”. 24) O que é uma “Partida Lenta” no protocolo TCP? Em uma aplicação multimídia essa característica é vantajosa? Explique o porquê. 25) Por que o TCP se esforça para oferecer transmissão confiável, se existem enlaces confiáveis, que não perdem quadros? 26) O TCP possui reconhecimento individual para cada segmento ou possui reconhecimento cumulativo? 27) O TCP possui relógio temporizador para cada segmento enviado ou possui um relógio temporizador para todos os segmentos enviados e ainda não reconhecidos? 28) O RTT de uma conexão TCP é calculado dinamicamente ou possui um valor estático, predefinido? 29) O RTT de uma conexão TCP assume sempre o último valor medido? 30) O RTT de uma conexão TCP é calculado através de uma média aritmética simples? 31) O que é uma "partida lenta" em uma conexão TCP? Por que é necessário que ela exista? 32) Por que em uma conexão TCP o host que recebe bytes anuncia continuamente o tamanho de sua janela de recepção para o host que está enviando? 33) O que é um MSS no protocolo TCP? 34) Por que o protocolo TCP é dito "orientado a conexão"? 35) Um roteador do núcleo da rede tem conhecimento das "conexões" TCP? 36) Todos os segmentos TCP de uma mesma conexão seguem sempre pelo mesmo caminho (pelos mesmos roteadores)? 37) Como um host detecta em uma conexão TCP que o seu par perdeu um segmento? Ele pode ter certeza que isso ocorreu? 38) O que ocorre quando um host em uma comunicação TCP recebe um reconhecimento com erro? 39) Explique o protocolo de controle de congestionamento do TCP. 40) Em uma conexão TCP, como uma estação “sabe” que a rede está congestionada?

Camada de Rede -------------------1) Qual é a diferença básica entre protocolos de roteamento “Estado de Enlaces” e “Vetor de Distância”? 2) Em uma rede largamente dispersa, com centenas de roteadores, você recomendaria a adoção de um protocolo de roteamento do tipo “Estado de Enlaces” ou “Vetor de Distâncias”? Justifique. 3) Explique o funcionamento de um algoritmo de roteamento do tipo “Vetor de Distâncias”. 4) A Internet usa o conceito de “roteamento hierárquico”. O que significa isso? 5) O que é um roteamento através de “inundação”? 5) Um roteador em uma rede de pacotes (como é o caso da Internet) pode eventualmente necessitar descartar um datagrama. Por que isso ocorre? 6) Um roteador em uma rede de pacotes (como é o caso da Internet) pode eventualmente necessitar fragmentar um datagrama. Por que isso ocorre? 7) Um datagrama de 4000 bytes precisa ser fragmentado para passar por um roteador cujo enlace tem MTU de 1500 bytes. Mostre esquematicamente como ficam os datagramas que são gerados a partir dessa fragmentação. 8) Um datagrama enviado para uma estação da mesma rede precisa passar por um roteador? 9) Qual é a diferença básica de um endereço IP baseado em classes (classful) e um sem classes (classles – CIDR)? 10) O RIP é um algoritmo de “Vetor de Distância” ou “Estado de Enlaces”? E o OSPF? 11) O que é um Sistema Autônomo (SA) ? 12) Explique o funcionamento do BGP. 13) Para que serve o protocolo ICMP? 14) Para que serve o campo “Time to Live” (sobrevida) em um datagrama IP? 15) Quantas estações uma rede 223.1.0/24 suporta? 16) Uma rede com bloco de IPs 200.23.16.0/20 deseja montar 8 subredes. Mostre como isso é possível e como ficaria os endereços de cada uma dessas subredes. 17) Para que serve o DHCP? 18) Um roteador precisa recalcular o checksum para cada datagrama reenviado. Explique porquê existe essa necessidade.

Related Documents

Questoes - Fazer
November 2019 24
Questoes
May 2020 15
Questoes
October 2019 25
Questoes Globlizacao.docx
October 2019 16
Questoes C.socil
November 2019 15
Legislacao Questoes
November 2019 22