Power Point Workshop

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Power Point Workshop as PDF for free.

More details

  • Words: 641
  • Pages: 14
Workshop

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Didáxis: a BE no seu contexto de ensino-aprendizagem

;

Quando se entra numa biblioteca, nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo, fica-se sempre diferente.

Conceitos / Ideias Chave  Valor: a biblioteca apenas tem valor se dela se tira benefício;

se contribui para a aprendizagem, para o desenvolvimento curricular e para o sucesso educativo (outcomes / inputs);

 Auto - avaliação: processo regulador na procura de

melhoria; um meio para atingir um fim; momento privilegiado de reflexão e mudança;

 Modelo: orientação para a elaboração de objectivos e

prioridades.

Objectivos  Promover a integração da BE na escola;  Gerir recursos;  Definir e operacionalizar estratégias de política documental;  Coordenar a equipa;  Favorecer o desenvolvimento das literacias;  Apoiar o desenvolvimento curricular;  Promover o uso da BE;  Representar a BE no Conselho Pedagógico.

Descrição do Modelo Domínios A. Apoio ao desenvolvimento curricular; B. Leitura e literacias; C. Projectos, parcerias e actividades livres e de abertura à comunidade; D. Gestão da biblioteca.

Evidências

Recolha sistemática de dados, ao longo do ano lectivo, abrangendo a diversidade de alunos e os aspectos significativos.

Instrumentos de Recolha  Registos de reuniões, planificações, acções de

formação e documentos produzidos: 1. Plano de acção da BE (4 anos); 2. Plano anual de actividades; 3. Documentos caracterizadores da BE;

4. Regimento da BE; 5. Instrumentos/relatórios avaliação; 6. Política de gestão da colecção; 7. Registo de consultas à comunidade no que toca a aquisições; 8. Recursos on-line: sítio, blogue… 9. Materiais de apoio.

Perfis de Desempenho

Quatro domínios a serem trabalhados um em cada ano (Plano de Acção)são avaliados numa escala de quatro níveis que ajudam a estabelecer objectivos e prioridades.  Nível 4 (Excelente)- A BE é forte neste domínio;  Nível 3 (Bom) - A BE desenvolve um trabalho de qualidade mas

pode melhorar;

 Nível 2 (Satisfatório) – A BE começou a desenvolver trabalho

mas necessita melhorar;

 Nível 1 (Fraco)- Desenvolve pouco ou nenhum trabalho,

necessita intervir com urgência.

Metodologia

1. Preencher documento relativo ao perfil; 2. Seleccionar o domínio a auto-avaliar; 3. Recolher evidências; 4. Identificar o perfil de desempenho; 5. Registar auto-avaliação.

Expectativas Evolução da biblioteca face a um contexto global de mudança  Aluno activo, construtor do próprio conhecimento;  Aprendizagem contínua ao longo da vida;  Desenvolvimento de novas literacias;  Substituição da relação custo/eficiência pelo impacto qualitativo da BE: o valor acrescentado;

Conclusão

 Papel predominante da avaliação: o que fazemos, como fazemos, onde estamos, o que

queremos?

 Como trabalham as BE?  Qual o seu impacto nas escolas e no sucesso dos alunos?  De que modo a BE se integra na escola?  Que condições de organização e equipamento a BE faculta aos utilizadores?  Que tipo de gestão é realizada?  Que qualidade e inovação são promovidas para o necessário envolvimento de todos?

Discussão 1.

Com base nos contributos apresentados e na bibliografia fornecida, faça uma análise crítica ao modelo de auto-avaliação.

2. Comente a afirmação: “ O modelo de avaliação está directamente ligado ao processo de planeamento da BE que deve corresponder a um timing, objectivos, propriedades e estratégias definidas pela escola.” 3. Tendo em conta os contextos interno e externo da BE, preencha a grelha fornecida em anexo.

-Poderias dizer-me, por favor, que caminho hei-de tomar para sair daqui? -Isso depende do sítio onde queres chegar! - disse o Gato. -Não interessa muito para onde vou…retorquiu Alice. - Nesse caso, pouco importa o caminho que tomes - interpôs o Gato. Alice no País das Maravilhas

Bibliografia  Texto da sessão  Modelo de auto-avaliação  Eisenberg, Michael e Miller, Danielle (2002)

“This Man Wants to Change Your Job”,School Library Journal  Todd, Ross (2002) “School Librarian as Teachers”  IFLA/Unesco School Library Manifest (IFLA.2000)

Related Documents

Power Point Workshop
June 2020 0
Workshop Power Point
June 2020 2
Power Point
November 2019 8
Power Point
November 2019 7
Power Point
October 2019 19
Power Point
November 2019 12