ATIVIDADES AGRÍCOLAS PROF.: ANDERSON ARAÚJO
AGROINDÚSTRIA
AGRICULTURA DE SUBSIST NCIA
EXTRATIVISMO EXTRAÇÃO DO LÁTEX
PECUÁRIA EXTENSIVA
PECUÁRIA MELHORADA
CINTURÃO VERDE CINTURÃO VERDE E BACIAS LEITEIRAS • Ao redor dos grandes centros urbanos, onde a terra é valorizada, pratica-se agricultura e pecuária intensivas para atender às necessidades de consumo da população local. • Nessas áreas, produzem-se hotifrutigranjeiros e cria-se gado para a produção de leite e laticínios em pequenas e médias propriedades, com predomínio da utilização de mão-de-obra familiar. Após a comercialização da produção, o excedente obtido é aplicado na modernização das técnicas. Observe a vinculação do green belt e o dairy belt com os grandes centros urbanos do país, no mapa de agricultura dos Estados Unidos.
BIOTECNOLOGIA • A biotecnologia é o conjunto de tec-nologias biológicas utilizadas para o melho-ramento genético de plantas, animais e microorganismos por seleção e por cruzamentos naturais. Ela teve grande desenvolvi-mento nas décadas de 70 e 80, mas vem sendo estudada e aplicada desde os anos 50, em vários países do mundo. A própria Revo-lução Verde, e a criação de sementes híbridas decorrente dela, foi uma fase da expansão biotecnológica. • A sua versão moderna consiste na alte-ração da composição genética dos organis-mos vivos. Por meio da engenharia genética, é possível inserir genes de outros organismos vivos no DNA(ácido desoxirnbonucléico) dos vegetais. Esse processo pode alterar o tamanho das plantas, retardar a deterioração dos produtos agrícolas após a colheita ou torná-los mais resistentes às pragas, aos her-bicidas e pesticidas durante a fase do plantio, assim como possibilitar maior adequaçâo dos vegetais aos diferentes tipos de solos e climas. As plantas derivadas da alteração genética são chamadas transgênicas.
AGRICULTURA ORGÂNICA • Ao mesmo tempo em que a engenharia genética enfrenta esses desafios e a biotec-nologia avança a passos largos, cresce a prá-tica da agricultura orgânica, principalmen-te nos países desenvolvidos, com a utilização de métodos naturais para correção do solo e controle de pragas, por exemplo. • Problemas como carne bovina infecta-da, verduras com excesso de agrotóxicos, rios poluídos por pesticidas, esgotamento do solo em virtude do uso intensivo da irrigação têm forçado as pessoas envolvidas no processo de produção agropecuária a repensa-rem os métodos utilizados. Os consumidores desse período de transição do final do sécu-lo XX para o XXI estão cada vez mais cons-cientes em relação aos problemas ecológicos e muitos têm optado por adquirir produtos naturais.
CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA
AGRICULTURA ÁREAS PRODUTORAS