Usuário Curso Teste Iniciado Enviado Status Resultado da tentativa Tempo decorrido Resultados exibidos
CRISTIANE GALDINO D ASSIS PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL QUESTIONÁRIO UNIDADE III 12/03/19 15:18 12/03/19 15:19 Completada 4 em 4 pontos 1 minuto Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1 0,4 em 0,4 pontos
Apesar de a “morte” ser um fato e um acontecimento imprevisível, o ser humano tenta esquecer, ignorar, ou até mesmo “matar a morte”. Para isso, utiliza os chamados mecanismos de defesa. São eles: Resposta Selecionada:
Respostas:
e.
Negação, deslocamento, racionalização e morte em vida. a.
Negação, luto, repressão e deslocamento. b.
Negação, repressão, intelectualização e deslocamento. c.
Proteção, negação, repressão e intelectualização. d.
Proteção, repressão, intelectualização e deslocamento. e.
Negação, deslocamento, racionalização e morte em vida. Feedback da resposta:
Resposta: “e”. Desde os tempos remotos, o homem se intriga com a morte e busca vencê-la. A partir da consciência de sua mortalidade, de sua finitude, o homem tenta encontrar meios para conseguir a vida eterna, ou melhor, a juventude eterna. A imortalidade, por outro lado, também é alvo de heróis, artistas etc. Outras formas de lidar com a morte podem ser os mecanismos de defesa: negação, deslocamento, racionalização. E há pessoas que já estão mortas estando vivas; é a chamada morte em vida.
Pergunta 2 0,4 em 0,4 pontos
As assertivas abaixo são típicas dos diversos momentos do ciclo vital. Identifique aquela que melhor ilustra o desenvolvimento na meia-idade:
Resposta Selecionada:
a.
Tempo é o agora e a luta pela minha realização não terminou.
Respostas:
a.
Tempo é o agora e a luta pela minha realização não terminou. b.
Para que tanta rigidez e sofrimento? O mais importante da vida é estar vivo. c.
Quem eu sou? d.
Ninguém me entende, ninguém me ama. e.
Eu conheço mais sobre a vida que as pessoas jovens. Elas ainda têm que aprender. Feedback da resposta:
Resposta: “a”. Na meia-idade, o indivíduo depara-se com a finitude da vida; há uma mudança na perspectiva pessoal do tempo. Ele é reestruturado em termos da metade do tempo de vida: “quanto tempo ainda resta pela frente?”; “o que pode ser feito para viver melhor?”. Há o balanço de vida e os redirecionamentos.
Pergunta 3 0,4 em 0,4 pontos Dentre os aspectos fundamentais do amadurecimento adulto, não se pode citar:
Resposta Selecionada: Respostas:
e. Rebelar-se contra a autoridade, contra as estruturas sociais, os costumes tradicionais e os valores.
a. Aceitação de responsabilidades; independência e espontaneidade no pensamento e na ação.
b. Autoconfiança e serenidade.
c. Aceitação das limitações e possibilidades tanto da realidade externa quanto da interna.
d. Visão global objetiva do mundo.
e. Rebelar-se contra a autoridade, contra as estruturas sociais, os costumes tradicionais e os valores.
Feedback da resposta:
Resposta: “e”. A única alternativa incorreta é a “e”, pois trata da adolescência; as demais alternativas referem-se à vida adulta média, o que os autores estudados nesta
disciplina denominam de “aspectos do amadurecimento humano”.
Pergunta 4 0,4 em 0,4 pontos Em relação ao desenvolvimento físico na meia-idade, podemos afirmar que: I. É uma fase que contempla alguns paradoxos. Geralmente, por um lado, poderá haver uma grande satisfação conjugal e profissional; mas, por outro lado, o declínio físico começa a ficar evidente. II. O relógio biológico indica os primeiros sinais de envelhecimento e o relógio social indica a sensação de maior conhecimento e experiência. III. A menopausa aparece como um evento marcante no desenvolvimento físico na meia-idade e ocorre tipicamente entre os 45 e 55 anos. Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
e. I, II e III estão corretas.
Respostas:
a. I e II estão corretas.
b. I e III estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. Apenas a III está correta.
e. I, II e III estão corretas.
Feedback da resposta:
Resposta: “e”. Todas as afirmativas estão corretas: correspondem ao desenvolvimento físico na meia-idade (de 40 a 65 anos), uma fase que contempla alguns paradoxos. Geralmente, por um lado, poderá haver uma grande satisfação conjugal e profissional; mas, por outro lado, o declínio físico começa a ficar evidente. O relógio biológico indica os primeiros sinais de envelhecimento: uso de óculos, cabelos brancos, pele com vincos, dificuldade em subir lances de escada (declínio da capacidade aeróbica), pessoas mais jovens o tratam como “uma pessoa mais velha” (filhos adultos, colegas de trabalho jovens), a percepção da incapacidade dos pais leva a perceber a própria incapacidade futura. O relógio social indica a sensação de maior conhecimento e experiência, maior sensação de controle e escolha, há mais tempo e energia para outros papéis (esposo, esposa, avô, avó), para a aposentadoria. A menopausa aparece como um evento marcante no desenvolvimento físico na meia-idade: ocorre tipicamente entre 45 e 55 anos; a maioria das mulheres sente pouco ou nenhum desconforto na menopausa. Há maior probabilidade dos problemas psicológicos associados à menopausa serem causados principalmente pela visão negativa do envelhecimento por parte da sociedade.
