Solange Evangelista, Msc
O Ambiente Competitivo da Atualidade • Três aspectos importantes mudaram o ambiente de negócios: – Surgimento de uma economia globalizada (agora caótica e incerta); – Transformação de economias/sociedades industriais para economias de serviço baseada na informação e conhecimento; – Transformação no ambiente de negócio da organização.
Histórico da Tecnologia da Informação •1950-1960: Informação como “bicho-papão” – informação era um “mal necessário”
– informação podia sufocar a empresa e impedi-la de realizar seu trabalho real; – objetivo era redução do custo de processamento de papel, especialmente da contabilidade. •1960-1970: Informação para suporte geral – chamados de Sistemas de Informação Gerenciais (SIG); – fábrica de informações na forma de relatórios: produção semanal, informação financeira mensal, inventário, contas a receber, contas a pagar, etc.
•1970-1980: Informação para gerenciamento – sistemas vistos como coletores, armazenadores e processadores de informação para o controle gerencial de toda a organização; – surgimento dos Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) e Sistemas de Suporte Executivo (SSE); •1980-1990: Informação como recurso estratégico – informação vista como recurso estratégico, fonte potencial de vantagem competitiva e arma estratégica frente à concorrência; – denominados “Sistemas estratégicos”;
– foco na visão da organização como todo.
•1990 - hoje: Informação integrada e voltada para o cliente – foco na integração e centralização da informação;
– denominados “Sistemas de Gestão Empresarial” ou ERP (Enterprise Resource Planning); – fragmentação da informação; dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema.
– necessidade de conhecer os clientes, suas preferências e práticas.
Administrador – Gestor – Gerente
Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização.
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Sistemas de Informação Um Sistema de Informação (SI) é um sistema que reúne, armazena, processa e fornece informações relevantes para uma organização, de forma que a informação seja acessível e útil para aqueles que a necessitam, incluindo gerentes, staff, clientes e outros [BUCKINGHAM, et al, 1987]. Um SI em geral processa dados, de maneira informatizada ou não, e os apresenta para os usuários, individuais ou grupos, que são os responsáveis pela sua interpretação.
SI sob a ótica dos Negócios
Numa perspectiva gerencial e de negócios, um sistema de informação é uma solução organizacional e administrativa, baseada na tecnologia da informação, para desafios e problemas criados num ambiente de negócios.
O que é um Sistema? Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo (BIO, 1996) Classificam-se em: •Abertos
•Fechados
A Empresa como Sistema UMA ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA AMBIENTE FLUXO DECISÃO
TOMADA DE DECISÃO
FLUXO DE DADOS FLUXO DE MATERIAL E FÍSICO FLUXO DE VALOR
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
ENTRADA
PROCESSAMENTO
SAÍDA
A Empresa como um Sistema Aberto Meio Ambiente
Fornecedores
Clientes
ORGANIZAÇÃO Sistema de Informação
Recursos Naturais Economia
Entradas
Governo Agências Reguladoras
Processa mento
Saídas
feedback
Acionistas
Concorrentes
Componentes associados aos SI Dados – é o conjunto de registros qualitativos ou quantitativos; Ex.: Nº de homens e mulheres Informação – São dados processados, agrupados, e organizados de modo significativo, sendo subsídio útil à tomada de decisão; Ex.: Nº de homens e mulheres, notas avaliação, média, disciplinas cursadas
Componentes associados aos SI Conhecimento Explícito – é o conjunto de informações já elicitadas em algum suporte prático (livros, documentos) e que caracteriza o saber disponível sobre um tema específico;
Tácito – é o acúmulo de saber prático sobre um assunto, que agrega valores, crenças, sentimentos, emoções, e outros fatores ligados à experiência e à personalidade de quem o detém;
Conhecimento Estratégico – é a combinação do conhecimento explícito e tácito, formado a partir das informações estratégicas, agregandose o conhecimento de especialistas.
Inteligência – é o uso do conhecimento estratégico no processo de tomada de decisão quanto à formulação ou redefinição de estratégias adotadas.
Informação
Dados
(Elaboração)
Inteligência (Experiência)
Síntese
Conhecimento (Aprendizado)
“ é a ação, gerada a partir de informações que levam à criatividade, à originalidade e à inovação, que permite à organização diferenciar-se dos concorrentes”
Estratégia da Informação Princípios
básicos a serem observados:
Requer uma revisão do ambiente baseada em fatores internos e externos: 1.concentrar-se nas áreas de negócio ou nos tópicos informacionais com maior relevância para a organização;
2.desenvolver modelos e ferramentas conceituais para capacitar os funcionários a perceber, entender e discutir melhor as questões ligadas à informação; 3.mostrar a todos a importância da informação.
Política da Informação desenvolver uma ampla classificação de dados por área; padronizar nomes, definições, formatos, estruturas, domínios e regras sob a supervisão do analista da informação; Estabelecer analistas locais para cada área;
Política da Informação Os proprietários dos processos serão os responsáveis pela exatidão dos dados, quando procederem sua criação ou atualização; Especificar o domínio de responsabilidades e privilégios; Montar um sistema de informação computadorizado; Destacar os vários propósitos a que uma estratégia pode servir.
Cultura da Informação O comportamento em relação à informação, positivo ou negativo, forma a cultura informacional de uma organização. Esta cultura determina se os envolvidos: ◦ valorizam a informação; ◦ compartilham a informação; ◦ capitalizam a informação nos negócios;e ◦ criam significados para termos-chave. A Comunicação deve ser ampla, freqüente e contínua
Equipe da Informação As pessoas são o melhor meio para: ◦ identificar; ◦ categorizar; ◦ filtrar; ◦ interpretar; e ◦ integrar a informação “ As melhores soluções tecnológicas são as que combinam tecnologia e pessoas com conteúdos diversificados. ”
Equipe da Informação Atributos ideais: ◦ compreensão abrangente do contexto organizacional; ◦ conhecimento sobre as diferentes fontes de informação da organização; ◦ facilidade de acesso a tecnologias da informação; ◦ entendimento político associado à habilidade para exercer liderança; ◦ fortes qualificações para relações interpessoais; ◦ expressiva orientação para o conjunto do desempenho do negócio, em vez de submissão a objetivos funcionais da organização.
Valor da Informação O valor efetivo pode ser resultante: do impacto que a informação provoca nas decisões da organização; e da utilidade desta informação, tendo em vista o seu tempo de utilização.
Valor da Informação Em certos casos, o valor da informação pode ser negativo: sobrecarga de informação
“A ênfase primária não está na geração e na distribuição de enormes quantidades, mas no uso eficiente de uma quantia relativamente pequena.” (Davenport)
Valor da Informação O que transforma e o que torna a informação mais valiosa são atributos, tais como: Verdade - confiança na informação; Orientação - quando a informação aponta o caminho para a direção de ações ou tomada de decisão; Escassez - quando a informação é nova e não está disponível para os concorrentes; Acessibilidade - como disponibilizá-la de modo que possa ser utilizada e compreendida; Peso - consistência da informação, o que a torna convincente e de uso provável;
É UMA BOLA!
É UMA MONTANHA! É UMA CORDA!
É UMA SABRE!
É UM SISTEMA!