Oferendas nos s chakras no Atuação das
Introdução As oferendas rituais são assuntos controversos, e, no entanto todos só fazem-nas fazem-nas quando as suas diculdades os assoberbam assoberbam quando o mais correto seria fazerem-nas regularmente. As oferendas muito usadas nos cultos naturais (Umbanda e Candomblé) têm um sentido religioso e outro magístico. O sentido religioso é quando oferendamos nossas divindades reverenciando-as com amor, amor, fé e respeito. O seu sentido magístico é quando oferendamos nossas divindades e clamamos para que nos auxiliem em nossas diculdades prossionais, amorosas, familiares ou espirituais. É certo que quando oferendamos nossas divindades e guias espirituais só como ato de reverência, ainda assim costumamos pedir proteção.
Mas não são ativados pelas nossas mentes os seus poderes magísticos, que só o são caso, aí sim, as façamos com esses objetivos. Isto é assim, porque a oferenda religiosa consiste em nos colocar em sintonia vibratória, mental e religiosa com nossas divindades. Já a oferenda magística consiste em ativar os poderes de determinadas divindades e colocá-los em ação visando nos beneciar rapidamente, seja anulando atuações espirituais negativas, seja cortando demandas ou propiciando acontecimentos fortuitos. Também temos as oferendas de assentamentos de divindades, de guias espirituais da direita e da esquerda. Essas oferendas já têm outro sentido, pois consistem na obtenção permanente de poderes que não possuímos, mas que estarão à nossa disposição o tempo todo, bastando-nos ir até o assentamento e direcionarmos seu poder segundo nossa necessidade.
A oferenda ritual de assentamento é a concessão de poderes e quem os concede (as divindades ou guias espirituais) espera que nos portemos com dignidade, discrição e responsabilidade, tanto para com os poderes, quanto para quem os concedeu. O sentido da troca (obediência, discrição e responsabilidade para com os doadores do poder) está implícito na própria oferenda e na necessidade de renová-la periodicamente no ponto de forças das divindades, assim como, no de alimentar o assentamento e de limpá-lo, depurá-lo e mantê-lo iluminado e isolado dos curiosos ou profanadores do seu axé ou poder magístico, ativável mentalmente por quem o recebeu e tem o dever de cuidar bem dele.
Oferendar ritualmente propicia um auxílio efetivo. Realizar oferendas de assentamentos implica em deveres a serem cumpridos religiosamente. (Rubens Saraceni)
Índice C hakras e Energia .............. 6 Energias Puras ................... 8 Natureza ........................... 9 Entendendo os C hakras ......... 11 Os C hakras e suas cores....... 12 Aura................................. 16
C hakras e Energia
Estudo Oferendas na Umbanda - 07.12 Inscreva-se aqui!
C hakra
vêm do sânscrito e signica roda, são vórtices receptores e emanadores de energias localizados no nosso corpo espiritual. São responsáveis pela sustentação energético do nosso corpo físico e espiritual.
Quando equilibrados desenvolve bem o nosso ser em geral, mas quando se encontram com alguns problemas geram sérios distúrbios físicos e energéticos e doenças como o câncer até. Os Hindus foram os principais responsáveis pela difusão do termo chakra e seus ensinamentos de como harmonizá-los são as bases para o kardecismo que também rmou sua existência no ocidente. Partindo do princípio de que tudo no Universo é energia, entendemos que nosso corpo físico não passa de energias condensadas, ou seja, uma compactação de determinados elementos energéticos faz surgir a matéria em geral, inclusive nosso corpo físico. Atuação das Oferendas nos Chakras |
7
Energias Puras
Estudo Oferendas na Umbanda - 07.12 Inscreva-se aqui!
Natureza
O principal alimento do corpo material e espiritual está nas energias puras. A respiração, por exemplo, é um indispensável veículo destas energias.
Através do elemento ar é que tragamos para o corpo as outras energias necessárias. É por isso que quando entramos numa mata sentimos nosso pulmão mais refrescado, no caso, a mata mantêm um ar limpo e carregado de energias úmidas e fortalecedoras. Enquanto que no centro de uma grande metrópole como São Paulo, sentimos o pulmão carregado e com diculdades de trabalhar, isto acontece justamente por causa da poluição geral que desenergiza o ar.
