As invenções
Porque é que o Homem inventa? O Homem inventa por todos os tipos de motivos. Há quem invente para satisfazer necessidades humanas básicas, enquanto outros inventam para satisfazer os seus próprios desejos de criatividade. Muitas invenções derivam de motivos sociais ou económicos, ou seja, pelo desejo de tornar a vida mais fácil e mais confortável – ou simplesmente pelo desejo de ganhar dinheiro.
Satisfazer necessidades económicas A obtenção de dinheiro pode ser um poderoso incentivo à invenção, permitindo aos indivíduos, às empresas ou até mesmo aos países estarem um passo à frente da concorrência. Por exemplo, durante os primeiros anos da indústria têxtil, uma sucessão de inventos manteve esta indústria em movimento.
O Separador de algodão
No final do séc. XVIII, a procura de algodão em bruto crescia nos EUA. Em 1792, Eli Whitney inventou uma máquina que separava o algodão das respectivas sementes a alta velocidade. Como resultado, a produção de algodão aumentou drasticamente.
Rui Lourenço Mini-enciclopédias – Invenções
http://www.acceleratinginnovation.org/whitney.asp
Texto Editora ISBN972-47-0947-7
As invenções
Porque é que o Homem inventa? Satisfazer necessidades sociais Durante milhares de anos, as invenções foram inspiradas pelas necessidades básicas de conforto, segurança, higiene e saúde. Mais recentemente, os aparelhos que tornam a vida mais fácil ou mais luxuosa têm vindo a tornar-se cada vez mais populares. Independentemente da razão que levou à sua criação, muitas invenções tiveram grande impacto no modo como vivemos e o nosso mundo seria muito diferente sem elas.
Poupar tempo e trabalho
A vontade de poupar tempo e trabalho em casa inspirou a invenção do aspirador, da máquina de lavar roupa e muitos outros aparelhos. Este aspirador foi construído pela empresa Hoover em 1908.
http://www.vacuums365.com/2008/01/hoover-vacuums-to-turn100-years-old.html
Rui Lourenço Mini-enciclopédias – Invenções
Texto Editora ISBN972-47-0947-7