Tecnologia é uma ferramenta que estende nossas habilidades, mudando nossos costumes ao longo do tempo.
A Revolução Industrial foi resultado da tecnologia, utilizando a força vapor na produção, que logo substitui o esforço humano.
motriz do
Com a invenção da máquina de escrever e telefone permitiu a expansão e descentralização das organizações. O navio, automóvel e avião proporcionaram aceleração do comércio mundial, impulsionando o aparecimento da globalização.
Porém a invenção do computador no século XX, permitiu às organizações a possibilidade de lidar com grandes números e diferentes negócios simultaneamente com baixos custos, maior rapidez e confiabilidade.
No ambiente organizacional contemporâneo os computadores são máquinas rápidas, precisas e de fácil acesso. Facilitando a comunicação e controle.
Redução de papéis, agilidade na busca de informações.
Informações armazenadas em servidores, agilizando a comunicação.
Com a Internet as organizações se concentraram no modelo digital de fazer negócios: compram, vendem, pagam, informam-se e comunicamse dentro desse novo ambiente com rapidez e eficiência, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.
Atualmente grande parte das pesquisas tecnológicas procuram aperfeiçoar mobilidade no acesso das informações. Isto é vários aparelhos estão sendo desenvolvidos para facilitar a comunicação, ganhar tempo e reduzir custos operacionais.
Segundo matéria da VOCÊ S/A, de agosto/2008: “Em 2011, um em cada sete habitantes do planeta deve trabalhar em esquema “home office”, diz Cleber Morais, diretor-geral da Avaya Brasil, que fornece produtos para rede de comunicação. Além da qualidade de vida e da flexibilidade do horário de trabalho, a tendência ganhou incentivo extra: a consciência ambiental. Ao cumprir o expediente em casa, as pessoas usam menos o carro.”
TECNOLOGIA A FAVOR, o avanço da tecnologia tem dois lados e o mais sombrio é justamente aquele que tem a ver com esse mar de informações. Para melhorar a situação em que seus funcionários se colocaram por causa do excesso de e-mails, mensagens instantâneas e afins. As empresas estão criando maneiras de desafogar as pessoas e aumentar a produtividade, muitas vezes geradas pelas interrupções desnecessárias da comunicação online, como messenger ou e-mail.
Preocupada com o tempo que seus funcionários despendiam em reuniões em diversos países, a sede da Unilever, em São Paulo, investiu no TelePresence, a mais nova tecnologia de videoconferência. Com ela é possível realizar conferências em tempo real, como se os participantes da reunião estivessem fisicamente na mesma sala. Com o objetivo é diminuir o tempo de deslocamento das pessoas. Antes uma reunião em Londres, ocupava cinco dias, hoje toma algumas horas.” Picture 1030
Eduardo Ubirajara Pereira Dantas // 081A043 Robinson Luís Genuel // 081A021