COOPERSOL LESTE
1. APROFUNDAMENTO DO DIAGNÓSTICO 1.1 INTRODUÇÃO A Coopersol Leste foi fundada em 2003 como uma cooperativa de triagem de material reciclável. Desde a criação nunca trabalharam com reciclagem por não terem espaço. Eles trabalham desde então com artesanato, já produziram fuxico, crochê, roupas, dentre outros e atualmente confeccionam produtos de papel reciclável. A cooperativa realiza suas atividades em uma sala do CAC (Centro de Apoio Cultural) do Alto Vera Cruz, onde estão desde 21 de julho de 2008. 1.2 PROCESSO PRODUTIVO •
Chegada de Material: A matéria prima utilizada para o artesanato é o papel reciclável. O papel é proveniente de doações principalmente de escolas da região do Alto Vera Cruz e da sociedade civil. A coleta do material é feita pelos próprios cooperados em carros próprios.
•
Corte manual: O papel coletado é picado pelos cooperados manualmente. Esse processo é importante para um maior rendimento da massa de papel. Se for colocado inteiro no liquidificador, não haverá espaço suficiente para a quantidade adequada de papel.
•
Dissolução do papel: O papel, depois de picado, deve ser colocado de molho em água da noite para o dia.
•
Preparação da massa: No dia seguinte, a massa dissolvida é colocada no liquidificador até obter uma massa homogênea. É adicionado à massa, a fibra de sisal e o corante.
•
Fixação da pigmentação: Depois que o corante e a fibra foram devidamente adicionados e dissolvidos na massa de papel, a massa é colocada para ferver por 30-40 minutos. Depois disso, a cola CMC é acrescida à massa.
•
Formatação do papel: Coloca-se a massa gradativamente na banheira. A primeira remessa é de 20 litros de massa, para a produção do papel grosso para cartão, seguidas de remessas de 10 litros para a produção de papel de revestimento.
Observações: • •
São produzidos pelos cooperados 2 tipos de papel (produto intermediário) e cartões, caixas e sacolinhas de presente (produto final). O processo apresenta desperdício zero. Todo o retalho pode ser retrabalhado ou reprocessado. 1.3 PROBLEMAS IDENTIFICADOS:
•
Desorganização do espaço físico: Os cooperados trabalham em uma pequena sala onde é estocado a matéria prima, o produto intermediário e os utensílios de trabalho. Tudo disposto de forma pouco organizada dificultando o trabalho das cooperadas.
•
Falta de comunicação entre os turnos e planejamento da produção: dificulta a seqüência de atividades, gera produção desordenada dos produtos e gera ruptura de estoque de algumas cores de papel.
•
Falta de uma gestão de demanda: Não se sabe ao certo quais as cores são utilizadas com maior freqüência. Além de ausência de controle de produção e fraco sistema de registro de vendas.
2. APROFUNDAMENTO DOS PROBLEMAS 2.1 PROBLEMA I: COMUNICAÇÃO ENTRE TURNOS A principal reclamação de ambos os turnos é de que não existia informação a respeito do que foi produzido no turno anterior. Inicialmente foi proposta uma tabela semanal, contendo a divisão entre os turnos e os produtos mais frequentemente produzidos como segue:
Segunda Terça
Produção Semanal Quarta Quinta Sexta
Total
Caixas Manhã Cartões Embalagem Caixas Tarde Cartões Embalagem A princípio, a proposta foi bem aceita e bem compreendida. Entretanto, foram feitas algumas observações. A tabela contempla apenas os produtos finais e exclui os produtos intermediários como os rolinhos de papel, os cortes e enfeites. Não comtempla também espaço para anotações e recados de um turno para outro. Então na semana seguinte foi apresentada uma solução que foi melhor aceita. Ela é mais simples e pode ser facilmente modificada, assim:
2.2 PROBLEMA II: Falta de sistema de gerenciamento de produção, estoque e vendas Como citado anteriormente, esse problema abrange a inexistencia de uma rotina de trabalho no que diz respeito à gestão. Visando reduzir esse problema,
evitando perdas de venda e melhorando o controle dos produtos, fizemos a sugestão de algumas rotinas e tabelas de controle. A primeira foi tentar estabelecer um controle da demanda e estoque de folhas de papel produzidas. Foi constado que havia falta de papel nas principais cores, segundo as cooperadas. Então a primeira tentativa foi introduzir a rotina de contagem de estoque e registro de produção na tabela seguinte:
Ao apresentar a tabela acima aos cooperados, foram feitas as seguintes ressalvas: •
Não continha data;
•
O calculo do consumo semanal não ficava claro;
•
Era necessário treinar os cooperados para o auto-preenchimento da tabela;
Então algumas modificações foram implantadas como mostra a tabela abaixo
Gestão de Estoque de Folhasde papel De Cores
Estoque Atual
Produzido
/
Estoque Final
até / Consumo semanal= (Estoque atual+ProduzidoEstoque Final)
Amarelo Vermelho Vinho Azul Claro Azul escuro Verde Natural Verde Limão Rosa Branco natural Creme natural Alaranjado
O treinamento foi feito com base na tabela acima. Para o treinamento foi realizada uma curta oficina de informática que aconteceu no dia 22/12. As principais atividades foram a modificação e o preenchimento das tabelas. Alguns cooperados já tinha conhecimento prévio de informática básica o que facilitou a tarefa. Foi estabelecido também, quem deveria ser responsável pela contagem das folhas e registro na tabela semanal. A produção de folhas de papel deve ser registrada por quem produzí-la.
Oficina de informática realizada no dia 22/12 O problema do controle de vendas é que são muitas pessoas que retiram produtos e não fazem os registros.
Produto Caixa pequena Caixa grande Cartão pequeno Cartão grande Sacola Envelope
VendasDia / / Vendas Preço
Total 1,50 4,00 0,30 3,00 2,50 2,5
Para o preenchimento da tabela de controle de vendas, a oficina também foi útil. A tabela foi bem compreendida pois apenas formaliza o que já é feito em registros manuais.
Registro manual de vendas: Desorganizado e de difícil compreesão
Mesa bem organizada após a Feira da Economia Solidária
Folhas de papel reciclado
Registros fixados na porta do armário na sala de artesanato.