MATERIAIS CERÂMICOS DEFINIÇÃO Compostos sólidos, formados pela aplicação de calor, algumas vezes calor e pressão, constituídos por ao menos um elemento metálico e não metálico, ou dois não metais. Exemplos: Na2O, MgO e Al2O3.
CERÂMICOS TRADICIONAIS As cerâmicas podem ser divididas em cerâmica tradicionais, englobando produtos silícioaluminosos, de baixo custo, que são elaborados a partir de matérias primas naturais.
Cerâmica Vermelha (argila expandida) Materiais de Revestimento (Piso) Cerâmica Branca (Louça Sanitária) Refratário (Revestimento de Forno) Fritas e pigmentos Abrasivos Vidro, Cimento e Cal
CERÂMICOS VERMERLHA São os materiais de coloração vermelha, com presença de oxido de ferro, empregados na construção civil (tijolo, blocos e telhas).
MATERIAS DE REVESTIMENTO São os materiais aplicados na construção civil para revestimento de paredes e piso
CERÂMICA BRANCA São obtidas através de argilas quase isentas de oxido de ferro, compostas por feldspato, caulim e quartzo, dando a coloração entre branco a rosáceo. São aplicados em louça sanitária e decoração.
REFRATÁRIO Este grupo tem como finalidade suportar altas temperaturas em condições específicas de processo e operação, podendo ser aplicados em cimentos, ligantes e massa de socar e plásticos. São classificados pela sua composição química, forma e transmissão de calor.
Refratários Isolantes (Densos >1435c) Isolante térmicos não refratários (Leve <1100c) Fibras ou lã cerâmica
FRITA É composta por vidro moído, a partir da fusão da mistura de diferentes matérias primas, para compor esmalte cerâmico. Observação: o vidrado ocorre a partir da fusão do esmalte.
PIGMENTOS São pequenas partículas que são insolúveis no meio ao qual é incorporado, dando-lhe cor.
ABRASIVOS São usadas para desgastar por abrasão, esmerilhar ou cortar outros materiais, os principais abrasivos encontrados são o diamante e o carbeto de silício.
VIDROS E VITROCERÂMICOS Os vidros são compostos por óxidos (SiO2, CaO, Na2O); Os vitrocerâmicos são vidros que foram transformados de um estado vítreo para um estado cristalino (50% a 90%) mediante a tratamento térmico em altas temperaturas, e a esse processo dá-se o nome de Desvitrificação.
VIDROS E VITROCERÂMICOS O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão. Suas principais qualidades são a transparência e a fácil higienização. Os vitrocerâmicos são vidros que foram transformados de um estado vítreo para um estado cristalino (50% a 90%) mediante a tratamento térmico em altas temperaturas, e a esse processo dá-se o nome de Desvitrificação.
2
CIMENTO E GESSO Composto por clínquer (calcário e argila) e adições de gesso, escoria, pozôlonicos e carbonáticos.
CERÂMICOS AVANÇADA Materiais feitos a partir de matérias primas sintéticas de altíssima pureza (alto valor) e por meio de processos controlados. As suas características são:
Possuem alta resistência à corrosão e à abrasão; Suportam altas temperaturas sem deformação; Supercondutividade; Propriedades nucleares;
É aplicado em componentes de foguetes e implantes ósseos e dentários.
MATÉRIAS PRIMAS Os materiais cerâmicos são fabricados a partir de matérias primas classificadas em naturais e sintéticas.
NATURAL As matérias primas naturais são extraídas da natureza e submetidas a algum tratamento físico para eliminação de impurezas indesejadas, sem alterar a sua composição química e mineralógica. São utilizadas para fabricação de tijolos, telhas e algumas porcelanas. Exemplo: argilas em geral, talco, feldspato e quartzo.
SINTÉTICOS As matérias primas sintéticas são aquelas que individualmente ou em mistura foram submetidas a algum tratamento térmico, sendo calcinação, sinterização, flotação para remoção de impurezas. São divididas em:
3
Minerais Industrializados (85% a 98% de pureza): caulim, talco, feldspato e quartzo. Produtos químicos industrializados (98% a 99,9% de pureza): Al2O3, MgO Produtos especiais (>99,9% de pureza): sílica gel – cerâmica avançada
ARGILA São matérias primas naturais, de textura terrosa, são utilizadas como argilas refratarias ou fundentes, constituída essencialmente de argilominerais e impurezas, essas impurezas são:
Quartzo (estabilidade dimensional) Carbonatos Feldspato (fundente) Micas Sais Matéria Orgânica
ARGILOMINERAIS São essencialmente silicatos de alumínio hidratado que, podem ser dispersos em partículas finas e que desenvolvem plasticidade. Exemplo: caulinita, montmorillonita, ilita e esmectita. Observação: A plasticidade nas argilas é uma propriedade que permite que um material quando misturado com a água, mude sua forma sem se romper, ao se aplicar uma força externa e manter essa forma quando o esforço é cessado.
4
REGRA DAS FASES
F + N = C+2 F + N = C+1 F = Número de fases que coexistem em um determinado sistema; N = Número de graus de liberdade (pressão, temperatura e composição); C = Número de componentes do sistema (Exemplo diagrama Fe-C, são dois componentes) 2 = Variáveis que não são relacionadas a composição: Diagrama de pressão vs temperatura; 1=diagramas de composição versus temperatura;
5
INTERPRETAÇÃO DOS DIAGRAMAS Interpretação do diagrama para ponto onde coexistam mais de uma fase:
Figura 1 - isto é 81,48% e liquido e 18,52%
6
7