Resumo crítico Palestra: Plano Energético do Rio Grande do Sul A palestra ministrada pelo engenheiro elétrico José Francisco Pereira Braga, abordou como assunto o Plano Energético do Rio Grande do Sul. Que basicamente trata-se de um estudo com objetivo de realizar um planejamento com o objetivo de que o sistema de energia elétrica (de geração e distribuição) do estado esteja preparado e consiga atender as demandas de energia elétrica no ano de 2025. Eliminando assim um provável gargalo que poderá afetar as indústrias gaúchas bem como a população em geral. Primeiramente a palestra iniciou com uma breve explicação da condição atual da matriz energética do Rio Grande do Sul, que é integrada ao sistema nacional de energia elétrica de responsabilidade da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e algumas das particularidades envolvendo o regime de concessões para as empresas geradoras de energia elétrica e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) que é gerida pelo governo estadual do Rio Grande do Sul. Posteriormente foram explanados os dados referentes ao consumo de energia elétrica no estado e como se dá a sua distribuição pelas empresas concessionarias (AES Sul, RGE e CEEE-D) no que diz respeito às suas regiões de atuação. Em meio a isso o palestrante já ressaltou alguns gargalos que dificultam ou poderão dificultar tanto o crescimento econômico do estado quanto o bem-estar da população. Sendo que as futuras obras de expansão e melhorias na rede de distribuição serão baseadas na análise realizada pelo plano energético. Na sequência da palestra, o enfoque foi a geração de energia elétrica no RS. Foram elucidadas as principais fontes de energia disponíveis no nosso estado, bem como as suas condições atuais de operação e potencialidades para possíveis expansões.
Energia Hidrelétrica;
Energia Eólica;
Energia Solar;
Energia de Biomassa;
Energia termelétrica (Carvão Mineral);
Gás de Xisto;
Gás Natural (recebido da Bolívia). Contudo a exposição deste assunto foi bastante interessante uma vez que
a oferta de energia elétrica é uma questão de suma importância para a indústria. Uma vez que a sua indisponibilidade ou seu custo podem inviabilizar a operação das empresas. E o nosso papel como engenheiros não é só de acompanhar o desenvolvimento
destes empreendimentos (que
empregam
técnicos e
engenheiros) na busca de possíveis oportunidades profissionais, mas também de trabalhar constantemente baseado nessas informações de maneira a buscar de maneira orientada uma maior eficiência na utilização da energia elétrica pelos processos industriais.