Minijornal Outubro09

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Minijornal Outubro09 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,207
  • Pages: 8
O jornal do minibasquete do Guifões Sport Clube

Outubro 2009

1

Baby’s Convívios: Não foram realizados convívios durante o mês de Outubro.

Ideias Soltas: O escalão de Baby’s surgiu da necessidade de permitir que muitos dos irmãos mais novos dos nossos atletas, que assistiam aos seus treinos, começassem também a ter uma ligação mais participativa com o basquetebol. Assim, foram criados os Baby’s, que no Guifões Sport Clube tem vindo a aumentar o número de participantes, sendo o clube da área do Porto, com mais crianças dos 4 aos 6 anos a praticar a modalidade, já ultrapassando as 20 crianças. Nesta faixa etária a nossa maior preocupação é desenvolver as capacidades motoras e a coordenação permitindo um primeiro contacto na iniciação ao basquetebol, sempre de forma lúdica e com muito divertimento. É gratificante a alegria com que todos os sábados estas crianças participam activamente, durante mais de uma hora, em jogos e brincadeiras, nunca dando por terminadas as energias para continuarem mais uns exercícios, até ao momento do grito final… Guifões……Guifões…..Guifões.

A Treinadora, Lurdes Miranda

2

Mini 8 Atleta do Mês: Elegemos como atleta do mês de Outubro do escalão de mini 8 o Miguel Queiroga. Criança que durante este mesmo mês faltou apenas ao último treino justificando a falta. Penso que este factor de presenças ao treino é fundamental pois temos que incutir nos mais jovens o factor responsabilidade, e fazê-los entender que estes têm tempo para fazer tudo, têm é que ser organizados e seleccionar bem o que é realmente importante. É também um atleta fácil de ensinar coisas novas, pois é receptivo e tem uma aprendizagem muito rápida: demonstrou sempre muita vontade de aprender e de estar atento em todos os treinos.

Convívios: Não foram realizados convívios durante o mês de Outubro.

Ideias Soltas: Como é a primeira vez que ambos os treinadores deste escalão estão a trabalhar com esta faixa etária, estávamos especialmente curiosos, para ver e sentir o desenvolvimento destes. Optamos por neste escalão dar significativa importância a parte coordenativa, tentando sempre que possível transmitir os valores do nosso desporto, Basquetebol. Este pode-se dizer que foi mesmo um mês muito positivo para este escalão, pois notaram-se em todas as crianças melhorias significativas. Além disto penso que tivemos uma agradável surpresa, porque para além de ensinarmos algumas coisas aprendemos também muita coisa através destas crianças. Apesar de todo o trabalho desenvolvido, tem sido uma experiência muito agradável para nós os dois, pois é neste escalão que os atletas começam a aprender todas as bases que vão ser fundamentais para o crescimento dos mesmos como jogadores desta modalidade. 3

Por último deixamos um Obrigado a todos os pais e atletas que ajudam a fazer do Minibasquete no Guifões, uma grande escola.

Os Treinadores, Ricardo Rocha e Ricardo Faria

4

Mini 10 Atleta do Mês: No final do mês de Outubro, o José Silva foi um dos atletas da equipa de Mini 10 que nunca faltou, ou seja, realizou todos os nove treinos. Acabado de subir para este novo escalão, não são perceptíveis grandes dificuldades de adaptação já que é um atleta sempre disposto a executar os exercícios com vontade, e que se dedica a superar os problemas que vão surgindo a cada etapa, sendo, por isso, um exemplo e uma fonte de incentivo para todos os outros atletas. Alegre e concentrado, o Zé consegue captar o que o treinador tem a dizer, qualidade fundamental a conservar não só no desporto como também na escola e no seu futuro social. Continua assim Zé!

Convívios: Não foram realizados convívios durante o mês de Outubro.

Ideias Soltas: Após um mês de trabalho com estes “pequenos”, o balanço a realizar é muito positivo. Com o início dos trabalhos em finais de Setembro, vi muitos Mini 8 subir para o escalão de Mini 10 e também algumas “caras novas” que, para nossa satisfação, se quiseram iniciar no Minibasquete. Contando com 25 atletas neste escalão, surgiu a necessidade de formar duas equipas, para podermos proporcionar aos nossos Minis um trabalho mais cuidado, aumentando o seu tempo activo em cada treino.

5

Nesta fase de desenvolvimento dos pequenos atletas é necessário que reforcem e sistematizem alguma da sua técnica individual, como por exemplo, o passe, o drible, o lançamento na passada e o lançamento em apoio, quer do lado direito, quer do lado esquerdo, de forma a resolver problemas de lateralidade e de coordenação. É, também, importante adquirir conceitos de defesa, ocupação de espaços e conhecer as regras sobre as quais o seu jogo se desenrola. Estas são as bases do trabalho dos nossos “pequenos” ao longo desta época e que conduzirão todos os treinadores que trabalham com o Mini 10 a desenvolver e a potenciar todos os atletas que neste grupo se encontram, desde os que agora se iniciaram na modalidade aos que já levam alguns aninhos de Minibasquete. Nesta faixa etária, é sabido que a capacidade de abstracção dos atletas é maioritariamente baixa e é aqui que reside a maior batalha da aprendizagem pois é necessário que exista concentração para adquirir todos os conhecimentos fundamentais para o bom desenrolar da prática da modalidade que, com o tempo e com a experiência, vão, certamente ser cimentados. O nível de assiduidade aos treinos durante o mês de Outubro foi cerca de 85% o que constitui uma boa marca merecendo, também, os pais, uma palavra de apreço por incentivarem os seus filhos à prática desportiva e por moldarem, muitas vezes, a sua vida em função disso mesmo. Os convívios terão início no próximo mês de Novembro e, como é sabido, apela-se sempre à presença e à união de familiares e amigos para apoiarem os nosso “pequenos” em mais uma época de Minibasquete cheia de aprendizagem e alegria!

O Treinador, João Carvalho

6

Mini 12 Atleta do Mês: João Oliveira Apesar de só ter entrado este ano para o Minibasquete é um exemplo a seguir, pois tem trabalhado muito bem, sempre concentrado e procurando melhorar em cada treino com muita humildade. Por este esforço, presença em todos os treinos e bom comportamento é o atleta do mês de Outubro. Parabéns João, continua a trabalhar, continua a ser humilde.

Convívios: Não foram realizados convívios durante o mês de Outubro.

Ideias Soltas: Finalmente! Sim, finalmente começou a nova época e confesso que já tinha saudades de ver e sentir a alegria que os nossos jovens atletas nos conseguem transmitir e que em cada treino enche o “velhinho” pavilhão Engenheiro António Maia. Os primeiros treinos, em Setembro, foram realizados em conjunto para integrar os novos atletas que este ano chegaram e também promover o contacto entre todos os atletas dos diferentes escalões. Relativamente aos treinos dos Mini 12 notou-se nos primeiros dias alguma falta de concentração. No entanto, nota-se muito empenho e vontade de evoluir o que nos deixa muito satisfeitos. Meninos (as) continuem a trabalhar com mais concentração e cada vez mais vontade em cada treino pois só assim podem evoluir quer individualmente quer como equipa. Estejam atentos e ouçam os treinadores pois será sempre o melhor para vocês. Quero também aproveitar para relembrar que a componente escolar tem para nós (coordenação) uma elevada importância por isso é preciso estudar. 7

Divirtam-se porque… “Ser Mini é fixe!”.

Os Treinadores, Sérgio Pinto e Vítor Félix

8

Related Documents