Os Cinco Elementos(roberta) - 3 Modulo

  • Uploaded by: api-3823651
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Os Cinco Elementos(roberta) - 3 Modulo as PDF for free.

More details

  • Words: 3,538
  • Pages: 67
Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal. Como sistema de energia que requer visão intuitiva e lógica, ele fornece ao acupunturista um instrumento para entender o paciente do ponto de vista físico, psicológico e espiritual. Podemos entender sobre os Cinco Elementos como estágios de transformação que se interligam em todos os planos do mundo natural e do micro cosmo humano do corpomente.

Os Cinco Elementos expressam os “Cinco movimentos” do Universo. Como emblemas da Natureza, eles se relacionam com um grande número de fenômenos (estação do ano, cor, emoção, etc.), mas expressam a qualidade energética desses fenômenos como se fossem diferentes “movimentos” de um todo. Desse ponto de vista, os Cinco Elementos podem ser encarados como uma extrapolação dos movimentos do YIN e do Yang.

O Elemento Água possui a qualidade Yin da vida em repouso; da energia em estado suspenso (como no inverno). A madeira confere a esse estado potencial as qualidades Yang de sentido e crescimento; a energia nascente (como na primavera). O crescimento leva à percepção de si mesmo, fundamental no Elemento Fogo; energia em expansão até o auge (como no verão).

A terra confere a essa percepção, equilibrando-a com o Yin; a energia que desce em direção a terra (como no final do verão). O metal completa o ciclo traçando o desgastado pelo novo; energia prestes a se dispersar (como no outono). O metal tem função YIN porque atua como porto de encontro estável. Cada um dos estágios gera e é “mãe” do seguinte, seu “filho”.

A ordem moderna de analisar a teoria das cinco fases é: CICLO DE CRIAÇÃO A água alimenta a madeira, a madeira queima, gerando fogo; as cinzas do fogo se decompõem em terra; a terra contém os minérios de metal; e o metal se funde em “água” (estado líquido).

Há outro conjunto de relações entre os Elementos. No sentido horário, é conhecida de ciclo de “dominação”. O ciclo pode ser mostrado por esta imagem da natureza: o metal corta a madeira; o fogo funde o metal; a água extingue o fogo; a terra canaliza a água; a madeira penetra a terra.

As relações do ciclo de criação são relativamente mais Yin: são mutuamente alimentadoras e unificadoras. A interação do ciclo de dominação é relativamente mais Yang: reflete as qualidades opostas dos elementos. Aqui, eles estabelecem limites mútuos e assim, um dá estrutura ao outro. Ex: quando corre força oposta, há uma contra dominância (patológico).

ÁGUA O Elemento água é associado à noite e ao repouso. Ele nos dá o instinto de sobrevivência e a emoção do medo, bem como o impulso da procriação. É a fonte da vontade no corpo mente. A água se relaciona com o Órgão Yin dos rins, que aloja a Essência, a base da nossa força constitucional. O órgão Yang pertencente

Uma pessoa com predominância do Elemento água tem uma cor azulada no rosto, um tom de gemido na voz e um cheiro ligeiramente pútrido (discernível perto do peito ou costas). Pode ser uma pessoa ligeiramente tímida ou interiormente insegura.

MADEIRA O Elemento Madeira está associado à manhã e ao início das atividades. Proporciona a capacidade de planejar, de controlar e de afirmar, e confere a capacidade de sentir raiva. A madeira se relaciona com o órgão Yin do fígado, que abriga a Alma Etérea. A Alma Etérea supervisiona nossa evolução individual e é a fonte de esperança e de

FOGO O Elemento Fogo está associado ao meio-dia e ao auge da atividade. Representa nossa identidade e a vontade de festejar, conferindo a capacidade de sentir alegria e amor.

O Fogo se relaciona com o Órgão Yin do coração, que aloja a mente. A mente é o alicerce da consciência e a origem do pensamento e da emoção. O Elemento Fogo também abrange os órgãos do intestino delgado, C. Sexualidade e triplo aquecedor. A predominância de energia de fogo tem uma cor avermelhada na pele do rosto, um traço risonho ou trêmulo na voz e um leve odor de queimado. Normalmente é de natureza sensível, animada ou emocionalmente mutável.

TERRA O Elemento terra está associado ao fim da tarde, quando a atividade diminui. Confere a capacidade de se conhecer e de analisar, e também de se preocupar demais. A terra se relaciona com o Órgão Yin do baço, que obriga o pensamento.

