Outubro 2009 - 1ª Edição

  • Uploaded by: Biblioteca AE Francisco Cabrita
  • 0
  • 0
  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Outubro 2009 - 1ª Edição as PDF for free.

More details

  • Words: 982
  • Pages: 2
E S C O L A E .B . 2 ,3 D R . F R A N C I S C O C A B R I TA

E di ç ão 1 O utub r o d e 2 00 8

NOTÍCIAS DA BIBLIOTECA ANO LECTIVO 2008/09

BIBLIOTECA DÁ AS BOAS-VINDAS AOS ALUNOS DO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE Visita do 5.º Ano - turma A

Como já tem sido habitual, em anos lectivos anteriores, a Equipa da Biblioteca recebeu todas as turma do 5.º ano de escolaridade, para dar as boasvindas e desejar aos novos alunos, que ingressam no 2.º ciclo, um grande sucesso no novo ano lectivo. O mesmo desejo estende-se, obviamente, a todos os alunos das escolas que integram o nosso agrupamento, já que foi sugerido aos funcionários das bibliotecas das outras escolas, realizarem Visitas Guiadas aos novos alunos desses estabelecimentos de ensino. Nesta recepção aos alunos do 5.º ano, foi apresentado o projecto das nossas bibliotecas e o papel das mesmas como espaço de recursos múltiplos para a realização de trabalhos ou para ocupação de tempos livres. Como foi referido, as Bibliotecas são lugares agradáveis, onde os alunos podem escolher o que pretendem fazer:

20

DE

- Ler ou consultar uma grande variedade de livros, revistas e jornais. - Utilizar os computadores para fazerem os seus trabalhos ou se divertires com jogos interactivos. - Ter acesso à Internet para navegarem e descobrirem um mundo de informação. - Ver alguns dos filmes e documentários preferidos, em Vídeo ou DVD. - Ouvir música, enquanto trabalham ou estudam. - Realizar trabalhos individuais ou em grupo. Além de tudo isto, as Bibliotecas organizam um conjunto de actividades e iniciativas, entre elas, Feira do Livro, Poesia na Escola, Clube de Leitura, Livro do Mês, Livro Mistério, Concursos com atribuição de prémios e... muitas outras, para as quais os alunos vão ser convidados a participar. Para isso, inscrevam-se como leitores das bibliotecas da vossa escola. Estamos à

NOVIDADES BIBLIOGRÁFICAS No âmbito das novidades bibliográficas, recentemente catalogadas, apresentamos os seguintes títulos:

Ciências: Enciclopédia dos Minerais

Geografia e Ciências Naturais: O Clima

Ciências Físicoquímicas: Explora a Ciência

OUTUBRO

DIA INTERNACIONAL

DA

BIBLIOTECA ESCOLAR Ciências:

No próximo dia 20 de Outubro comemora-se o Dia Internacional da Biblioteca Escolar. O objectivo desta celebração é assinalar o papel relevante que as bibliotecas escolares desempenham na formação dos seus utilizadores/alunos, como centros de cultura e saber. Este mês é, simultaneamente, o Mês do Livro. Durante o mês de Outubro, está patente uma Exposição de Livros do P.N.L. (Plano Nacional de Leitura) e no dia 27 do mesmo mês, pelas 10h10m, terá lugar na nossa biblioteca uma Sessão de Leitura de Contos e Poemas com a presença de alunos do 5.º ano de escolaridade, respectivos professores de Língua Portuguesa e alguns pais e Encarregados de Educação. Esta actividade pretende promover o gosto pelo livro e pela leitura.

Explora o Universo

H.G.P. e História: Reis de Portugal

P á gi n a 2

EXPOSIÇÃO

DE

CELINA ALBERTO

PINTURA

“A minha Rota da Seda” de 10 a 17 de Novembro

- professora -

Celina Alberto nasceu em Moçambique em 1955 e exerce a sua actividade profissional ligada ao ensino do Inglês e do Alemão, na Escola Secundária de Albufeira. Reside actualmente em Tunes. É autodidacta na actividade artística e afirma ter iniciado a sua “Rota da Seda”, em 1995. Tem participado em algumas exposições individuais e colectivas. Inicialmente pintou a óleo, mas o seu gosto preferencial pela pintura em seda surge, quando descobriu este material, no contexto de um atelier, para o efeito. Deslocoucou-se, então, ao Extremo Oriente (China, Malásia, Indonésia, Índia) e aí familiarizoufamiliarizou-se com a textura e a qualidade desse material nas suas mais variadas diferenças técnicas, usadas pelas populações autóctones. Em França, em contacto com as indústria s das sedas, em Lion, ligadas à alta costura, aprecia a particularidade deste material e os efeitos criativos da pintura indust rial. rial. Os seus conhecimentos relativamente à seda são reforçados com abundante literatura que vai adquirindo, por interesse e custo próprios. A seda é o cadinho donde brota a originalidade do seu trabalho, já que entre a artista e o material se estabelece um diálogo, um percurso a construir, pois a seda e as suas peculiares características não a deixam fazer o que pretende. A especificidade do material, em molhado, e a fluidez das tintas vão criando estruturas pictóricas, como um exercício de controle, pois as ideias são levadas pela cadência da permeabilidade da seda, que se impõe como um desafio e uma barreira a enfrentar, mas que lhe dão identidade. As suas cores são intensas e expressivas, traduzindo sentimentos e emoções fortes. O acto pictórico reduzreduz-se, então, a uma sistemática aprendizagem e exercício em construção.

SUGESTÃO

DE

LEITURA



Alice Vieira nasceu em Lisboa. É licenciada em Germânicas e a partir de 1969 dedica-se profissionalmente ao jornalismo. Em 1989 decide dedicar-se por inteiro à escrita. Neste contexto, a sua ficção prima pela literatura infanto-juvenil, onde inúmeros contos e pequenas histórias são testemunho do seu variado e riquíssimo imaginário, com personagens reais e, por vezes, fantásticas, até. «Quero-vos como a comida quer ao sal», assim definiu a princesa o seu amor pelo pai, numa velha história da tradição popular. É essa história que aqui se conta, adaptada ao teatro. Uma história onde se fala de amor, de ingratidão, de sonhos, de remorsos, de longas viagens de aprendizagem, e de como se faz e desfaz um rei - ou seja, do que acontece a um rei quando a coroa lhe cai da cabeça.

”Leandro, rei da Helíria” - Alice Vieira - Caminho 

Canto das Personalidades em Foco

BIBLIOTECA Escola E.B. 2,3 Dr. Francisco Cabrita

Biografia de El-Rei D. João V, de Portugal «O Magnânimo» (Exposição a ver afixada num placar, na Biblioteca da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita)

Sítio da Correeira — Montechoro 8200-112 Albufeira Telefone e fax: 289 586663

E-mail: [email protected]

Related Documents

Outubro 2009
July 2020 13
Outubro
April 2020 27
Revista-outubro 2009
June 2020 11
Alaum-outubro 2009
June 2020 14
Bi - Outubro/2009
June 2020 11

More Documents from ""

July 2020 13
Maio 2009
July 2020 21
Dezembro 2009
July 2020 19
Outubro 2009
July 2020 13
July 2020 11
July 2020 14