Para um bom equilíbrio energético precisamos criar o hábito de ingerirmos alimentos saudáveis e frescos tais como, verduras, legumes, frutas e raízes. Atuação das Oferendas nos Chakras |
9
Mas além disto temos a capacidade de extrair as energias destes alimentos, alimentando assim nosso corpo astral e equilibrando nossos chakras. Estranho? Então veremos...Lembra de que os chakras são receptores de energias? Somos seres capacitados para lidarmos com as energias e não precisamos ter dons especiais ou mediunidade desenvolvida. Esta capacidade transcende os dons, as crenças e costumes terrenos, desta forma Deus capacitou todos os seus lhos para
que fossem capazes de extrair energias da natureza.
Pra se ter uma idéia todos nós já fazemos isto, mas de forma inconsciente, por exemplo: quem nunca cou descalço na terra para “descarregar” as energias eletroestáticas?
Atuação das Oferendas nos Chakras |
10
Entendendo os C hakras
Estudo Oferendas na Umbanda - 07.12 Inscreva-se aqui!
Os C hakras e suas cores Coronário
7 Violeta 6 Azul Índico 5 Azul Claro 4 Verde 3 Amarelo 2 Laranja 1 Vermelho
Frontal Laríngeo Cardíaco Esplênico Umbilical
2 5 3 6
7
1
Básico
4
Atuação das Oferendas nos Chakras |
12
Nº PÉTALAS
COR
ORIXÁ / SENTIDO
ELEMENTO
7º CORONAL
972
VIOLETA
OXALÁ / FÉ
CÔCO VERDE
6º FRONTAL
96
ÍNDIGO
OXÓSSI / ESTUDO
CAJÚ E MAMÃO
5º LARÍNGEO
16
AZUL CLARO
OGUM / LEI
MANGA E UVA
4º CARDÍACO
12
VERDE
OXUM / AMOR
MAÇÃ E ROSAS
3º ESPLÊNICO
10
AMARELO
OBALUAYÊ / EVOLUIR
CÔCO SECO
2º UMBILICAL
8
LARANJA
XANGÔ / JUSTIÇA
CARAMBOLA
1º BÁSICO
4
VERMELHO
CHAKRA
YEMANJÁ / GERAÇÃO AMEIXA E MELÃO
Temos então sete chakras maiores, relacionados com as sete linhas, sete vibrações: 7° chakra coronário
Relacionado à linha da Fé (cristalina) 6° chakra frontal
Relacionado à linha do Conhecimento (vegetal) 5° chakra laríngeo
Relacionado à linha ordenadora (eólica) 4° chakra cardíaco
Relacionado à linha do Amor (mineral) 3° chakra esplênico
Relacionado à linha da evolução (telúrica) 2° chakra umbilical
Relacionado à linha do equilíbrio (ígnea) 1° chakra básico
Relacionado à linha da geração (aquática) Atuação das Oferendas nos Chakras |
13
Estes são os sete chakras maiores e sua vibração natural, em cada encarnação eles assumem padrões diferentes de energia, pois encarnamos para aprender e vivenciar novas experiências, onde em cada uma temos um Orixá de frente que varia segundo nossas necessidades assim como um de ajuntó, o único que não muda é o Orixá de Ancestre (nosso Pai ou Mãe ancestral). Tirando o primeiro e o último chakra todos se abrem para frente e para trás, nosso Orixá de frente se assenta na frente do chakra frontal, direcionando o campo de conhecimentos os quais devemos absorver na encarnação (amor, fé, justiça, ordem...), nosso Orixá de ajuntó se assenta na parte de trás do frontal, nos dando equilíbrio e refreando o emocional... Nosso chakra coronário recebe do alto
todas as sete irradiações de maneira que aquela pertencente ao Orixá de Ancestre ca no centro (da or de lótus), com as
outras seis em volta, onde a ordem destas seis outras irradiações é que revelam os Orixás (vibrações) que se sobrepõem aos outros chakras nesta encarnação, como no
frontal, por exemplo, vejamos o próximo, laríngeo...é o chakra ordenador... Atuação das Oferendas nos Chakras |
14
Logo se no campo da ordenação necessitamos de mais amor, se assenta Oxum, no próximo que é o do Amor e se nele necessitamos de mais equilíbrio (especicamente) se assenta Xangô... Assim por diante... Logo em cada encarnação temos toda uma combinação de Orixás sobrepostos aos chakras que por si só já vibram
em freqüências características as quais são qualicadas para um melhor aproveitamento da encarnação.
