CURSO DE MONITOR NIVEL 1 AULA 17 O oscilador horizontal
É mais fácil estudar pelo circuito integrado do que pelo modelo do monitor pois existem muitas variedades de marcas de monitores e a grande maioria deles não possui esquema elétrico. Vamos estudar nessa aula como funciona o oscilador horizontal e alguns defeitos referentes a este circuito. Vamos tomar como exemplo o integrado LA7851, visto que este integrado é usado em muitos monitores. Na verdade este circuito integrado tem dupla função ou seja; tanto serve como oscilador horizontal como oscilador vertical. Podemos ver na figura que a maioria das funções do horizontal estão na parte de baixo do integrado, enquanto que as do vertical estão em cima. Mas o que interessa nesta aula é a parte de baixo, já que estaremos estudando o oscilador horizontal.
Note que este circuito integrado recebe sua alimentação no pino 10, essa fonte é de 12V DC. Na figura você pode notar que existe um capacitor de 22mf ligado entre a fonte de 12V e a massa. Este capacitor serve para filtrar esta fonte a fim de evitar ripples (interferências na mesma). Esta fonte pode ser conseguida de duas formas; um delas é retirando 12V diretamente de uma fonte
CURSO DE MONITOR NIVEL 1 baixa do chopper. Outra é retirando de uma fonte alta e passando por um resistor de alto valor tipo 10k x 3w, por exemplo.
Alimentando o integrado através de uma fonte baixa, existe um resistor de baixo valor ligado ao pino 10.
Modelo 2 Alimentando o integrado através de uma fonte alta, Há necessidade de um resistor de alto valor para baixar a fonte.
CURSO DE MONITOR NIVEL 1 Pelo pino 12 do circuito integrado sai uma onda quadrada que serve para excitar a base do transistor excitador horizontal. Na figura podemos ver internamente no integrado está escrito XRay protection, que significa "proteção contra raio X". Isso serve para o seguinte: Sabemos que se a alta tensão que alimenta o tubo subir de mais, o mesmo passa a emitir raio X, o que pode ser prejudicial para a saúde de quem está próximo ao aparelho. O circuito de proteção do exemplo abaixo funciona da seguinte forma: Uma tensão de referência de 20V é retirada do fly-back. Lembre-se que se a alta tensão do fly-back subir, esta tensão de 20V também irá subir.
Veja na figura acima que temos uma tensão de 20V que é retirada do fly-back, esta tensão atravessa um divisor resistivo R1, R2 e assim temos 10V após R1. Depois de R1 no caso temos um zener de 12V. A tensão só atravessará o zener se a tensão em seu catodo passar de 12V. Sendo assim teremos sempre 0V no pino 13 do CI. Caso o ocorra algum problema no horizontal e a tensão de 20V do fly-back aumente,a tensão no catodo do zener também vai aumentar, e quando a mesma ultrapassar 12V, aparecerá uma tensão no anodo do zener. Esta tensão será aplicada no pino 13 do CI e fará com que o mesmo deixe de oscilar, protegendo assim contra raio X. Falhas na frequência horizontal
CURSO DE MONITOR NIVEL 1 Se houver alguma falha na frequência horizontal, teremos uma tela como na figura abaixo:
Note que a imagem fica totalmente embaralhada. Não confunda este defeito com falta de sincronismo horizontal, pois na falta de sincronismo a imagem pode ser vista e apenas não fixa . Já no defeito de frequência horizontal a imagem não pode ser vista. Caso a frequêcia horizontal esteja alterada como na figura acima, deveremos trocar os capacitores que estão no pino 7 e no pino 6 do integrado LA7851. Questionário 1- Como pode ser conseguida a fonte de 12V que alimenta o pino 10 do integrado LA7851 ? 2- Para que serve o capacitor eletrolítico ligado entre o pino 10 do LA7851 e a massa ? 3- Quando o zener que esta ligado no pino 13 (X-Ray protection) irá conduzir ? 4-Qual a diferença entre um defeito na frequência horizontal e um defeito de falta de sincronismo horizontal ? 5- Na figura que ilustra a proteção contra raio X, o que acontece se R2 abrir ?