Política E Estratégia Nacionais, Adesg

  • Uploaded by: Vanessa Marsden
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Política E Estratégia Nacionais, Adesg as PDF for free.

More details

  • Words: 637
  • Pages: 3
Política e Estratégia Nacionais

Estagiária: Vanessa Fabiane Machado Gomes

Política Nacional é o conjunto dos Objetivos Nacionais (vitais e de governo), bem como a orientação para emprego do Poder Nacional, atuando de conformidade com a vontade nacional no sentido de conquista-los e mantê-los. Entre seus muitos desdobramentos, tem-se que Política de Defesa Nacional é a arte de orientar o fortalecimento e a aplicação do Poder Nacional, para a conquista e a manutenção dos objetivos nacionais vitais. Já por Política de Desenvolvimento Nacional entende-se o conjunto de objetivos e decisões governamentais que tem como propósito atender aos anseios de evolução, orientar e conduzir o processo global que visa à consecução do Bem Comum. Temos que definir também Política de Governo: conjunto dos objetivos de governo, bem como das orientações e referências para o emprego do Poder Nacional num determinado período de tempo. Estratégia é a arte de preparar e aplicar o poder para conquistar e preservar objetivos superando obstáculos de toda ordem. Estratégia Nacional é a arte de preparar e aplicar o Poder Nacional para, superando os óbices, alcançar e preservar os Objetivos Nacionais, de acordo com a orientação estabelecida pela Política Nacional.

O primeiro livro de Estratégia que se tem notícia é de autoria do general chinês Sun Tzu, escrito por volta do ano 500 antes de Cristo.

Muitos destes conceitos foram

apropriados pela sociedade civil e aplicados em suas múltiplas atividades públicas e empresariais. Os princípios e a praxis da Estratégia nasceram da necessidade dos primeiros generais da Antigüidade: antes de lutarem com o inimigo em obrigados a fazer uma avaliação da força do inimigo, e de sua própria força. Segundo os modernos pensadores políticos, na prática, três valores são inseparáveis – Política, Poder e Estratégia. Constituem um triângulo indissolúvel de causa e efeitos recíprocos. Realmente não se pode ter uma Política (conquistar um objetivo), sem se ter Poder para investir (poder material, psicológico ou ambos) e sem se ter uma Estratégia que orienta a aplicação inteligente do Poder para a conquista do objetivo da Política. A estratégia é uma decorrência da Política. Qual, então, o Objetivo Fundamental da Política Brasileira? Na opinião da ESG é VITALIZAR O POTENCIAL HUMANO E GEOGRÁFICO DO PAÍS A FIM DE CONTRUIR UMA DAS NAÇÕES MAIS PRÓSPERAS E RESPEITADAS DO MUNDO. Qual a Estratégia, para alcançarmos o Objetivo Político Fundamental acima exposto? A posição geográfica do Brasil já traçou as linhas mestras desta Estratégia. Se quisermos ser politicamente grandes, indica-nos a necessidade de explorar e de defender todas as perspectivas favoráveis que nos oferecem a testada marítima e de explorar e defenderas potencialidades da imensa massa continental. Para alcançarmos, em termos expressivos, estas duas metas estratégicas básicas – a exploração intensiva de nosso potencial marítimo e de nosso potencial

continental – é imprescindível termos como prioridade Política, um eficiente Plano de Desenvolvimento Econômico e Social. Somente o Desenvolvimento Econômico e Social nos levará ao encontro do Objetivo PolíticoFundamental. Os estadistas do passado, visando orientar a nossa Política para este Objetivo, traçaram como Prioridades Estratégicas: Integração do Território; Interiorização dos transportes e das comunicações; Povoamento do interior; Ampliação e fortalecimento de uma posição marítima no Atlântico Sul; Suporte à criação de ma indústria aeronáutica nacional e à expansão do transporte aéreo; Atendimento das necessidades de Educação, Saúde, Saneamento e Habitação; Relações Internacionais abertas, com prioridade para o Ocidente cristão democrático, em especial para o pan-americanismo e sem restrições políticas na esfera comercial; Defesa das fronteiras marítima, terrestre e aérea e garantia da segurança externa, interna e da ordem pública. Estas Prioridades Estratégicas são metas a longo prazo, a serem realizadas por etapas.

Bibliografia ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. O pensamento estratégico da Escola Superior de Guerra. Rio de Janeiro: Luzes, 2004. ALMEIDA, P. R. Revista Espaço Acadêmico, ano1 n. 5 outubro 2001. LUNDGREN, R. Estatura político-estratégica. Política, ano II n.18, dezembro, 2002.

Related Documents


More Documents from "Fafnir Kesk"

June 2020 3
June 2020 4
June 2020 2
Osegredodosucesso
June 2020 5