R E L AT Ó R I O F O T O G R Á F I C O
P ROJETO “ A ÇÃO C URVELO”
FEV / MAR - 2009
Apropriação
“Aqui na nossa escola temos muita dificuldade de adquirir esterco para a horta. Agora, com o composto orgânico, o próprio hortelão produz o adubo para a nossa horta. O canteiro mandala feito no ano passado é o único que continuou bonito, apesar das férias de fim de ano. Quero que, neste ano, possamos fazer mais oficinas de permacultura para aprender e disseminar aqui na escola."
Escola
Sônia - Diretora Municipal João Batista
Ação Curvelo - Curvelo/MG
2
Coerência
“Usar os jogos junto com as crianças na escola está sendo bom até para mim, que não dominava muito bem as quatro operações. Antes, os meninos davam as respostas antes de mim. Eu tinha que ficar contado nos dedos, para saber se estava certo ou errado. Agora, eu nem penso muito e já sei.”
Poliane Patrik M. Ribeiro - Agente Comunitária Comunidade Paiol de Baixo
Ação Curvelo - Curvelo/MG
3
Cooperação
“Antes aqui era desanimado, até o tempo demorava a passar. Agora a gente pode fazer escalda-pés, participar das rodas de viola e ajudar a fazer o xarope.”
Júlia Pereira
da
Rocha - 60
anos
Comunidade Poções
Ação Curvelo - Curvelo/MG
4
Criatividade
“Depois que comecei a ajudar no dia da beleza, eu até inventei alguns desenhos diferentes para fazer nas unhas.”
Mariana de Lima Ramos - 12 anos Comunidade Várzea de Cima
Ação Curvelo - Curvelo/MG
5
Dinamismo
“O projeto faz a gente se mexer, se preocupar com a comunidade. Penso coisas para fazer no trabalho até enquanto estou dormindo. Isso é porque eu gosto de trabalhar com esse tipo de atividade. A gente tem oportunidade de resolver os problemas da gente e também os da comunidade.”
Efigênia Cândida
de
Sá Mendes - Mãe-cuidadora Comunidade Canabrava
Ação Curvelo - Curvelo/MG
6
Eficiência
“Quando a mãe-cuidadora vem na casa da gente e faz escalda-pés na gente, eu me sinto até mais nova. Depois que comecei a receber escaldapés, nunca mais meu pé inchou.”
Maria de Lourdes Faria - 72 anos Comunidade Várzea de Cima
Ação Curvelo - Curvelo/MG
7
Estética
“Esses joguinhos reciclados são lindos! Só de olhar a gente tem vontade de jogar. Vou fazer um igualzinho para levar para a minha casa.”
Escola
Odivan - 9 anos Municipal João Batista
Ação Curvelo - Curvelo/MG
8
Felicidade
“Gosto muito de conversar e, quando venho para as atividades do projeto, eu me alegro e fico mais rica, porque cara fechada não compra nem paga nada, mas cara feliz compra amizade e contagia.”
Joselina Gomes Soares - 60 anos Comunidade Cachoeira do Choro
Ação Curvelo - Curvelo/MG
9
Harmonia
“O importante para o trabalho é que uma pessoa cuida da outra e isso flui de forma natural. Isso se reflete em vários outros momentos da vida das pessoas.”
Eunice B. Mendes - Mãe-cuidadora Comunidade Estiva
Ação Curvelo - Curvelo/MG
10
Oportunidade
“Quando a gente se torna mãe-cuidadora, aprende a ajudar as crianças da comunidade a crescer aprendendo coisas diferentes e a buscar oportunidades diferentes para a vida delas e da comunidade.”
Rosiane Aparecida
Macedo - Mãe-cuidadora Comunidade Tomás Gonzaga de
Ação Curvelo - Curvelo/MG
11
Protagonismo
“O projeto faz as pessoas se sentirem importantes, porque deixa que elas próprias decidam o que querem para a comunidade. As pessoas de fora não vêm fazer por elas, mas sim apreciar as coisas boas que a comunidade tem.”
Cláudia
de
M. Silva - Mãe-cuidadora Comunidade Poções
Ação Curvelo - Curvelo/MG
12
Transformação
“Aqui até parece outro lugar depois que começaram as atividades do projeto Ação. Quase não vinha ninguém e agora, em todo encontro da saúde, muitas pessoas vêm. Aqui na comunidade tem muita gente com os talentos escondidos e na feira muitos estão podendo mostrar o que sabem fazer.”
Mardele Pinto Barbosa - 21 anos Comunidade Paiol de Baixo
Ação Curvelo - Curvelo/MG
13