O pensamento proporciona à mente o processo da lógica, assim como o baço submete o alimento ao processo da digestão. Seu par é o órgão Yang do estômago, a sede de nossa capacidade de ouvir e de absorver as coisas. A pessoa com predomínio de energia de terra apresenta uma cor amarelada no rosto, sua voz tem um tom cantante e seu cheiro é levemente adocicado e perfumado. Muitas vezes é boa ouvinte, com tendência a se preocupar.

METAL O Elemento Metal está associado à noite e ao equilíbrio entre a atividade e o descanso. Ele nos dá a capacidade de saber o que podemos reter e o que podemos deixar de lado. A emoção do Elemento Metal está ligada ao processo de “esquecimento”. O Metal se relaciona com o órgão Yin dos pulmões, que abriga a alma corpórea. A alma corpórea nos confere a vitalidade ‘animal’ e o otimismo; quando atingida, ficamos

intestino grosso, tem uma cor pálida no rosto, a voz é um tanto chorosa e seu cheiro é ligeiramente pútrido. Embora se sinta facilmente ‘agredida’, pode passar rapidamente à melancolia quando perde contato com as pessoas que são importantes para ela. Os Cinco Elementos servem de três maneiras interligados: podem melhorar a precisão do diagnóstico físico, proporcionar um modelo abrangente para entender e tratar o paciente no plano emocional, e aprofundar a compreensão filosófica.

Exemplo de correlação dos Cinco Elementos e as tendências psicológicas. 

Cada uma das cinco atitudes “Básicas – Medo (água), raiva (madeira), Alegria (fogo), reflexão (terra) e ansiedade(metal) – são necessárias para completar nossas personalidades. Mas quando ficamos presos a uma ou duas dessas atitudes, elas podem chegar à condições de “paixões” e, assim, dominar a psique.

Por exemplo, se o Elemento Água ficar afetado, tanto física como psicologicamente, devido a excesso de trabalho e esforço mental, os Rins(água) deixam de constituir um alicerce firme para o coração(fogo). Isso permite que a Mente fique superexcitada e nervosa. Há uma vaga sensação de medo, podendo surgir sentimentos de ansiedade. Os Cinco Elementos, portanto, têm grande utilidade prática na Acupuntura. Ao mesmo tempo, podem ter valor espiritual para o curador natural. Como modelo dinâmico de totalidade, podem permitir a cada um olhar sua própria vida

A ÁGUA: RINS E BEXIGA O habitual ponto de partida de uma análise aprofundada dos Cinco Elementos e seus órgãos Yin e Yang associados é o Elemento Água. “ Sem esforço, a água da vida e dez mil coisas”. A água representa o início da vida.

A FUNÇÃO DOS RINS ARMAZENA A ESSÊNCIA Rege o processo de nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento. Eles asseguram nosso desenvolvimento de acordo com o “plano” original. Esse plano é individual, e está contido no código genético com a essência. Os problemas relacionados com a essência podem resultar em retardo de crescimento ou envelhecimento precoce, infertilidade ou falta de vitalidade sexual. O declíneo natural e harmonioso é tanto uma expressão da Essência saudável

PRODUZEM O TUTANO O conceito oriental de tutano não engloba apenas o tutano dos ossos, mas também o cérebro, os nervos e a medula espinhal. Produz e controla os ossos e dentes. REGULAM A ÁGUA Os rins tem estreita relação com o baixo aquecedor, que inclui o abdômen inferior abaixo do umbigo. Os órgãos dessa região são frequentemente comparados a um “esgoto”, pois são responsáveis pela eliminação dos fluidos corporais impuros. Os

CONTROLAM A RECEPÇÃO DE KI Os rins captam e seguram o KI que desce dos pulmões depois da inalação. Se os rins ficar doente e essa função enfraquecer, o KI fica preso no peito e pode surgir a asma. DESEMBOCAM NOS OUVIDOS Problemas de audição, como o zunido, podem estar relacionados com fraqueza dos Rins. MANIFESTAM-SE NOS CABELOS Os cabelos dependem da Essência para crescer normalmente. O cabelo abundante e brilhante reflete a vitalidade da Essência; o cabelo fino quebradiço e

AS FUNÇÕES DA BEXIGA É comparável ao de um “funcionário que armazena os fluidos para poderem ser eliminados pela sua ação de transformação de energia”. Ela recebe os fluidos impuros do intestino delgado, transformando-os em urina, que armazena e depois elimina. O ESPÍRITO DA ÁGUA Vimos que a Água é a fonte de nossa força vital e da nossa vontade. Quando nos defrontamos com um desafio e nossa sobrevivência está ameaçada, sentimos medo. Quadros de desarmonia dos Rins, pode aparecer um medo vago e

A MADEIRA O FÍGADO E VESÍCULA BILIAR Enquanto a água é a semente, o símbolo do crescimento potencial, a madeira é o broto, e representa o crescimento real.

