ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO
Posição Estratégica
A região é formada por países de grande extensão territorial, como Arábia Saudita e outros com área reduzida. O Oriente Médio está localizado em uma região estratégica, situada entre a Europa, a África e o restante do continente asiático. No passado foi uma das regiões mais ricas e civilizadas, quando os mulçumanos difundiam para o resto do mundo notáveis saberes científico, artístico e filosófico.
Posição Estratégica No fim da Primeira Guerra, franceses e britânicos obtiveram o apoio dos povos árabes contra os turcootomanos. Entretanto, Reino Unido e França já haviam acertado a partilha dessa região em um acordo secreto – o acordo Sykes-Pikot, no qual Síria e Líbano foram ocupados pelos franceses; Palestina (Israel, Faixa de Gaza e a Cisjordânia), Iraque e Transjordânia( Jordânia) foram ocupados pelos ingleses.
O Espaço Econômico
No Oriente Médio, com exceção de Israel, a atividade industrial é pouco expressiva. Destaca-se na Turquia a indústria siderúrgica e, nos países produtores de petróleo, refinarias e algumas indústrias petroquímicas. O têxtil e alimentício, estão instalados próximos às grandes cidades. O turismo é uma outra atividade com grande potencial.
O Espaço Econômico
Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, são hoje importantes polos turísticos mundiais; Grandes Reservas de petróleo; Aplicações financeiras no exterior e na aquisição de empresas; Principal investimento foi a alteração de sua paisagem; Hotéis luxuosos, praias artificiais e modernização dos aeroportos.
O Espaço Econômico
Turquia Arquitetura herdada de dois grandes impérios; Extenso litoral nos mares Egeu e Mediterrâneo.
O Espaço Econômico
Oriente Médio Agricultura predominante de subsistência restrita a algumas áreas; Desenvolve principalmente nas planícies fluviais, nas áreas irrigadas e nas margens dos mares Negro, Mediterrâneo e Cáspio; Agricultura de subsistência: arroz, trigo e algumas frutas; Culturas destinadas à exportação: oliveira, chá, fumo, algodão e Tâmara. Extensos desertos / Criação: ovinos e caprinos.
PETRÓLEO
Suas maiores reservas e produção estão no Oriente Médio; 65% das reservas mundiais; Proprietária da principal fonte de riqueza natural; Foco de tensão; Disputa; E de intensos conflitos. Apesar da enorme riqueza gerada pela exportação de petróleo e de gás natural, parcela considerável da população não desfruta de boas condições de vida.
ISRAEL
È o único país do Oriente Médio considerado desenvolvido, por suas características socioeconômicas; Boas condições de vida da população; Economia diversificada; Importantes centros de pesquisa tecnológica; Conta com duas fontes de recursos fundamentais: - as doações da comunidades judaica mundial; - e ajuda dos Estados Unidos.
ISRAEL
Faixa litorânea – clima mediterrâneo é densamente povoada; No sul – deserto de Neguev ( ocupa praticamente a metade de seu território); O deserto transformou-se em área fértil ao cultivo agrícola; Setores industriais e agrícola muito bem estruturados.
ISRAEL X PALESTINA
1947 – Partilha da Palestina/Israel pela ONU 1948-49 – implantação do Estado de Israel / guerra contra árabes 1956 – Guerra de Suez pelo controle do canal contra o Egito 1967 – Guerra dos Seis Dias – ocupação de vários territórios por Israel (Cisjordânia, Faixa de Gaza, Sinai, colinas de Golan) 1973 – Guerra do Yom Kippur – choque do petróleo Década de 1980 – primeira Intifada – “revolta das pedras” 1993-95 – assinatura de acordos de paz entre Israel e a OLP de Yasser Arafat – devolução gradual dos territórios palestinos 2001 – eleição de Ariel Sharon e paralisação das negociações; nova Intifada, seqüência de atentados terroristas. 2004 – morte de Arafat; indefinição do conflito Problemas : Jerusalém, assentamentos judaicos, Estado Palestino
Yasser Arafat
IRÃ
Até 1979, o Irã foi um dos principais aliados dos Estados Unidos entre os países do Oriente Médio. Com Reza Pahlevi, o Irã construiu toda a política econômica e social do país apoiada no modelo ocidental. Em 1979, uma onda de manifestações populares depôs o governo do xá e empossou o líder xiita aiatolá Khomeini. Surgiu a República Islâmica do Irã, que se caracterizou pela busca de um caminho próprio e nãoalinhamento a nenhuma das grandes potências. O Irã rompeu relações com os Estados Unidos
IRÃ
É controlado pelos chefes religiosos (aitolás), que estabeleceram normas sociais rígidas,de acordo com os princípios do Islamismo , formalizando um Estado teocrático. Atualmente o Irã é, entre os países islâmicos, aquele que exerce maior influência no Oriente Médio e tem mantido relações estáveis com praticamente todos os países vizinhos. É o maior opositor à existência de Israel e a presença dos Estados Unidos. O atual governo do Irã distanciou-se da Europa e dos Estados Unidos e fortaleceu as relações com a China e a Rússia. Essas relações incluem cooperação técnica, associação para a exploração do petróleo em subsolo iraniano, venda de armas e de combustível para as usinas termonucleares.
IRÃ
Outro motivo de enfretamento entre o Irã e o Ocidente é o desenvolvimento de um programa nuclear. Alemanha, França e Reino Unido reforçam os argumentos estadunidense sobre a ameaça que o programa nuclear representaria para o Oriente Médio e outras regiões do mundo.
IRAQUE E AFEGANISTÃO
Parte dos atuais conflitos no Iraque nasceu em 1979, com a instauração da ditadura do governo de Saddam Hussein. O novo governo, apoiado pelos Estados Unidos, envolveu-se em uma longa guerra contra o Irã pela disputa por uma faixa de terra ao sul da fronteira entre os dois países. A guerra do Irã-Iraque (1980-1988). No fim da década de 1980, os dois países assinaram um acordo de paz, em que o Chat al-Arab permaneceu sob o domínio do Irã.
IRAQUE E AFEGANISTÃO
Em 1990, endividado pela guerra contra o Irã, o Iraque invadiu o Kuwait – um pequeno país da península Arábica, pontuado de poços de petróleo. Após essa guerra, foi imposto ao Iraque um embargo econômico pela ONU e a inspeção sobre o controle de armas no país. Em 1998, Saddam Hussein expulsou os funcionários da ONU e expôs novamente o país à possibilidade de um novo confronto internacional.
AFEGANISTÃO
1979-1989 – tentativa de dominação soviética, frustrada pela oposição dos mujahedin (guerrilheiros islâmicos), entre eles Bin Laden, apoiados pelos EUA, Irã e Paquistão. 1996 – tomada do poder pelo grupo radical sunita Taleban, que adota a Sharia (doutrina islâmica) como lei. 2001 – atentados aos EUA atribuídos a Bin Laden ; os EUA atacam o Afeganistão acusando-o de proteger o terrorista e servir de base para a Al Qaeda; o Taleban é deposto do poder. 2001-2005 – rivalidades étnicas e crescimento do cultivo da papoula (ópio) dificultam a normalização do país.
http://geografiandrea.blogspot.com/