Pergunta 5 0,4 em 0,4 pontos Em relação ao período do envelhecimento no ciclo vital, leia com atenção e assinale a alternativa incorreta:
Resposta
b.
Selecionada:
Pessoas idosas têm pouca coordenação motora, vivem cansadas, rabugentas e são facilmente irritáveis. Isto ocorre porque não têm interesse em relacionamentos sexuais e vivem isoladas dos outros.
Respostas:
a. Não existe um processo único de envelhecimento; as mudanças decorrentes do envelhecimento são altamente individualizadas.
b. Pessoas idosas têm pouca coordenação motora, vivem cansadas, rabugentas e são facilmente irritáveis. Isto ocorre porque não têm interesse em relacionamentos sexuais e vivem isoladas dos outros.
c. O envelhecimento resulta da interação de fatores genéticos, ambientais e do estilo de vida.
d. As deficiências que são associadas à velhice podem ser causadas pelos efeitos de doenças, muito mais do que pelos processos de envelhecimento.
e. A idade cronológica não é uma medida confiável de envelhecimento.
Feedback da resposta:
Resposta: “b”. Apenas a alternativa “b” está incorreta, porque apresenta uma série de estereótipos sobre o envelhecimento, reafirmando o preconceito contra a idade. O idoso é uma pessoa com necessidades, desejos, capacidades, estilo de vida e experiências culturais que constituem seu modo de ser, pensar e sentir. A velhice é parte do ciclo vital e, como tal, pode apresentar desafios e oportunidades. Todas as outras alternativas estão corretas e correspondem às características do envelhecimento: não existe um processo único - as mudanças decorrentes são altamente individualizadas, dependem das condições nas quais o idoso se encontra, uma vez que envelhecer resulta da interação de fatores genéticos, ambientais e do estilo de vida. As deficiências que são associadas à velhice podem ser causadas pelos efeitos de doenças, muito mais do que pelos processos de envelhecimento, e a idade cronológica não é uma medida confiável de envelhecimento, pois o melhor indicador será o contexto psicossocial onde se dará esse processo.
Pergunta 6 0,4 em 0,4 pontos Em relação aos fatores que influenciam negativamente a velhice, podemos mencionar: I. Privação de atividade ocupacional. II. Tempo livre não organizado para o lazer e a recreação. III. Condição econômica precária. IV. Doenças físicas e enfraquecimento corporal. V. Internações geriátricas, levando à exclusão e morte social. Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
c. Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.
Respostas:
a. Estão corretas as assertivas I, III, IV e V.
b. Estão corretas as assertivas II, III, IV e V.
c. Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.
d. Estão corretas as assertivas I, II e IV.
e. Estão corretas as assertivas II, III e V.
Feedback da resposta:
Resposta: “c”. Todas as afirmativas estão corretas. No período da velhice o idoso que é privado de uma atividade ocupacional, não tem seu tempo livre para recreação e lazer, depende financeiramente dos filhos, apresenta doenças físicas ou é afastado da família pode sofrer consequencias negativas em seu envelhecimento como a exclusão emorte social. Como vimos na aula, estes são aspectos que favorecem negativamente o envelhecimento, levando ao adoecimento psíquico efísico do idoso.
Pergunta 7 0,4 em 0,4 pontos Existem várias teorias sobre o processo de envelhecimento, algumas positivas e outras negativas. É importante valorizar que embora o velho sábio não seja ativo, ele irradia sua sabedoria e experiência; seu comportamento manifesta a transparência de sua vida. Ressaltamse sua experiência e sua capacidade de julgamento. Identifique, nas alternativas abaixo, os fatores implicados no processo de envelhecimento: I. O idoso entre os 75 e 80 anos apresenta algumas modificações corporais tais como: seus ligamentos e articulações enrijecem-se, seus ossos ficam frágeis e sua capacidade respiratória diminui. II. O idoso mantém tanto o interesse ou o desejo sexual quanto a atividade sexual, embora com menor intensidade e frequência. III. A disposição interna para captar e reter o conhecimento é fundamental no caso dos idosos que conservam a capacidade de aprender. Muitos perdem essa capacidade porque se fecham à realidade e a novas experiências que podem ser frustrantes. IV. O idoso apresenta uma autoestima elevada por valorizar a sua experiência de vida e raramente, nas conversas com outros idosos, comenta sobre os problemas físicos. Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
c. Estão corretas as assertivas I, II e III.
