P Porque é que uma larga maioria de estudantes não se encontra interessada na temática da Europa? C Nós tivemos alguma dificuldade em desenvolver este tema. C Quando se pensa em Europa, pensa-se em política e como ninguém se interessa por política, o tema não lhes diz nada. C Não concordo pois a política é algo que nos diz respeito a todos. P Porque é que a adesão ao Euro, à Moeda única, fez diminuir o poder de compra dos portugueses e como é que essa situação pode ser alterada (para melhor)?
P Porque é que para resolver os problemas de excesso dos limites de produção de cada país, os excedentes têm que ser eliminados? Economicamente, podem explicarnos porque não podemos oferecer esses excedentes de produção às nações mais necessitadas? P Porque é que alguns países preferiram não aderir ao Euro? P Porque é que Portugal decidiu aderir à Moeda única? P Imaginemos esta situação: uma portuguesa realizou uma descoberta importante em Medicina. O facto de ela estar ligada à União Europeia, a
outras instituições… de que forma é que é benéfico, vantajoso? P O que é que pode ser feito para melhorar as desigualdades sociais entre os diversos países da União Europeia e aqueles que são internos desses mesmos países? P De que forma é que estar ligado à União Europeia ajuda a aligeirar os efeitos da crise? P Que medidas estão a ser tomada pelos diversos países da União Europeia para combater a crise? P Para quando está prevista a saída da UE da crise?
P De que modo é que esta crise pode conduzir ao aparecimento de regimes ditatoriais.