Oriente Médio

  • Uploaded by: FrancisMilk
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Oriente Médio as PDF for free.

More details

  • Words: 1,124
  • Pages: 27
ORIENTE MÉDIO

ORIENTE MÉDIO

Posição Estratégica 





A região é formada por países de grande extensão territorial, como Arábia Saudita e outros com área reduzida. O Oriente Médio está localizado em uma região estratégica, situada entre a Europa, a África e o restante do continente asiático. No passado foi uma das regiões mais ricas e civilizadas, quando os mulçumanos difundiam para o resto do mundo notáveis saberes científico, artístico e filosófico.

Posição Estratégica No fim da Primeira Guerra, franceses e britânicos obtiveram o apoio dos povos árabes contra os turcootomanos. Entretanto, Reino Unido e França já haviam acertado a partilha dessa região em um acordo secreto – o acordo Sykes-Pikot, no qual Síria e Líbano foram ocupados pelos franceses; Palestina (Israel, Faixa de Gaza e a Cisjordânia), Iraque e Transjordânia( Jordânia) foram ocupados pelos ingleses.



O Espaço Econômico 

 

No Oriente Médio, com exceção de Israel, a atividade industrial é pouco expressiva. Destaca-se na Turquia a indústria siderúrgica e, nos países produtores de petróleo, refinarias e algumas indústrias petroquímicas. O têxtil e alimentício, estão instalados próximos às grandes cidades. O turismo é uma outra atividade com grande potencial.

O Espaço Econômico     

Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, são hoje importantes polos turísticos mundiais; Grandes Reservas de petróleo; Aplicações financeiras no exterior e na aquisição de empresas; Principal investimento foi a alteração de sua paisagem; Hotéis luxuosos, praias artificiais e modernização dos aeroportos.

O Espaço Econômico  

Turquia Arquitetura herdada de dois grandes impérios; Extenso litoral nos mares Egeu e Mediterrâneo.

O Espaço Econômico  

  

Oriente Médio Agricultura predominante de subsistência restrita a algumas áreas; Desenvolve principalmente nas planícies fluviais, nas áreas irrigadas e nas margens dos mares Negro, Mediterrâneo e Cáspio; Agricultura de subsistência: arroz, trigo e algumas frutas; Culturas destinadas à exportação: oliveira, chá, fumo, algodão e Tâmara. Extensos desertos / Criação: ovinos e caprinos.

PETRÓLEO       

Suas maiores reservas e produção estão no Oriente Médio; 65% das reservas mundiais; Proprietária da principal fonte de riqueza natural; Foco de tensão; Disputa; E de intensos conflitos. Apesar da enorme riqueza gerada pela exportação de petróleo e de gás natural, parcela considerável da população não desfruta de boas condições de vida.

ISRAEL 

   

È o único país do Oriente Médio considerado desenvolvido, por suas características socioeconômicas; Boas condições de vida da população; Economia diversificada; Importantes centros de pesquisa tecnológica; Conta com duas fontes de recursos fundamentais: - as doações da comunidades judaica mundial; - e ajuda dos Estados Unidos.

ISRAEL    

Faixa litorânea – clima mediterrâneo é densamente povoada; No sul – deserto de Neguev ( ocupa praticamente a metade de seu território); O deserto transformou-se em área fértil ao cultivo agrícola; Setores industriais e agrícola muito bem estruturados.

