O MUNDO É PLANO THOMAS L. FRIEDMAN
DO QUE SE TRATA? Thomas Friedman argumenta que o desenvolvimento da tecnologia da informação "diminuiu" as distâncias entre os países.
Isso equivale a dizer que as empresas, na busca por soluções mais baratas e eficientes, com o auxílio da tecnologia da informação, podem terceirizar suas atividades para fornecedores nunca antes imaginados, como a Índia.
COMO ELE FAZ ISSO? Ele, entre muitas outras coisas, fala de "Dez Forças Que Achataram O Mundo", explicando cada uma delas. Além do desenvolvimento tecnológico, esses fatos históricos contribuiram e muito para "achatar o mundo".
Ele tem um enfoque muito grande no que é a Globalização e no que essa globalização resultou, como a Terceirização, mencionada várias vezes no texto.
Um exemplo marcante foi o que o autor do texto dizia que Call Centers na Índia atendem milhares de consumidores Americanos nos mais variados serviços. É um exemplo muito forte da Terceirização e Globalização, levando em conta que a Índia fica em outro continente, no outro lado do Mundo.
Frase que marcou “Para construir são necessários anos de lento e laborioso trabalho. Para destruir, basta o ato impensado de um único momento” Sir Winston Churchill Frase colocada no iníco do capítulo "A Geopolítica e o Mundo Plano"
Conclusão Esse texto nos faz pensar em todas as consequências que a Globalização causa, e que todas as consequências, direta ou indiretamente, tem impacto em nossas vidas.