Aliança Bíblica Universitária do Brasil Estudo Bíblico de Crescimento
O perigo das riquezas Hoje em dia vivemos num mundo onde o consumismo tem tomado conta das pessoas. Grande parte das pessoas tem como objetivo principal de suas vidas o acúmulo de riquezas. Certamente você já deve ter ouvido expressões como “Dinheiro não é problema, é solução”, ou “Dinheiro não é tudo mas compra tudo”. A ganância, entretanto não é um problema novo. Vamos ler abaixo um texto sobre a história de um homem rico, passada na época de Jesus e um texto de Salomão, um dos reis mais ricos da história de Israel. Lucas 18 18 E perguntou-lhe um dos principais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? 20 Respondeu-lhe Jesus: Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe. 21 Replicou o homem: Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. 22 Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. 23 Mas, ouvindo ele isso, encheu-se de tristeza; porque era muito rico. 24 E Jesus, vendo-o assim, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 25 Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. Eclesiastes 5 10 Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade. 11 Quando se multiplicam os bens, multiplicam-se também os que comem; e que proveito tem o seu dono senão o de vê-los com os seus olhos? 12 Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a saciedade do rico não o deixa dormir. 13 Há um grave mal que vi debaixo do sol: riquezas foram guardadas por seu dono para o seu próprio dano; 14 e as mesmas riquezas se perderam por qualquer má aventura; e havendo algum filho nada fica na sua mão. 15 Como saiu do ventre de sua mãe, assim também se irá, nu como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na mão. 16 Ora isso é um grave mal; porque justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de ter trabalhado para o vento, 17 e de haver passado todos os seus dias nas trevas, e de haver padecido muito enfado, enfermidades e aborrecimento? 18 Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol, todos os dias da vida que Deus lhe deu; pois essa é a sua parte. 19 E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber a sua parte, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus.
1. No primeiro texto, qual foi o motivo pelos qual o homem não quis seguir a Jesus? 2. Hoje em dia ainda acontece esse tipo de situação? De que forma? 3. Por quê é tão difícil para um rico conseguir a salvação?
4. Algumas pessoas costumam dizer que o dinheiro é a solução de todos os problemas. Você concorda com isso? 5. Ao ler os textos acima se pode concluir que ter muito dinheiro é errado, ou seja contrário a vontade de Deus? 6. Levando em conta a possibilidade que temos de ser pessoas ricas, quais os cuidados que você acha que devemos tomar quanto a isso? Versículo para reflexão Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua vida? Mateus 16:26