Tópico 2 - Ciencia Politica.docx

  • Uploaded by: Maria Maria
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tópico 2 - Ciencia Politica.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 359
  • Pages: 2
Tópico 2 1 – Quais são os elementos do Estado? O Estado é composto essencialmente por: Soberania, Território e Povo, sendo que:  Soberania contém a qualidade essencial do Estado e é também uma característica do poder. Segundo Rousseau , soberano é sim o povo, já que a soberania é apenas o acto de superar de um estado de fragilidade, que é conduzida pela compreensão do Homem. Encontra-se dividida em teorias teocráticas onde Deus é o supremo, contudo o representante é escolhido pelo povo; e por uma teoria democrática onde o povo justifica o poder soberano, delegando em quem pretende dar o seu aval para que o represente na generalidade. Segundo esta teoria, é o Estado um “actor” com papel jurídico. Soberania é também composta pela soberania interna onde o poder é separado pela constituição e de índole absoluto, tem de cumprir todas as normas constitucionais. È composto também por soberania externa que resulta na actuação a nível internacional não carecendo da aprovação de outros países. Resumindo: Soberania é o poder absoluto para que seja cumprida de forma adequada toda a sua função.  Território – Para o Professor Doutor Paulo Bonavides existem quatro classes de território: Território – espaço - onde o poder do Estado é a principal para o povo; Território-objecto – uma teoria onde o Estado se dedica a dominar de forma excessiva o território, porém, esta teoria não prevaleceu em virtude de não poder existir direitos duplicados para uma mesma existência. Território- património – A posse legal do território seria o Estado. Uma faculdade baseada na Idade Média. Tal não aconteceu. Território – competência – aquele que é o limite da extensão em que o Estado pratica as suas atribuições jurídicas. Nos locais onde não se faz uso das suas competências não é uma área dependente dele.

Finalmente o Povo - Reunião de pessoas que se sujeitam aos princípios do direito do Estado através de laços de cidadania. Povo é diferente de população, já que o povo goza de ideias culturais ao passo que população é apenas um algarismo.

Também povo é diferente de nação. Uma nação nasce de um pensamento de uma regência contida.

Related Documents

Ciencia
April 2020 39
Ciencia
April 2020 36
Ciencia
May 2020 31
Ciencia
April 2020 38
Ciencia
April 2020 36
Ciencia
October 2019 59

More Documents from "Erandeny Medina Morales-Simmons"