O termo desenvolvimento quer dizer evolução, progresso, mudança, desenvolvimento. É um processo que inicia na concepção e só termina com a morte. O desenvolvimento tem várias partes, que são: a parte biológica, emocional, intelectual ou social. O desenvolvimento biológico não é independente do social e este não estão separado do intelectual. Em suma, todos estão relacionados. O ser humano é uma unidade e nada acontece isoladamente. O desenvolvimento depende de dois fatores: a maturação e o ambiente. A Maturação é o processo biológico. É o crescimento das células, tecidos, músculos e órgãos. Com isso a criança não poderá caminhar antes das estruturas musculares permitirem tal atividade. O Ambiente são as experiências vividas pela criança e oriundas do meio onde vive:a educação, a influência dos pais, a alimentação,a desnutrição e as doenças podem afetar o crescimento do esqueleto e dos músculos. O desenvolvimento é individual mas para estudo tem uma média geral, e esta divide-se em: - Desenvolvimento pré-natal e o nascimento; - Desenvolvimento físico; - Desenvolvimento emocional e social; - Desenvolvimento intelectual. Cada um com suas fases. Porém todos interligados, pois um problema de desenvolvimento físico vai certamente influenciar no desenvolvimento social, intelectual ou emocional, pois vimos que estão todos interligados e na dependência um do outro.
Todos nós já ouvimos alguém dizer que certa pessoa tem uma personalidade forte. Podemos dizer que personalidade é a impressão que cada pessoa causa a outra quando se conhecem. De acordo estudos para poder entender melhor sobre personalidade, os psicólogos conceituaram alguns princípios que são: a) Princípio da globalidade: Os vários traços e características, os vários sistemas, cognitivo, afetivo e de comportamento são integrados e fundidos. Elementos inatos, adquiridos, orgânicos e sociais estão incluídos no conceito de personalidade. Personalidade é tudo o que somos. b) Princípio social: É impossível pensar em personalidade sem dimensões sociais. As características de personalidade se desenvolvem e se manifestam em situações sociais. A personalidade consiste nos hábitos e características adquiridos em resultado das interações sociais, que promovem o ajustamento do indivíduo ao meio social. c) Princípio da dinamicidade: Personalidade é um conceito esssencialmente dinâmico.Os vásrios elementos interagem, combinando-se e produzindo efeitos novos e originais. Entende-se, pois, que a personalidade é o que organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do indivíduo, de tal maneira que há um grau de coerência no comportamento. Apesar da coerência e
estabilidade, a personalidade é sempre capaz de receber novas influências, adaptar-se a novas circunstâncias. d) Princípio da individualidade: A personalidade é sempre uma realidade individual, que marca e distingue um ser do outro. Há sempre uma dimensão peculiar e única da personalidade. Cada um de nós é único no mundo. A personalidade, então, é o conjunto de todos os aspectos próprios do individuo pelos quais ele se distingue dos outros. Então podemos dizer que a formação da personalidade de uma pessoa tem influências tanto hereditária como pelo ambiente em que convive. A hereditariedade a transmissão de caracteres dos pais aos seus descendentes através dos genes, já o ambiente são as influências que esta pessoa tem em função do tipo de aprendizado do meio em que vive. Através da personalidade de uma pessoa e seu desenvolvimento humano em todas suas etapas, ela terá um grau de conhecimento que diferencia uma das outras, mesmo que tenham nascidas gêmeas e terem tido a mesma educação.