Biblioteca e Centro de Recursos Educativos 2009 – 2010
Guião: Como fazer um trabalho (segundo o Modelo Big 6)
Ao longo da vida escolar, uma das tarefas mais importantes com que um estudante se deparara é a realização de trabalhos. Muitas vezes esses trabalhos levantam vários problemas: Como e por onde começar? Onde encontrar a informação necessária? O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação?
Para navegar no oceano da informação, é sempre bom organizar um roteiro. Se conhecer o Guia / modelo Big 6, vai poder navegar mais tranquilamente e com segurança…
O Modelo Big 6 é assim designado por compreender seis grandes etapas: 1ª Etapa – Definição da tarefa 2ª Etapa – Estratégias de pesquisa de informação 3ª Etapa – Localização e acesso 4ª Etapa – Utilização da informação 5ª Etapa – Síntese 6ª Etapa – Avaliação
BCRE
Página 1 de 4
Biblioteca e Centro de Recursos Educativos 2009 – 2010
O que fazer em cada uma?
1ª Etapa – Definição da tarefa
O contacto com o trabalho deverá ser o tema definido para o trabalho. E aqui coloca-se a primeira importante questão. Será que se sabe exactamente aquilo que se pretende com o trabalho? O tema está claramente definido e ao alcance das capacidades do autor do trabalho? Dica: Não escolher um tema muito vasto. Mesmo que o tema seja geral, procurar tratá-lo de forma a reduzir o âmbito da pesquisa. Ex.: em vez de um trabalho sobre a poluição, escolher um determinado tipo de poluição, e, se possível, restringir o seu âmbito geográfico, freguesia, cidade…
2ª Etapa – Estratégias de pesquisa de informação
Depois de se saber com precisão qual é o tema a pesquisar, o passo seguinte é o determinar o tipo de informações que são precisas para esse tema. Dever-se-á estabelecer um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos. Trata-se de descobrir onde se vai procurar informação para o tema e quais as melhores fontes de informação ao dispor. Para isso, é preciso resposta às perguntas: Como e onde devo procurar? Quais são as fontes de informação disponíveis? Quais são as melhores? Quais são os métodos alternativos de obter informação? Além disso, é preciso identificar para cada tema a fonte de informação que poderá ser mais útil e encontrar um conjunto de palavras-chave para usar na pesquisa. Dica: A BCRE pode ajudar a definir uma estratégia de pesquisa, a indicar os sítios onde encontrar informações sobre o tema do trabalho. Não esquecer que, além da Internet, a BE tem disponíveis livros, enciclopédias, jornais, revistas, etc.
BCRE
Página 2 de 4
Biblioteca e Centro de Recursos Educativos 2009 – 2010
3ª Etapa – Localização e acesso
Com esta etapa inicia-se a investigação, pondo em prática as estratégias definidas na etapa anterior. Aqui vai-se fazer uso de ferramentas de pesquisa, seja no catálogo da biblioteca ou electrónico, seja na Internet, utilizar as palavras-chave estabelecidas na etapa anterior, aprender a fazer buscas significativas, para não haver perda de tempo. Dica: A BE dispõe de guiões que orientam a pesquisa no catálogo electrónico e/ou na Internet. Pode-se sempre também pedir ajuda ao professor ou ao funcionário que estiver na Biblioteca.
4ª Etapa – Utilização da informação
Depois
de localizar e aceder a uma fonte de informação, deve-se ler, visualizar, ouvir e
interagir com a informação disponível e decidir que aspectos são úteis para o trabalho. Dever-se-á extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Dever-se-á, assim, descartar a informação que não é relevante. Dica: À medida que se vai tomando notas, não esquecer de ir referenciando o autor dessa informação, para depois a incluir na Bibliografia. A Biblioteca tem um Guião que ensina a fazer correctamente citações e bibliografias.
BCRE
Página 3 de 4
Biblioteca e Centro de Recursos Educativos 2009 – 2010
5ª Etapa – Síntese
Esta
etapa envolve a aplicação de todas as informações consideradas necessárias para
resolver a tarefa definida na primeira etapa. Dever-se-á proceder à reestruturação e reorganização da informação dentro de uma nova e diferente forma, não se limitar a reproduzir o que se leu ou o que se copiou da Internet. Para o professor (avaliador do trabalho) têm muito valor as opiniões e conclusões do próprio, fundamentadas na informação que se reuniu, do que a cópia do que outros fizeram. O plágio (utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por Lei, por violar os direitos de autor. Sempre que no trabalho se utilizar textos de outras pessoas, dever-se-á colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na Bibliografia). Deve-se depois pensar na forma como se vai apresentar o trabalho. É um trabalho escrito? É uma apresentação electrónica? É uma página de Internet? É importante saber escolher a forma mais adequada de acordo com o tipo de trabalho e a informação reunida, mas também de acordo com as capacidades do próprio. Dica: na Biblioteca encontra guias que ensinam a apresentar trabalhos sob qualquer uma das formas acima enumeradas.
6ª Etapa – Avaliação A última etapa é a da avaliação que o próprio deve fazer sobre o trabalho realizado, tentando encontrar resposta para as seguintes perguntas: A tarefa está completa? Corresponde às expectativas do professor? Poderia ter feito melhor? O que foi que aprendi? Obtive a informação de que se necessitava? A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa? http://www.percursos.net/becre/modelobig6.htm
BCRE
Página 4 de 4