O fígado domestica o poder do corpomente e lhe dá senso de direção. Ele é conhecido como o “Planejador Estratégico” dos doze órgãos, sendo a fonte de nossa autoridade e determinação. A vesícula bilar, é o funcionário responsável que toma as “decisões”. A mesma toma o impulso inerente ao Elemento Água e lhe dá determinação e ação. Contribui, assim, para nossa coragem e iniciativa.

1-FACILITAR O FLUXO DE KI: A ação canalizadora do Elemento Madeira pode ser vista em ação na função do fígado de assegurar o livre fluxo do KI. Se falhar, a mente fica tensa e os processos corporais, obstruídos. A parada e o acúmulo de KI está estreitamente associados à frustração ou a depressão. Essas emoções podem ser tanto a causar como o resultado da parada do KI. A raiva que se volta para dentro assume formas mudas, como o

Os problemas digestivos frequentemente são provocados pela parada do KI devido a desarmonia do fígado. Ex: a direção normal do KI do estômago é para baixo: quando há uma interrupção, aparecem os sinais do chamado “KI rebelde” – a energia vai para cima sob formas de arrotos, refluxos (azia) e vômitos. O sentido normal do KI do baço é para cima: quando há obstrução surgem fezes moles e diarréia.

2-ARMAZENA O SANGUE O fígado regula a quantidade de sangue em circulação de acordo com os níveis de atividade física. Em repouso, grande parte do sangue flui para o fígado, para ser armazenado; quando o corpo retoma a atividade, ele volta a circular normalmente. Essa função assegura que o corpo receba quantidades adequadas de nutrição e energia. Se não houver um armazenamento adequado de sangue, há uma deficiência de sangue, cujo sinais são fadiga, palidez, tontura, pele seca, unhas quebradiças e

3-CONTROLA OS TENDÕES Controla os tendões, ligamentos, e a ação muscular. Devidamente nutridos pelo sangue do fígado, os tendões se contraem e relaxam de forma a assegurar a movimentação suave das juntas e a facilidade de ação muscular. Quando há deficiência de sangue do fígado, os tendões tem mais probabilidade de ficar enrijecidos, provocando imobilidade das juntas e fraqueza dos membros.

4-MANIFESTAM-SE NAS UNHAS As unhas, como os tendões dependem da nutrição do sangue do fígado. Os sinais de deficiência são unhas quebradiças, rachadas e secas. 5-DESEMBOCA NOS OLHOS O sangue do fígado alimenta e contribui para a conservação dos olhos. A deficiência de sangue do fígado pode resultar em olhos ressecados, em visão fraca e presença de manchas.

AS FUNÇÕES DA VESÍCULA BILAR. Sua principal função física é a mesma que na medicina ocidental: O armazenamento e a eliminação do bile.

O ESPÍRITO DA MADEIRA FALTA

O FOGO Coração/Intestino Delgado/Circulação e sexualidade/triplo aquecedor A energia ascendente da madeira culmina na expansão do fogo. Seu impulso em direção ao “Céu” leva à mente (ou Shen) do Elemento Fogo irradia de um ponto central e envolve a periferia com a sua luz.

Dos quatro órgãos pertencentes ao Elemento Fogo, o mais importante é o coração.

1-REGULA O SANGUE O coração regula o sangue de forma semelhante à sua função na medicina ocidental: atua como uma bomba que faz o sangue circular pelo corpo. No entanto, a medicina oriental também afirma que o coração é o local onde ocorre o estágio final da produção de sangue. De acordo com a medicina oriental, é no coração que acontece a transformação de KI do alimento em sangue.

O coração e o sangue, fazendo-o circular adequadamente, e o sangue, por sua vez, nutre o coração e o ajuda a estabilizar a mente. Juntos, eles ajudam a determinar a força da constituição de uma pessoa. Quando o KI ou o sangue do coração são fracos a circulação pode tornar-se lenta, as extremidades do corpo ficam frios e a pessoa sente-se cansada e sem entusiasmo.

2-ABRIGA A MENTE A função fundamental do coração, é abrigar a mente (ou shen). A mente tem cinco aspectos principais: consciência básica; atividade mental (inclui o emocional); pensamente; memória; sono. Quando o coração é subnutrido pelo sangue, a mente se desestabiliza e fica hiperativa. Os sentimentos em geral são intensificados, e a “alegria” exagerada se manifesta na forma de nervosismo e alvoroço. A pessoa fica vulnerável ao medo e ao choque. A mente perturbada resulta em comportamentos classificados como

3-CONTROLA OS VASOS SANGUÍNEOS 4-CONTROLA O SUOR Devido à estreita relação entre o sangue e os fluidos corporais, o coração controla o suor. Coração com energia fraca, pode haver suor espontâneo e muitas vezes noturno.

