Existem algumas normas que regem o projeto elétrico?
Para garantir um projeto elétrico com segurança e confiabilidade, os profissionais da área realizam seus trabalhos com base na ABNT NBR 5410:2014 versão corrigida 2008, que versa sobre instalações elétricas em projetos de baixa tensão. De acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a norma “aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso: residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, incluindo as pré-fabricadas.” “Esta norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”. O rígido padrão das normas técnicas estabelecidas pela NBR 5410 garante segurança e conforto para o usuário. ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país. A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para a total e ampla compreensão e identificação dos mesmos.
Como fazer a leitura de um projeto elétrico?
Para ler um projeto técnico, o profissional contratado para a execução do projeto deve ter conhecimento de elétrica e acompanhar as legendas e notas que acompanham o projeto. A definição de um projeto em simples ou sofisticado se dá pelo número e localização de tomadas e lâmpadas e a capacidade de carga de cada um. Equipamentos que consomem mais energia devem ter sua localização identificada e potência definida. Por exemplo, um disjuntor específico para chuveiros e outro para aparelhos de ar condicionado. Na legenda do projeto elétrico, o profissional identifica onde estão os pontos de luz, tomadas, interruptores simples e paralelos, como ligar e desligar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas e interruptores diferentes, caixa de passagem de sistemas, caixa de passagem de luz e força, quadro de distribuição de luz e tubulações. Neste também consta o diagrama unifilar, uma representação visual universal composta de símbolos gráficos. Na prática, todo eletricista profissional, independente de onde esteja, conseguirá entender o projeto de instalação. No diagrama unifilar, é possível identificar quantos condutores passarão em determinados eletrodutos, que são os dutos que protegem cabos e condutores, ou conduítes, e qual o trajeto do mesmo. O projeto elétrico também pode
vir acompanhado do diagrama multifilar, que detalha de forma minuciosa os componentes da instalação e os condutores. Qual é o custo de um projeto elétrico residencial? Como os demais projetos que compõem a planta de construção de seu imóvel, o projeto elétrico residencial deve ser considerado de suma importância. Por isso, não é bom economizar tentando fazer por conta própria depois de um cursinho de elétrica por correspondência ou confiar no amigo que falou que está acostumado a fazer isso nos fins de semana. O projeto elétrico representa a beleza dos ambientes da sua casa com o bom funcionamento de lâmpadas e luminárias, segurança para os membros de sua família com a certeza de uma correta instalação e aterramentos além de proteger seu imóvel de futuras sobrecargas e aumento na tarifa de energia pelo uso inadequado de produtos. Lembre-se que fazer um projeto elétrico é diferente da instalação elétrica. Ambos os serviços devem ser feitos por um profissional capacitado, mas, em momentos diferentes. O projeto técnico pode ser feito por um engenheiro com graduação superior ou por um técnico, desde que estejam cadastrados no CREA com autorização para realização de um projeto elétrico e com conhecimento das normas técnicas. O projeto deve ser feito de preferência em paralelo com o projeto de construção do imóvel, sendo o engenheiro civil apto a realizar as duas demandas e lhe entregar a planta da sua propriedade com todas as especificações.