Problema e Problemática Construção do Conhecimento Profa. Thais Castro
O Problema de Pesquisa Dentre os vários tipos de pesquisa já estudados, percebemos que tudo é gerado por um problema.
Mas o que é um problema de pesquisa?
É realmente um “problema”; Algo que inquieta a mente de alguém; Ninguém perderia tempo em tentar desvendar porque os animais possuem sexos diferentes; A busca por um maior entendimento de questões postas pelo real mobiliza a mente humana.
Escalas e Motivações para um Problema Os problemas se apresentam em diferentes níveis. Tem o problema do especialista, do professorpesquisador, do estudante de pósgraduação...
A pesquisa fundamental e a pesquisa aplicada são motivações diferentes para pesquisadores.
Existem aqueles que desejam resolver problemas ligados ao seu cotidiano profissional.
Como encontrar o “verdadeiro” problema? Um problema de pesquisa é um problema que se pode “resolver” com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles factíveis de serem produzidos.
Um pesquisador vê um problema com a taxa de divórcios. Imagine três abordagens diferentes...
O casamento sendo a principal causa do divórcio, dever-se-ia interditá-lo; O casamento é uma instituição divina cujos laços não deveriam jamais ser rompidos; O aumento da indiferença amorosa entre cônjuges é o que causa o divórcio.
O que é um “verdadeiro” problema? É um problema cuja compreensão fornece novos conhecimentos para o tratamento de questões a ele relacionadas. Por exemplo, poder-se-ia ter curiosidade em saber o que teria acontecido se o Brasil tivesse sido colonizado pelos holandeses. Isto serviria para aguçar nossa capacidade de imaginação, mas pouco serviria para aumentar os conhecimentos úteis à compreensão do problema.
As interrogações iniciais As primeiras percepções a respeito de uma situação que causa problema, e que mereceria ser questionada, examinada mais de perto. Conhecimentos
Valores
Conhecimentos Fatos Brutos
Fatos Construídos
Não são, ainda, objetos de reflexão. Ex.: As taxas de desemprego no Brasil, nos últimos sete anos, situam-se entre 5% e 10%.
São generalizações, resultados do relacionamento de diversos fatos brutos.
Isso não explica o fenômeno do desemprego!
Conceitos e teorias são úteis à pesquisa...
Sem conhecimento dos fatos
Generalizações e Conceitos Generalizações são conhecimentos construídos para explicar conjuntos de fatos brutos. Conceitos são representações mentais de um conjunto de realidades em função de suas características comuns essenciais. Ex.: mesa O CONCEITO é uma categoria que estabelece um caso geral a partir de um conjunto de casos particulares aparentados por suas características essenciais.
Conceitos e pesquisa: uma ilustração Einstein ilustrou o papel dos conceitos... O pesquisador é, às vezes, como um homem que desejaria conhecer o mecanismo de um relógio que não pode abrir. Apenas a partir dos elementos que vê ou escuta (as agulhas giram, o tic-tac) pode procurar uma explicação elucidando, e do modo mais simples, numerosos fatos, inclusive, até, invisíveis. São os conceitos de movimento, de roda, de engrenagem que permitem compreender, sem o ver, o mecanismo do relógio.
As Teorias
As teorias são generalizações.
O valor de uma teoria é, primeiramente, explicativo: é uma generalização de explicações concordantes tiradas dos fatos que foram estudados para sua construção.
Valores conceitos generalizações teoria
Generalizações, conceitos, teoria
Valores são representações mentais, representações do que é bom, desejável, ideal, de como as coisas deveriam ser ou procurar ser;são preferências, inclinações, disposições para um estado considerado desejável.
A problemática As capacidades intuitivas ganham importância. A percepção inicial de um problema é, muitas vezes, pouco racional. No entanto, percebendo o problema, já temos uma idéia do modo como poderíamos resolvê-lo: já temos uma ou mais hipóteses. Objetivar a problemática é a primeira preocupação do pesquisador é passar da percepção intuitiva do problema a ser resolvido para seu domínio metódico, racional. Problemática é o quadro no qual se situa a percepção de um problema
Exercício Escolha (em grupos de até 4 pessoas) um problema de pesquisa, através da técnica de brainstorming. Nesta técnica, cada componente no grupo dá uma idéia e alguém fica responsável por anotar todas as sugestões, para então serem analisadas por todos os membros do grupo.