GIO Gestão das Informações Organizacionais ─ M.Meireles ─ Trabalho Individual 01
Trabalho Individual 1& Cap 1:Cultura da Informação 1.1-Forma de ap resentação do trab alho Os trabalhos referentes às tarefas devem ser digitados em editor de texto (por exemplo MS Word 5.0 ou compatível) atendendo às seguintes condições: o o o o o o
formato A4, espaço simples, fonte arial ou times new roman, tamanho 12 margens superior e esquerda de 3 cm; e inferior e direita de 2,cm. No topo da primeira página deve conter: Nome do aluno / RA/ Turma / número da sala Número da Tarefa / Data O conteúdo restante segue imediatamente abaixo. Observar que há questões para RA’s de dígito de controle ímpar e dígito de controle par.
1.2-Cópia de trabalho Observandose trabalhos com respostas sugerindo que um é cópia de outro: a) se não for identificado o trabalho original, ambos serão anulados e terão nota zero; b) se for identificada o trabalho fonte, este terá nota zero.
1.3-Data de entrega do p resente trabalho Este Trabalho Individual deve ser entregue na data abaixo indicada. Cada aula de atraso implicará a perda de 1 ponto. Turmas com aulas às QuartasFeiras Turmas com aulas às QuintasFeiras 27 fev 2008 28 fev 2008
1.4-Questões para R A’s ímpares 1 Resuma o papel do administrador de sistemas de informação. O que se espera que ele faça dentro de uma organização? 2 Se você estivesse incumbido de redigir algumas normas referentes à cultura da informação de uma empresa, que regra, certamente você não deixaria de considerar? 3 Selecione de uma revista qualquer (Exame; Veja; IstoÉ, etc) uma página de anúncio referente a uma empresa qualquer ou pesquise na Internet. Considere essa empresa. Que tipo de cultura da informação acha mais adequada a ela? Trace a matriz para definição da cultura da informação adequada a tal empresa em função do grau de incerteza da informação sobre o mercado e da complexidade da informação sobre produtos e processos. 4 – Leia o Estudo de caso no item 1.6. Considerando os conceitos da cultura da informação, comente a ação de António. Ele agiu certo? Deveria ter dado ouvidos à sua intuição?
1.5-Questões para RA’s pares 1 Conceitue cultura da informação. 2 Dada uma empresa qualquer, como você procederia para estabelecer a cultura da informação mais adequada a ela? 3No jornal O Estado de São Paulo, dia 221107, Ana Paula Lacerda publicou um artigo com o título “Informação demais e tempo de menos, o dilema dos executivos. Nesse trabalho é possível ler: “Menos de 10% das empresas selecionam as informações importantes em sua comunicação”. Comente esta afirmação vinculandoa com o conteúdo do Cap. 1: Cultura da Informação.
GIO Gestão das Informações Organizacionais ─ M.Meireles ─ Trabalho Individual 01
4 – Leia o Estudo de caso no item 1.6. Considerando os conceitos da cultura da informação, comente a ação de António. Ele agiu certo? Deveria ter dado ouvidos à sua intuição?
1.6-Estudo de caso António é administrador de carteiras de ações, trabalhando para um conjunto de clientes. Ele aplica o dinheiro dos clientes em ações e recebe deles em função dos resultados que obtiver. Quanto mais rentáveis forem suas operações melhor. Ao investir é ele quem determina quanto vai aplicar e em que ações vai aplicar, fazendo uso de um software que ele mesmo criou. O software 70% das vezes dá ordens corretas de operação, isto é: 70% das vezes as ações são compradas a um preço e vendidas a um preço maior. Obviamente 30% das vezes ocorre o contrário. Mas António considera o software eficiente, pois o lucro das operações certas é bem superior ao prejuízo das erradas. Certo dia ele comentou com a sua secretária que a ação Paranapanema, que ele tinha em carteira, iria cair. Ele tinha muita experiência com a ação e conhecia bem quando ela iria subir ou cair. Mas era uma intuição, um feeling, uma percepção. A secretária respondeu: ─Por que não vende, então? ─ O sistema não disse para vender. ─ Mas você não acha que a Paranapanema vai cair de preço? ─ Acho. Mas o software não me avisou que devo vender. ─ Mas você não acha que ela vai cair? ─ Acho. Mas o sistema não deu a informação para vender a Paranapanema. ─ Não acredito no que estou ouvindo: se você acha que ela vai cair de preço, para que ficar esperando ordem do sistema? António não vendeu a Paranapenema. Esperou a ordem de venda do sistema ─ que veio três dias depois ─ quando a ação já tinha caído de R$12,10 para R$9,80.