Política - João Ubaldo Ribeiro.docx

  • Uploaded by: Bruno Barros
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Política - João Ubaldo Ribeiro.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 231
  • Pages: 1
Entendimento do livro “Política – João Ubaldo Ribeiro” “A origem do poder sob a perspectiva de João Ubaldo” CAPÍTULO 3 “ESTADO”.

Não há, na perspectiva de João Ubaldo Ribeiro, uma sociedade que não esteja politicamente organizada e estruturada para decidir as questões pertinentes ao convívio interpessoal. Para melhor entender isso, João Ubaldo cria uma “historinha imaginária” com qual se pode comprovar a existência do poder de mando em toda e qualquer sociedade. Tudo começa em uma sociedade simples e primitiva, na qual as formas de organização ainda são rudes e poucas inovações há. A forma de organização do poder pauta-se entre o mais forte e o mais fraco. O mais forte possui prerrogativas inerentes à tribo, assim, possui domínio sobre a fêmea e, sem sombra de dúvidas, sobre todos do clã. Ubaldo coloca que, surge, posteriormente, um conjunto de invenções tecnológicas criadas para melhor conseguir as finalidades da sociedade, criando, assim, as disparidades de funções e serviços. O ilustre autor cita que, por conta das diferentes classes de funções que vão surgindo1 aparece as divergências de interesses. Dessa divergência, surge o governante e o governado, essa relação é institucionalizada e, dessa forma, cria-se o Estado, da relação entre dominador e dominado.

1

Surge as sociedades dos pastoreios, dos agricultores e etc. É consequência eminente de um conjunto de tecnologias que fundaram as classes. A invenção do pastoreio, a invenção da agricultura.

Related Documents


More Documents from ""

April 2020 2
July 2020 15
May 2020 17