ISRAEL X PALESTINA          

1947 – Partilha da Palestina/Israel pela ONU 1948-49 – implantação do Estado de Israel / guerra contra árabes 1956 – Guerra de Suez pelo controle do canal contra o Egito 1967 – Guerra dos Seis Dias – ocupação de vários territórios por Israel (Cisjordânia, Faixa de Gaza, Sinai, colinas de Golan) 1973 – Guerra do Yom Kippur – choque do petróleo Década de 1980 – primeira Intifada – “revolta das pedras” 1993-95 – assinatura de acordos de paz entre Israel e a OLP de Yasser Arafat – devolução gradual dos territórios palestinos 2001 – eleição de Ariel Sharon e paralisação das negociações; nova Intifada, seqüência de atentados terroristas. 2004 – morte de Arafat; indefinição do conflito Problemas : Jerusalém, assentamentos judaicos, Estado Palestino

Yasser Arafat

IRÃ  







Até 1979, o Irã foi um dos principais aliados dos Estados Unidos entre os países do Oriente Médio. Com Reza Pahlevi, o Irã construiu toda a política econômica e social do país apoiada no modelo ocidental. Em 1979, uma onda de manifestações populares depôs o governo do xá e empossou o líder xiita aiatolá Khomeini. Surgiu a República Islâmica do Irã, que se caracterizou pela busca de um caminho próprio e nãoalinhamento a nenhuma das grandes potências. O Irã rompeu relações com os Estados Unidos

IRÃ 





É controlado pelos chefes religiosos (aitolás), que estabeleceram normas sociais rígidas,de acordo com os princípios do Islamismo , formalizando um Estado teocrático. Atualmente o Irã é, entre os países islâmicos, aquele que exerce maior influência no Oriente Médio e tem mantido relações estáveis com praticamente todos os países vizinhos. É o maior opositor à existência de Israel e a presença dos Estados Unidos. O atual governo do Irã distanciou-se da Europa e dos Estados Unidos e fortaleceu as relações com a China e a Rússia. Essas relações incluem cooperação técnica, associação para a exploração do petróleo em subsolo iraniano, venda de armas e de combustível para as usinas termonucleares.

IRÃ  

Outro motivo de enfretamento entre o Irã e o Ocidente é o desenvolvimento de um programa nuclear. Alemanha, França e Reino Unido reforçam os argumentos estadunidense sobre a ameaça que o programa nuclear representaria para o Oriente Médio e outras regiões do mundo.

IRAQUE E AFEGANISTÃO 



 

Parte dos atuais conflitos no Iraque nasceu em 1979, com a instauração da ditadura do governo de Saddam Hussein. O novo governo, apoiado pelos Estados Unidos, envolveu-se em uma longa guerra contra o Irã pela disputa por uma faixa de terra ao sul da fronteira entre os dois países. A guerra do Irã-Iraque (1980-1988). No fim da década de 1980, os dois países assinaram um acordo de paz, em que o Chat al-Arab permaneceu sob o domínio do Irã.

IRAQUE E AFEGANISTÃO 





Em 1990, endividado pela guerra contra o Irã, o Iraque invadiu o Kuwait – um pequeno país da península Arábica, pontuado de poços de petróleo. Após essa guerra, foi imposto ao Iraque um embargo econômico pela ONU e a inspeção sobre o controle de armas no país. Em 1998, Saddam Hussein expulsou os funcionários da ONU e expôs novamente o país à possibilidade de um novo confronto internacional.

AFEGANISTÃO 

 



1979-1989 – tentativa de dominação soviética, frustrada pela oposição dos mujahedin (guerrilheiros islâmicos), entre eles Bin Laden, apoiados pelos EUA, Irã e Paquistão. 1996 – tomada do poder pelo grupo radical sunita Taleban, que adota a Sharia (doutrina islâmica) como lei. 2001 – atentados aos EUA atribuídos a Bin Laden ; os EUA atacam o Afeganistão acusando-o de proteger o terrorista e servir de base para a Al Qaeda; o Taleban é deposto do poder. 2001-2005 – rivalidades étnicas e crescimento do cultivo da papoula (ópio) dificultam a normalização do país.

 http://geografiandrea.blogspot.com/

Related Documents

Oriente
June 2020 17
Express Oriente
November 2019 40
Imperatori Oriente
April 2020 13
Cercano Oriente
June 2020 16
Oriente Y Occidente
November 2019 14
Hummus (m. Oriente).pdf
October 2019 39

More Documents from "egy mas"

May 2020 5
April 2020 5