O Messias Carlos Veiga Autocanonizou-se (Parte I) By Dr. Azágua
Você sabia? O Messias Carlos Veiga autocanonizou-se. Ele é o primeiro de muitos santos cabo-verdianos que ainda deverão surgir nessa república do MpD. E fêz algo mais: Talvez por ser tão perfeito no mundo dos homens, e se ter transformado em santo, ele se auto-elegeu presidente deste mesmo partido dando a ideia de que o homem não cometeu nenhum erro, muito menos crime, esse tipo de atestado de inocência total e de santidade cem por cento. Os factos, as denúncias, as evidências vêm evoluindo e caminhando bem mais rápido que os depoimentos. Nada mais constrangedor que um partido de duas caras; revolucionário e liberal na oposição, conservador e corrupto na situação. Meus amigos, digam-me uma coisa: o que é que o Carlos Veiga tem de democrático e de estadista? O homicidio de politicos do MpD e a ditadura de Carlos veiga tem criado muita apreensão nos seio dos seus membros, quer em Cabo Verde, quer na diáspora. E o regresso do quase-cadáver que voltou à vida por meios mágicos. Os politicos do MpD já se assumiram como incompetentes e não há como remediar. Agora é só ver na cara deles e gozar. Como pode um lider de um partido que ganha autárquicas ser desautorizado a recandidatar-se assim? Isto, sim, é que é democracia! Que abuso de poder, tristeza e pobreza intelectual !
Eleições é para eleger, mas já foi tudo decidido, é a democracia que temos. Mas então, democracia para quê? Mesmo que haja apenas um candidato, a eleição é para se saber se o povo do MpD queria ou não esse candidato. Escolha? Mas que escolha ? Carlos Veiga escolheu-se. Ponto final e basta! E falam de democracia... “Já dizia o José Luis Livramento que Carlos Veiga é pior que Salazar.” O Jorge Santos e os demais assumiram-se como incompetentes e são. Pelo menos é o que se verifica quando um moribundo reaparece mágicamente usurpando o poder.
Sinceramente estou profundamente chocado com a atitude de Jorge Santos. E ele hoje é considerado por muitos um lixo descartado. Resta dizer que nem tão-pouco fico surpreendido de testemunhar um êxodo em massa da JpD para a JPAI. Podem apostar! Que falta de respeito para a democracia! Qual é a mensagem para os futuros líderes políticos cabo-verdianos? Só o Messias Carlos Veiga sabe. Só ele sabe...