O
mundo plano no meu mundo
Brahma no Ocidente Hoje a Índia invadiu o mercado tecnológico e de prestação de serviços em todo o mundo, acarretando em: • Maior cocorrência, o que resulta em maior disponibilidade e variedade de produtos a preços menores. Exemplo: mais variedades e disponibilidade de softwares com preços menores • Resultado benéfico: maior facilidade para mim a produtos como esse e com menor preço. • Resultado maléfico: quanto ocorrer alguma crise nesse setor, os preços aumentam e conforme a intensidade da crise, a economia mundial pode ser afetada, desregulando o meu dia-a-dia como na compra de produtos gerais, pelas mudanças de preços constantes e irregularidade na disponibilidade de produtos.
O Dragão Vermelho surge com toda a força A China cresce a níveis absurdos e invade mercados com força de país desenvolvido, ameaça economias não protecionistas e exerce forte influencia nos mercados neoliberais. Fabrica produtos de todos os gêneros, e presta serviços a praticamente todas as áreas. Tornou-se um dos suportes do mundo. • Resultado benéfico: a maior disponibilidade de serviços e produtos, aumenta também a disponibilidade e diminui o preço dos mesmos. • Resultados maléficos: um abalo financeiro na China, se faz sentir em todo o mundo, e o cessar dessa economia seria o ruínas de muitas outras que se tornaram dependes de seus produtos e serviços. • Resulados para mim: maior disponibilidade de serviços e produtos, ambos com menor preço, entretanto, corro o risco de me tornar dependente dele e não encontrar outras empresas que tenham a capacidade de suprir o que antes era suprido pelos chineses.
Brahma e o Dragão A Ascensão dessas duas economias de países subdesenvolvidos a concorrentes no mercado mundial, sugere uma redução entre as diferenças do poder de atuação de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, logo isso sugere também, que economias como a brasileira seguem o mesmo caminho, e como sou brasileiro, possivelmente terei maior possibilidade de viver melhor, uma vez que com a economia crescendo a níveis mundias, serei eu também alvo desse crescimento, o que acarretará em melhores condições de vida, tanto para mim como para os brasileiro em geral.
O boom dos EUA e... o tremor no mundo O 11 de setembro foi um atentado terrorista que acabou gerando uma grande repercussão no mundo, não tanto pelo ato em si, mas pelo reação e postura que os EUA, tomaram frente a esse fato. O resultado foi uma expansão militar e influenciadora do poder norte americano, reafirmando o seu poder como potência mundial. Entretanto, o não cerramento da operação de finalização do terrorismo no Oriente Médio, marcado pelo não aprisionamento de Osama Bin Laden, denegriu a imagem do EUA perante o mundo, divulgando a imagem de uma país anti-ético e mal governado. Isso refletiu em todo o mundo, com campanhas anti-estadunidenses, inclusive no Brasil, como forma de renegação de tudo o que fosse norte- americano. Afetou o mercado financeiro de todo o mundo e depreciou o que havia de bom no EUA. Logo, afetou a minha vida também, pelos abalos no mercado e pelo fato de que um país que praticamente "lidera" o mundo ser instáv el e tão mal governado, causa apreensões sobre o futuro.
O mundo de grande para médio, para pequeno, para minúsculo, para ... O mundo tem sentido uma aproximação cada vez maior entre os pontos do globo, e tudo devido principalmente a globalização, que integrou mercados e gerou a interdependência econômica entre os países, além de gerar uma velocidade absurda na circulação de pessoas e informação. E o símbolo mor de todo esse processo é a internet, que aproximou lugares, pessoas e disponibilizou informações a praticamente todo o planeta. • Resultado positivo: tornou o que era distante próximo, e disponibilizou o que era impossível aos pontos mais distantes do globo, serviços e produtos tiveram o acesso muito facilitado. • Resultado negativo: acabou gerando tamanha integração entre os países que uma crise em um, pode acarretar crises subseqüentes em outros, o que levaria, variando da intensidade da crise, a uma estagnação global.