5-O CORAÇÃO DESEMBOCA NA LÍNGUA A língua é considerada um prolongamento do coração e reflete, na forma e na cor, o estado do coração. O mesmo controla a fala, e suas desarmonias ocasionalmente resultam em defeitos da fala como a gagueira, fala incessantemente ou ri sem motivo.

AS FUNÇÕES DA CIRCULAÇÃO E SEXUALIDADE O C.S forma a camada de cobertura externa do coração, ele protege contra a invasão de fatores externos. O mesmo também ajuda o coração nas funções de regular o sangue e de abrigar a mente. O órgão pode ser usado para tratar as mesmas doenças do coração. Psicologicamente, o estado do coração indica a relação da pessoa com o seu EV, enquanto a do C.S reflete o modo de relacionamento com os outros. É indicado para as pessoas que sofrem por causa de

AS FUNÇÕES DO INTESTINO DELGADO O mesmo tem a função de separar os alimentos e fluidos puros e impuros. Ele recebe os alimentos e bebidas que foram “fermentados e amadurecidos” pelo estômago, e continua o processo de transformação separando a parte “limpa” que será distribuída pelo baço. A parte “suja” é transportada para o intestino grosso, de onde será eliminada sob a forma de fezes, e para a bexiga, de onde será expelida como urina. O mesmo tem influência sobre a clareza dos processos de raciocínio da mente.

AS FUNÇÕES DO TRIPLO AQUECEDOR É o único “órgão” que não possui uma forma física precisa, como é o caso dos outros doze órgãos. Ele compreende três “aquecedores” (ou “queimadores”): O alto aquecedor ocupa o tórax; pode ser comparado a uma “névoa”, que distribui fluidos pelo corpo todo como “vapor”.

O médio aquecedor ocupa o espaço entre o diafragma e o umbigo; assemelhase a um “caldeirão fervente”, o local da digestão é transparente de nutrientes. O baixo aquecedor ocupa a área abaixo do umbigo. É como uma “canalização de esgotos”, onde os fluidos são separados e eliminados. Cabe ao triplo aquecedor, como órgão, assegurar o livre trânsito dos fluidos corporais entre essas três regiões, e ajudar a regular suas diferentes

O ESPÍRITO DO FOGO Tem relação direta em abrigar o Shen. Este abrange todos os aspectos da consciência humana, unindo todas as atividades emocionais, mentais e espirituais em um único todo. Os Cinco Elementos contribuem para a formação da atividade; a água fornece o impulso; a madeira, a visão; a terra, a forma; o metal, o relacionamento. Mas é o fogo que representa essa individualidade. “O shen é aquilo que torna um ser diferente do outro; aquilo que torna um indivíduo e mais do que simplesmente uma pessoa”.

A TERRA: BAÇO E ESTÔMAGO A natureza do Elemento Terra é consolidar e manter. Entre os Cinco Elementos, ele é o que ocupa o centro, a posição de onde pode, com maior eficácia, unir e preservar os outros quatro. O corpo-mente precisa ser capaz de absorver para se alimentar. E, para absorver é preciso ser capaz de tomar o que está fora e apropriar-se dele. Este é o processo essencial da Terra, a transformação.

AS FUNÇÕES DO BAÇO 3.REGULAR A TRANSPORTE:

TRANSFORMAÇÃO

E

O

A primeira função é a transformação dos alimentos e bebidas ingeridos em KI do alimento, e o transporte dos nutrientes às outras vísceras. O mesmo é responsável pela transformação, separação e transporte de fluidos. Os fluidos corporais. “limpos” vão para os pulmões, para serem espalhados pelo corpo, e a parte suja entra nos intestinos onde continua a ser refinada. O baço saudável assegura a eficiência e

2.CONTROLA OS MÚSCULOS E OS QUATRO MEMBROS O baço é a base da nutrição. Assim, ele “controla” os músculos e os membros. 3.DESMBOCA NA BOCA E SE MANISFESTA NOS LÁBIOS A mastigação é o primeiro estágio da transformação dos alimentos, e, por esse motivo, está associado ao baço. O baço da origem ao sentido do paladar e ao apetite. A disfunção desse órgão se manifesta como lábios secos ou rachados.

