[Subcapitulo]
Ponto das Leis Fundamentais.
Confederação Universal da Ordem dos Cainitas – A Caimária CUOCC 1 – Vestimentas Sagradas: Eu vos escrevo meus queridos Irmãos, buscadores da Verdade; guiado pelo espírito que está em mim e pela primazia dos M.:.A.:., os pontos de doutrinas que unificam nossa fé e nos conduz ao Caminho da Luz Sem Limites. Dantes do inicio desse Sublime Ponto admoesto-vos Senhores Cavaleiros, Irmãos, Ilustres Ministros e Principes; lembrai-vos dos Votos de sua Obediência. Agora sabeis verdadeiramente que nossa Lei é o Silêncio. Não queremos esconder do mundo os Segredos que deveriam se esplanados a todos, mas é melhor que nossos lábios falem aos ouvidos dos que estão preparados, dos que alcançaram o Grau necessário ou então, devemos indicar o caminho para aquele que busca a verdade e, deixá-lo ali, para que procure por si próprio. Se não vos entregar ao vicio ou a impureza, não poderão alcançar certos pontos concebidos pelo minimizar do IXº Segredo que está no 3+3+3 gerado pelas vertices do triângulo que está no norte e o que está no sul. Peço-vos, em nome da Grande Obra que é a luz da Fraternidade cainita; não deixeis cair em tentação e não se entreguem as forças promiscuas e luxurientas dos homens ordinários, nem tão pouco a embriaguês e ao uso de enotorpecentes, em hipotese alguma. A destruição do teu corpo é a destruição dos Pilares do Templo. Estudem, busquem, investiguem; somente assim encontraram a revelação de todos os Grandes Segredos, nada de ti se esconderá, pois a chave para se abrir as portas está com a sabedoria e o conhecimento.
Grão-Mestre.1º.:. Aos Veritas da PIRO; até aos que estão no 41º G.:. Em especial aos Irmãos M.M. [39º] e M.D. [40º].:.
= Ilustres Irmãos, primeiro aprenda isto a respeito da Natureza: A base da vida mineral é a Rocha, e é escura; A base da vida vegetal é a Clorofila, e é verde; A base da vida animal é Sangue, e é vermelho; E a base da Vida Divina é Luz, cujos reflexos mais fracos estão além do Violeta. Assim, as Vestimentas consagradas para o uso nas Reuniões das Casas ramificadas pela Caimária, dos Irmãos Selados que estão no 85º G.:., são as vestes escuras. Está será também usada até o 63º Degrau onde está o 6ºT. Os Irmãos Gnósticos que seguem a partir do Ominnem que está no 62º G.:., até os Irmãos CEGRAL do 42º G.:.; utilizaram das vestes verdes nos conclaves liturgicos, nos ritos e nas reuniões entre familia. Os Sublimes Irmãos Veritas, os Grandes Ministros e os Cavaleiros que estão entre o 41ºG.:. ao 17º G.:. onde está o S.T.; utilizaram das sacras vestes vermelha dos Comensais; O pináculo, onde está os Grandes Irmãos, os Mestres da Ordem, depois do Irmão Grão-Duque do 16º G.:. até o Califa do 6º G.:., usaram vestes com faixas violetas e os Sublimes Irmãos Mascarados, o Quartenário do Poder usaram as Vestes da Luz, as Sagradas Vestimentas Violeta, simbolo dos Sacerdotes da Lus Sem Limites. As Vestes e os objetos são Sagrados e, simbolizam nosso Eu místico, quando estivermos reunidos para honrar a Sabedoria, para invocar o Conhecimento ou para Progredir em nossos trabalhos. Meus Irmãos, não ousem estar participando dum Rito sem tuas vestes, pois é como estar despido na presença de um Juiz. A Vestimenta inclui a túnica, o manto externo, o Avental, a salva e o anel; estas podem variar de acordo com o Rito ou com o Irmão que as utilizam. A túnica é a peça principal. Em geral, preta para os iniciados, Verde para os adeptos, Vermelha para os Comensais; dourada e Violeta para os Mestres e Violeta e dourada para os Senhores Mestres do quarteto Mascarado. Um adepto é capaz de fazer seus próprios contatos enquanto um iniciado depende dele para estabelecer tais contatos. É uma peça simples, comprida até os tornozelos, com mangas compridas e largas. Deve cobrir do pescoço aos pés, e trazer as insígnias da Caimária. O Avental (representado pela figura a esquerda) é o mesmo para todos os Graus Simbólicos e Filosóficos da PIRO. Porém, só usaram este ícone especial, os Cainitas Selados; os Irmãos CALADOS que tem sobre si, a marca. O Avental diversifica apenas suas cores representadas por cada Grau do vosso Irmão. Por exemplo, os aventais dos iniciantes, conservam as figuras nele composta, mas onde se pode ver (ao lado) as cores Violetas; torna-se de imediato, em cores escuras; para os adeptos as cores são verdes e assim, sucessivamente, conforme já foi
especificado acima. Todos vós deveis obedecer a esta regra, para que se conserve a harmonia dos Ritos e da hierarquia filosófica. As cores, não se tratam de superioridade e sim, de uma maneira fácil de interpretar cada Grau de cada Ilustre Irmão que se confraternizou com a Ordem dos Cainitas. O Manto se trata de um ícone para os sacerdotes do Grande Templo Em geral tem símbolos bordados nas costas. Normalmente tem uma gola alta ou capuz, para ser usado durante a meditação. Alguns devem cobrir até mesmo sua face, para se ocultar. O manto é fechado apenas nas costas, sua frente deve ser aberta para que se possa visualizar o avental, cujo este, nunca deve ser ocultado. A salva é apenas uma espécie de insígnia presa numa fita ao redor do pescoço e suspensa a altura do coração. As Salvas devem representar o trabalho que o Irmão exerce na Ordem ou no Grande Templo, naquele momento. O anel é o único objeto que deve ser usado, dentro e fora das Reuniões, dos conclaves e das Oficinas Litúrgicas. O anel, cujo este, trás o símbolo da fraternidade, representado pela Letra Inicial do 1º Grão Mestre, fundador da Caimária, que está na Primeira Casa Oficial Ramificada junto da descrição CUOCC (XYOXX) na pequena faixa escura no rodapé. (veja ao lado)