Ressalto que estes chakras mencionados são o que chamamos de C hakrasVitais (principais), depois temos vinte e um secundários e outras centenas de chakras intermediários (pequenos), todos são controlados pelos sete chakras vitais. São os chakras que desenvolvem e mantêm a Aura, vamos comentar.
Atuação das Oferendas nos Chakras |
15
Aura
Estudo Oferendas na Umbanda - 07.12 Inscreva-se aqui!
A Aura É uma espécie de membrana energética que reveste os corpos físico e astral. Está numa distância média de uns 15 centímetros dos corpos. Através de nossos pensamentos, ações e sentimentos são identicados pelo nosso nível evolutivo, pois a aura reete-nos através de cores. Quanto mais brilhantes e claras as cores, mais estamos em equilíbrio espiritual, quanto mais apagado a cor da aura, mais materializados estamos.
A aura é o elemento responsável pela troca energética entre nós e o ambiente. Larvas astrais, formas-pensamento, dados energéticos, baixas vibrações, etc., vão se impregnando em nossa aura à medida que vamos convivendo e passando por diversos ambientes. A aura estando “contaminada”, os chakras também o serão e as conseqüências serão distúrbios, doenças, desequilíbrios em nosso organismo físico.
Atuação das Oferendas nos Chakras |
17
Cabe a nós, portanto, manter este complexo mecanismo de troca energética (chakras e aura), limpos e desobstruídos de qualquer energia negativa. Esta limpeza pode ser feita através de várias formas, combinadas ou não. Passes energéticos e magnéticos, orações, conduta moral adequada, bons pensamentos, defumações, banhos ritualísticos, velas, ir a sítios energéticos da natureza (praia, cachoeiras, matas, etc.), etc.
Já deu pra ter uma noção do que representa os chakras e energias para nossa existência. Mas não podemos nos esquecer que vivemos no plano terrestre, local este localizado no meio entre a luz e as trevas, isto signica que a terra é receptora de energias sutis e densas (boa e ruim), no entanto, os chakras que são vórtices responsáveis por absorver as energias do meio em que vivemos absorvem constantemente energias boas e ruins, certo? Sim, mas como fazer para nos defendermos e receber somente boas energias?
A solução é simples, anote: nunca ter pensamentos ruins, raivosos, irritar-se, magoar-se, etc. Fácil né? Bem, não é nada fácil. Somos seres em evolução passíveis de erros e se estamos aqui na terra é justamente para nos regularmos, ans de que venhamos nos desligar de tal forma da matéria e de suas energias densas para que nosso espírito se sutilize e alcance os planos superiores, resumindo, teremos que vir muitas outras vezes. Mas Deus, o Criador e Pai amoroso carregou o planeta de frutas, frutos, raízes, folhas, ervas etc, que são receptores e
concentradores das energias puras do universo, dando ligação a cada elemento natural a um determinado chakra. Desta forma podemos nos beneciar curando-nos e puricando-nos.
Ao comermos os alimentos de forma correta, eles geram grandes benefícios para o corpo físico e são indispensáveis na nossa dieta diária. Atuação das Oferendas nos Chakras |
19
Lembrando que tudo no universo é energia, entendam que os elementos naturais como frutas são dotados de energias ou prâna, do qual devemos nos alimentar, porém precisamos desenvolver algumas técnicas para extrair estas energias e recebermos no nosso corpo astral.
Atuação das Oferendas nos Chakras |
20
Este ebook é um fragmento do material
ocial do estudo Oferendas
na Umbanda A mão que oferenda pode realizar o inimaginável Estudo Oferendas na Umbanda COM RODRIGO QUEIROZ
Ou 7 DE DEZEMBRO INSCREVA-SE
#estudeumbanda
www.umbandaead.com.br