CURSO DE MONITOR NIVEL 1 AULA 18 O sincronismo horizontal Vamos continuar falando um pouco sobre o integrado LA7851 que é equivalente do integrado KA2138. Vamos estudar a parte de sincronismo horizontal.
O sincronismo horizontal entra pelo pino 1 do circuito integrado, antes de chegar ao pino 1 ele passa pelo capacitor C401. O sincronismo horizontal serve para sincronizar a imagem ou seja, fixa-la no sentido horizontal. Caso haja falta de sincronismo horizontal teremos uma imagem solta, correndo para os lados. Por exemplo; se pegar um monitor sem sincronismo horizontal provavelmente o mesmo vai estar fora de frequência. Ao tentar fixar a frequência girando o trimpot, você vai perceber que a imagem não para de pé e fica correndo de uma lado para ou outro. Veja abaixo:
CURSO DE MONITOR NIVEL 1 Caso você encontrar um monitor sem sincronismo horizontal, deverá primeiro verificar se existem pulsos de sincronismo entrando no pino 1 do integrado LA7851. Caso haja pulsos de sincronismo então você deverá checar o resistor de polarização do pino 1 (R402). Se não resolver você deverá substituir os capacitores que ligam os pinos 2 e 3 ao terra. Se ainda assim não resolver, troque o integrado LA7851 Caso você não encontre pulsos de sincronismo chegando ao pino 1, deverá seguir com o osciloscópio para trás. Coloque o osciloscópio antes e depois do capacitor C401. Se houver pulsos antes do capacitor e depois não houver os pulsos, o capacitor deve ser trocado. Se nada disso resolver, troque o cabo que liga o monitor ao computador se o mesmo for removível. Se o cabo for fixo, abra o plug e verifique se não existe algum fio solto dentro do mesmo. Pode ser que o fio do sincronismo esteja escapado. Posição horizontal Ligado ao pino 2 do integrado, existe um pontênciomentro que regula o posição horizontal da imagem na tela. Se houver algum problema nessa malha a imagem ficará muito puxada para um lado ou para o outro, podendo até dobrar-se sobre si mesma.
Nota na imagem acima que a imagem fica toda para a direita, ficando uma faixa preta no lado esquerdo da tela. Neste caso tente regular o potenciômetro de posição horizontal. Se não resolver, cheque se tem pulsos que vem do fly-back e entram pelo pino 4 do integrado. Se os pulsos estiverem presentes cheque o potenciômetro e o resistor que o liga ao pino 2. Caso não resolva substitua os capacitores dos pinos 2, 3, 5,6.
CURSO DE MONITOR NIVEL 1
Questionário
1- Por onde entram os pulsos de sincronismo no integrado LA7851? 2- De onde vem os pulsos que entram pelo pino 4 do LA7851? 3- Se a imagem estiver muito para a esquerda e não dá regulagem que pulsos deveremos checar e em que pino?
4- Na falta de sincronismo horizontal na tela, mas com os pulsos de sincronismo entrando no pino 1. O que deveremos checar ?
5- Para que serve o potenciômetro ligado ao pino 2 do integrado?