ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO
PLANO/PROJECTO CURRICULAR DO ANO 12º, TURMA D (VERSÃO DE 17/10/2007)
Caracterização da turma
Trata-se de uma turma grande, com uma média de idades de 17, 95 anos, com vários alunos já repetentes, oriundos de famílias de nível sócio-cultural médio-baixo, algumas delas destruturadas. Não se constatou, até à data, qualquer tipo de problema disciplinar. Mas foram referidos alguns comportamentos e atitudes de alguns alunos que deixam antever que a gestão de um bom ambiente de sala de aula não vai ser uma tarefa fácil, na medida em que há alguns alunos que têm posturas de manifesto desinteresse e de alguma arrogância e provocação.
Casos de necessidades educativas especiais
Os alunos Pedro Oliveira, número 20, apresenta uma problemática no domínio da comunicação, fala e linguagem (dislexia-disortografia), sendo avaliado ao abrigo do decreto-Lei 319/91, beneficiando de condições especiais de avaliação (alínea f). Sugere-se que o aluno beneficie de apoio pedagógico acrescido a Matemática (alínea h). Na avaliação do aluno devem ser privilegiados os conteúdos em relação à forma.
Casos de ritmos de aprendizagem significativamente diferentes
Neste momento ainda não existem elementos de avaliação concretos, nomeadamente através de testes sumativos, que permitam ter uma percepção correcta da turma. Todavia são já evidentes diferentes posturas dos alunos, uns mais empenhados do que outros, o que leva a supor que esse será um elemento determinante em termos de resultados.
Outras características específicas dos alunos a ter em conta
Prioridades curriculares (revisões)
Os alunos números 18, 21, 22, 28 e 29, respectivamente Nuno Ferreira, Ricardo Silva, Rui Afonso, Vasco Almeida e André Reis, revelam, de um modo geral, um comportamento de manifesto desinteresse face ao processo de ensino e aprendizagem, revelam falta de boas maneiras e um elevado absentismo. A professora de História, Maria José Reis, informou a equipa que não fará qualquer visita de estudo por causa destes alunos. As expectativas iniciais não parecem ser muito elevadas nem por parte da maior parte dos alunos nem dos professores.
Equacionou-se o cumprimento do que se encontra estabelecido em termos da gestão curricular.
R.CONSELHEIRO EMÍDIO NAVARRO – 1950-063 LISBOA - Tel: 218310720 - Fax: 218310729 - E-mail:
[email protected]
Níveis de aprofundamento do currículo
Sequências adequadas do currículo (alteração da sequência estabelecida)
Estratégias de diferenciação pedagógica que favoreçam as aprendizagens dos alunos (trabalho de grupo ou individual/apoio individualizado)
Actividades curriculares a realizar na sala de aula (exercícios/comentários/visionamento de vídeos, …)
Actividades curriculares a realizar extra-sala de aula (visitas de estudo/pesquisas)
Trabalhos de casa (fichas/exercícios/leituras)
Não foi evidenciada a necessidade de se registar um aprofundamento do currículo.
Não foram previstas alterações ao normal desenvolvimento do currículo.
Foram mencionadas estratégias diferentes em função das diversas disciplinas, da diversidade dos conteúdos programáticos e dos critérios de avaliação estabelecidos em cada departamento, nomeadamente: trabalhos de grupo, fichas, pesquisas na Internet, debate e utilização da plataforma Moodle.
Proceder-se-á a uma normal gestão do currículo, em função das estratégias de diferenciação anteriormente referidas.
Foram perspectivadas visitas de estudo aos seguintes locais: Sociologia: Museu de Etnologia Direito: Assembleia da República e uma audiência num tribunal Português: Casa de Pessoa e Lisboa da época
Foi perspectivado o uso dos trabalhos de casa como meio de manter alguma pressão para o sucesso, servindo também de controle das aprendizagens.
R.CONSELHEIRO EMÍDIO NAVARRO – 1950-063 LISBOA - Tel: 218310720 - Fax: 218310729 - E-mail:
[email protected]
Organização de actividades de complemento do currículo a implementar
Implementação das aprendizagens transversais (língua materna e cidadania)
Programação de substituição de ausências previstas de docentes
Programação de acompanhamento da disciplina no âmbito do tempo superveniente
Informação adequada a fornecer aos pais
Para além das visitas d estudo já mencionadas, foi salientado, no âmbito do Desporto Escolar, um torneio de futebol inter-turmas, e a iniciativa “O dia de…” . No âmbito de Área de Projecto, e em função dos temas que os alunos vierem a escolher, assim se poderão desenvolver actividades diversas.
Foi referida a necessidade de os professores estarem atentos à linguagem e à ortografia, assim como ao comportamento dos alunos. No âmbito de Área de Projecto considerou-se uma área privilegiada para o desenvolvimento de competências transversais.
Seguir-se-á o que se encontra estabelecido ao nível da escola. Não se prevê a ausência de qualquer docente.
Foi referida a dificuldade de compatibilizar o horário dos professores com o dos alunos. Psicologia, Dr^ Odete Silva – 6ª feira às 10 horas História, Drª Maria José Reis, &ª feiras às 13h15 Português, Drª Beatriz Marques, 3ª feira às 10h45 Geografia, Dr Navarro 2ª feira às 11h45 Área de Projecto, Dr. Gonçalo Simões, 4ª feira às 10 horas. Economia, Drª Pilar Mousinho, 3ª feira às 8h15 Acompanhamento dos alunos nos torneios inter-turmas e actividades pontuais implementadas pelo grupo e escolas da zona de Marvila. Não se evidenciou qualquer tipo de informação específica que pudesse vir a ser transmitida aos encarregados de educação em próximas reuniões.
Lisboa, 17 de Outubro de 2007 O Director de Turma Gonçalo Simões
R.CONSELHEIRO EMÍDIO NAVARRO – 1950-063 LISBOA - Tel: 218310720 - Fax: 218310729 - E-mail:
[email protected]