Geologia E Geomorfologia

  • Uploaded by: pedrokaio
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Geologia E Geomorfologia as PDF for free.

More details

  • Words: 844
  • Pages: 29
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

PROF.ANDERSON ARAÚJO

AS CAMADAS DA TERRA

CONHECENDO AS CAMADAS DA TERRA • Crosta terrestre ou Litosfera – constituída por duas camadas; inferior possui constituição basáltica com predomínio de silício e magnésio (SIMA), com profundidade de apenas 6 km. Na parte superior predominam o silício e o alumínio (SIAL); com profundidade de 30 a 50 km. A crosta ou litosfera é uma camada descontínua que flutua sobre um substrato magmático do manto, segundo o princípio da isostatia (Estado de Equilíbrio dos Blocos Continentais que flutuam sobre o manto). • Manto ou atmosfera : apresenta-se pastoso, formado pelo MAGMA, quente, com profundidade de 2.900 km, com temperatura de 2.000º C. • Núcleo: formado por níquel e ferro (NIFE). O núcleo interno é constituído por um cristal de ferro, onde os átomos estão alinhados.

AS ERAS GEOLÓGICAS Cenozóica Quartenário: aparecimento do Homem, atuais contornos dos continentes. Formação das planícies. Terciário: Dobramentos Modernos. (Andes, Alpes, Himalaia, Atlas, Rochosa). Desenvolvimento dos mamíferos.Formação de Bacias Sedimentares (Bacia Sedimentar Do Pantanal e ao longo do vale amazônico).Formação de bacias sedimentares (Bacia Sedimentar Amazônica). Mesozóica Grandes atividades vulcânicas. Formação de Bacias Sedimentares. Primeiros Mamíferos e aves. Répteis gigantescos como o dinossauro e outros. Formação do petróleo.Intenso processo de vulcanismo no centro sul do país. Formação de importantes Bacias Sedimentares com jazidas petrolíferas. Paleozóica Início do processo de erosão e sedimentação. Formação das primeiras Bacias Sedimentares e do carvão mineral. Florestas gigantes e animais mais desenvolvidos que no proterozóico.Formação de Bacias Sedimentares antigas e do carvão mineral. Pré-cambriano Proterozóica: Formação das primeiras rochas sedimentares. Maior desenvolvimento da vida. Arqueozóica: Aparecimento da vida nos oceanos (seres unicelulares). Formação de rochas magmáticas e metamórficas. Formação dos Escudos cristalinos. Azóica: Resfriamento da Terra. Solidificação de minerais e formação das primeiras rochas (magmáticas) e metamórficas. Ausência de vida.Formação dos Escudos cristalinos (Brasileiro e Guiano).Formação de Serras do Mar e Mantiqueira.

AS ROCHAS O ciclo das rochas

TIPOS DE ROCHAS Magmáticas Ascensão e consolidação rápidas do magma na crosta (extrusivas ou vulcânicas) ou lenta (intrusivas ou plutônicas). Foram as primeiras a se formarem e são as bases dos escudos. Metamórficas Metamorfismo causado pelas altas temperaturas e pressões do magma ao subir pela crosta, transformando as rochas já existentes nela (ex.: granito, gnaisse, calcário, mármore). Sedimentares Resultantes do intemperismo fisíco (calor do Sol desagregando mecanicamente as rochas) ou químico (chuvas decompondo as rochas) , originando grãos e pós depositados geralmente em bacias sedimentares e depois litificados (= sedimentos transformando-se em rochas coerente).

ROCHA MAGMÁTICA ÁGATA – variação do Quartzo

ROCHA ÍGNEA Rochas extrusivas intemperizadas

Rochas Sedimentares

ROCHAS METAMÓRFICAS

DERIVA CONTINENTAL ALFRED WEGENER - 1912 Sua teoria diz que os continentes formavam, há 200 milhões de anos atrás, uma única massa continental, PANGÉIA, que se partiu e cujas partes foram se afastando até configurar a forma atual. EVIDÊNCIAS Deriva continental – base = contornos de litorais, estruturas geológicas e fósseis semelhantes nos continentes (ex.: América do Sul com a África);

TECTÔNICA DE PLACAS HARRY HESS E MAURICE ERWING - 1967

A teoria sustenta que os continentes se apoiam sobre uma calota subterrânea, semelhante à uma bola de futebol, cujos gomos seriam placas rochosas móveis. Estas placas estariam "boiando"sobre o material pastoso do manto e seus movimentos (distanciamentos e choques) explicariam os abalos sísmicos, vulcanismos e formação de cadeias montanhosas recentes. Estes deslocamentos das placas sobre o manto, ocorrem em função das correntes convectivas do magma resultantes das temperaturas entre as camadas internas da Terra. A teoria das placas tectônicas foi confirmada por estudos da NASA, que utilizaram instrumentos a laser para efetuar a medição dos continentes.

PLACAS TECTÔNICAS

MOVIMENTOS TECTÔNICOS Convergentes – Zona Destrutiva Placa colide com outra, fazendo com que o fundo do oceano penetre no manto, formando zona de subducção e originando correntes convectivas ascendentes do magma; disso resultam erupções vulcânicas, abalos sísmicos, formação de montanhas, fossas marinhas, ilhas oceânicas e a redução do oceano Pacífico; Divergentes –Zona Construtiva Separação de placas, enquanto o magma por correntes convectivas ascendentes vai formando uma zona de agregação e constituindo o assoalho oceânico; Tangenciais – Zona Conservativa Placas se deslizam em sentido contrário, sem criar ou destruir matéria, Ex: placa do Pacífico e a da América do Norte.

FENÔMENOS TECTÔNICOS • Cordilheira oceânica – As placas se separam, a rocha fundida ascende, trazendo matéria nova para cada placa. Ex.: Dorsal Atlântica • Zona de subducção – Uma placa oceânica mergulha sob uma placa continental. A oceânica incrusta-se no manto onde se funde. A porção continental soergue, formando uma cadeia montanhosa ( Andes ) • Zona de Obducção – Incrustando-se sobra a outra, uma placa une dois continentes, formando uma cadeia montanhosa. ( Himalaia) • Confluência de placas - Dobramentos, terremotos e fossa oceânica e Vulcanismo. •

Separação de placas - Dorsais oceânicas, terremotos, ilhas vulcânicas.

ESTRUTURA DA TERRA

FORMAÇÕES TECTÔNICAS DOBRAMENTOS

DOBRAMENTOS

MONTANHA - ORIGEM OROGÊNICA

PICO DO HIMALAIA

ROCHOSAS - EUA

FALHAMENTOS

VULCÕES Fenômeno de extravasamento do magma, resultado da excitação e rompimento da crosta terrestre pela ação das placas tectônicas.

VULCÃO EM ERUPÇÃO

CRATERAS VULCÂNICAS

ILHAS VULCÂNICAS ANTILHAS E JAPONESAS

MONTANHAS DE DOBRAS VULCÂNICAS

MONTANHA VULCÂNICA

Related Documents

Geomorfologia
June 2020 0
Geomorfologia
April 2020 2
Geologia
October 2019 40
Geologia
November 2019 36

More Documents from ""

May 2020 1
May 2020 1
Biomas Do Brasil
May 2020 2