Convergência A Partir Do Darwinismo, Junto Está Nietzsche.docx

  • Uploaded by: jeferson
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Convergência A Partir Do Darwinismo, Junto Está Nietzsche.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 468
  • Pages: 1
ALGUMAS QUESTÕES PARA OS SENTIDOS E CONSEQÜÊNCIAS DO DARWINISMO NAS OBRAS DE NIETZSCHE: SELEÇÃO NATUAL E PODER COMO FUNDAMENTOS À VIDA?

Questiona-se aqui, se há uma mesma conclusão em Darwin e Nietzsche, sobre as consequências do darwinismo, a partir de aspectos como: a vida é resultado de uma luta, que para o primeiro pode ser estabelecida como eixo central da seleção natural, que promove a evolução das espécies a partir das necessidades de sobrevivência e descendência da espécie, associadas em parte menor a elementos externos como o ambiente e a fatores culturais como formação de grupos. Para Nietzsche a luta é em si mesma a condição de vida, negá-la e morrer. Não são fatores que se associam que dão sentido à luta, ela é o elemento que proporciona a vida. Quer-se aqui apontar os sentidos que o Darwinismo tem nas obras de Nietzsche. Considera-se que boa parte das referências de Nietzsche se encontram espalhadas, mas, mais da metade concentra-se no terceiro período, em que o filósofo faz uma reflexão mais madura. Há aforismas que aparecem mais fortemente às ideias aqui discutidas, como em “Anti-Darwin” e “Contra o darwinismo”. Basicamente as questões apontadas por Nietzsche são: a luta pela sobrevivência, a seleção natural e o desenvolvimento da moral. Num primeiro momento apresenta-se o sentido em que o darwinismo é entendido. Segue-se com uma relação entre Darwin e Nietzsche sobre a luta pela existência e o desenvolvimento da cultura e da moral. De Darwin utilizar-se-á os livros “A origem das espécies” (primeira edição, pois das seis publicadas por Darwin a 1ª mostra a seleção natural mais completa) e a “Descendência do Homem” (pois nela aparece a evolução física, a evolução moral e da mente – antecipa-se aqui que não há mais relação com Deus e a moral são apenas instintos humanos naturais). Discussões sociológicas feitas especialmente por William Graham Summer e Hebert Spencer, não serão o foco no trabalho. Para a discussão das ideias dos naturalistas utilizam-se autores como: Wilhelm Roux. Autores como Frezzatti Jr. e Jean Gayon destacam-se nas análises feitas quanto as críticas de Nietzsche a Darwin, sempre opondo-os, ou então com as ciências naturais em particular (seja a biologia, como é o caso do texto de André Itaparica que retoma a discussão com o darwinismo, não apenas opondo). Outras leituras paralelas que discutem Nietzsche com relação a ciência podem ser lidas no volume feito por Thomas Brobjer e Gregory Moore: “Nietzsche and Science”. Ou mesmo as obras individuais de Gregory Moore: Nietzsche, Biologia e Metáfora e John Richardson, “Nietzsche New darwinismo”. Os aspectos da vontade de potência em Nietzsche são analisados a partir de: Scarlet Marton. E as contribuições que discutem a relação de Nietzsche com a história com as professoras Adriana Delbó, Cláudia Beltrão e Patrícia Horvat. E as análises socibiologicas e genealógicas segundo Daniel Dennet.

Related Documents


More Documents from ""

April 2020 24
April 2020 10
April 2020 13
Tapaaaaaaaaaaaa.pdf
November 2019 22
April 2020 12
April 2020 11