4.CONTROLA A SUBIDA DO KI Ele “ergue” os órgãos internos, mantendo-os, assim, em seus devidos lugares. As folhas nessa função resulta em hérnias de disco. 5.ABRIGA O PENSAMENTO Domina os processos de raciocínio, de análise, de concentração e de estudo. Quando saudável, o baço confere forte capacidade de raciocinei e memória.

AS FUNÇÕES DO ESTÔMAGO 1.CONTROLA A DECOMPOSIÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS: Por meio de um processo semelhante à fermentação, o alimento é preparado pelo Estômago para ser refinado pelo baço e separado pelo intestino delgado. Neste primeiro estágio é encontrada a verdadeira base da nutrição do corpo.

2.CONTROLA O TRANSPORTE DE ESSÊNCIAS DE ALIMENTOS Juntamente com o baço, o mesmo controla o transporte de essências dos alimentos ao corpo todo, principalmente os músculos e os membros. Se o KI do estômago estiver fraco, as pernas e braços parecem ficar pesados, e a pessoa se cansa com facilidade.

3.CONTROLA A DESCIDA DO KI Porque o estômago encaminha os alimentos para o Intestino Delgado. A falha dessa função do estômago, muitas vezes provocada pela parada do KI fígado, causa arrotos, refluxo gástrico, soluços e vômito sinais de que o KI do Estômago se “rebela” e sobe.

O ESPÍRITO DA TERRA O espírito é o primeiro estágio do processo de concretização, isto é, de transformação de idéias em realidade. A terra absorve as sensações e percepções do corpo-mente, fragmenta-as como se fossem terra, e incorpora-as à mente. A atitude de pensar demais. A “emoção da Terra”, muitas vezes significa ficar preso a ciclos repetitivos de pensamentos. Isso impede que a energia desça em direção à Terra. Quando o pensamento não consegue chegar a

O METAL: PULMÕES E INTESTINO GROSSO O Elemento Metal simboliza nossa constante participação na vida, e seu funcionamento aparece na respiração. “Somos o que passa através de nós”, e define o EU de acordo com sua ação recíproca com o mundo exterior. Quanto mais pudermos “nos abrir” ao ambiente, e ao mesmo tempo deixar de lado as coisas do passado, maior é a nossa vitalidade e animação.

AS FUNÇÕES DOS PULMÕES 3.REGULAR O KI E A RESPIRAÇÃO Quando os Pulmões inalam o ar, extraem “KI Puro” do ambiente. A exalação é uma forma de expelir o “Ki impuro”. 2. CONTROLA OS CANAIS E OS VASOS SANGUÍNEOS Como os pulmões reagem o Ki e este propulsiona o Coração e a Circulação, assim controla os canais e os vasos

3.REGULAM AS PASSAGENS DE ÁGUA Distribui os Fluidos Corporais. Primeiramente, eles dispersam os Fluidos Corporais por toda a periferia do corpo; em segundo lugar, fazem descer os Fluidos Corporais até os Rins e a Bexiga. 4. CONTROLAM A PELE E O CABELO A superfície do corpo recebe a nutrição e umidade adequados, para os pulmões. Se os Fluidos Corporais forem adequadamente dispensados pelos Pulmões, a pele será lustrosa e o cabelo brilhante.

5.DESEMBOCAM NO NARIZ É o portão da respiração. Quando um fator patogênico externo invade, é comum o nariz ficar bloqueado e a pessoa espirrar frequentemente e obstrução nasal. 6.AS FUNÇÕES DO INTESTINO GROSSO Ele recebe alimento e bebidas do Intestino delgado, absorve os fluidos “puros” remanescentes e expele a parcela “impura” dos alimentos, na forma de fezes. Se os Pulmões deixarem de cumprir a sua função de descido, o Intestino Grosso pode não ‘receber Ki suficiente para assegurar a defecação. Isso dá origem à constipação, comum nas pessoas idosas, que

O ESPÍRITO DO METAL O Elemento Metal reflete tanto a capacidade de se envolver e de reagir como a de se distanciar e separar. Sua natureza dupla é como a respiração: expansão e concentração, recepção e eliminação. Cultivar o corpo revitaliza a mente o Espírito e promove a abertura e otimismo. O fato de termos uma superfície – a pele nos permite agir reciprocamente com os outros e com o ambiente; a pele

e o –

A alma Corpórea no qual faz do Elemento Metal se preocupa apenas com o presente. A alma corpórea pode ser comparada ao mundo vibrante e sempre novo das crianças, incessantemente imersa na descoberta do que as rodeia.

Related Documents

Os Cinco Diani Budas
October 2019 14
Modulo 3
October 2019 21
Modulo 3
June 2020 6
Modulo 3
October 2019 15