Respostas:
a. Estão corretas as assertivas I e II.
b. Estão corretas as assertivas III e IV.
c. Estão corretas as assertivas I, II e III.
d. Estão corretas as assertivas I, II, III e IV.
e. Estão corretas as assertivas II, III e IV. Resposta: “c”. Feedback da resposta: As alternativas I, II e III estão corretas; correspondem ao estágio do envelhecimento humano. A única alternativa incorreta é a IV, porque o idoso pode ou não apresentar uma autoestima elevada por valorizar a sua experiência de vida e frequentemente, nas conversas com outros idosos, comenta, sim, sobre os problemas físicos.
Pergunta 8
0,4 em 0,4 pontos Leia a situação abaixo e responda a questão: Paulo Henrique preocupa-se com seus filhos, procura orientá-los sobre como devem proceder nos momentos em que não está por perto, mas sabe que esta tutela acontecerá por pouco tempo, pois estão crescendo e logo, cada um deles tomará seu próprio rumo, e ele não poderá interferir tanto assim em suas escolhas. De acordo com os estudos sobre a vida adulta na meia idade, é nesta fase da maturidade, na qual os adultos precisam estar ativamente envolvidos no ensino e na orientação da próxima geração, que há a necessidade de sentir-se útil, especialmente em relação às pessoas mais jovens. Assinale, abaixo, o conceito que define este momento do desenvolvimento humano:
Resposta Selecionada:
a. Generatividade.
Respostas:
a. Generatividade.
b. Ninho vazio.
c. Estirão do crescimento.
d. Signo do espelho.
e. Rebeldia transgressiva.
Feedback da resposta:
Resposta: “a”. Essa necessidade de “sentir-se útil”, que Erikson denominou de “generatividade”, não se restringe ao fato de se ter filhos para cuidar; pelo contrário, pois não basta ter filhos ou não é preciso tê-los para alcançar essa capacidade. Trata-se de uma preocupação ampla pelos outros, um compromisso para além de si mesmo, com a família, o trabalho, a sociedade e as gerações futuras. Manifesta-se na necessidade de ensinar ou guiar os mais jovens não só para ajudá-los, mas também para formar a própria identidade. A pessoa que orienta sente-se necessária, tem o feedback daquilo que produziu e do que deve cuidar e, assim, pode-se dizer que o conceito de generatividade inclui o de produtividade e o de criatividade. “Ninho vazio” corresponde à saída dos filhos do lar – vida adulta tardia; e as demais alternativas, à fase da adolescência.
Pergunta 9 0,4 em 0,4 pontos
Leia e responda a questão: No final desse período, pode ocorrer uma transformação na dinâmica familiar, que é o momento no qual os filhos saem da casa de seus pais e estes têm que se reorganizar frente à nova realidade. Como é chamado este período? Resposta Selecionada:
b.
Ninho vazio. Respostas:
a.
Generatividade. b.
Ninho vazio. c.
Estirão do crescimento. d.
Signo do espelho. e.
Rebeldia transgressiva. Feedback da resposta:
Resposta: “b”. No final desse período, pode ocorrer uma transformação na dinâmica familiar, conhecida como “ninho vazio”, que é o momento no qual os filhos saem da casa de seus pais e estes têm que se reorganizar frente à nova realidade. Alguns casais vivem essa fase como uma segunda lua de mel, agora livres dos encargos parentais; outros entram em crise pessoal e/ou conjugal, na maioria das vezes porque o casal não se reconhece na conjugalidade; mantinham-se juntos apenas enquanto um casal parental. Quando essa função é esvaziada, não há outro ponto de intersecção.
Pergunta 10 0,4 em 0,4 pontos
Sobre o processo de luto, como podemos ajudar a criança? Assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada:
Respostas:
e.
Os pais não devem esconder os seus sentimentos para não entristecer a criança; isso pode causar mais problemas, pois ela sente que também não deve manifestar seus sentimentos. a.
Explicar que a morte não é definitiva, é algo passageiro, e que não é necessário se preocupar. b.
Mudar totalmente o ambiente onde a criança está para que não tenha lembranças. c.
Evitar responder as perguntas da criança, mudar de assunto, distraí-la com outros assuntos. d.
Dizer que a pessoa foi morar no céu ou que a fada veio buscar será melhor para que possa compreender. e.
Os pais não devem esconder os seus sentimentos para não entristecer a criança; isso pode causar mais problemas, pois ela sente que também não deve manifestar seus sentimentos. Feedback da resposta:
Resposta: “e”. Os pais devem explicar que a morte é definitiva e que a
criança não causou a morte por maus pensamentos ou mau comportamento. Devem fazer o mínimo de mudanças no ambiente e na rotina da criança e responder suas perguntas de maneira simples e honesta, encorajando-a a falar sobre a pessoa que morreu. Informações sonegadas e confusas, como dizer que a pessoa foi morar no céu ou que a fada veio buscar, atrapalham o processo de luto. Os pais não devem esconder os seus sentimentos para não entristecer a criança; isso pode causar mais problemas, pois ela sente que também não deve manifestar seus sentimentos. Terça-feira, 12 de Março de 2019 15h20min02s BRT