INTRODUÇÃO O O homem aprendeu a conhecer e a dominar os fenómenos naturais do dia-a-dia, dia procurou-lhes lhes as causas para os poder compreender e explicar. Ao longo da história esses conhecimentos foram sendo organizados em ciências e em técnicas. técnicas Os sentidos (visão, audição, tacto, paladar e olfacto) são essenciais à vida diária e à sobrevivência; reconhecemos as coisas pela forma, pelo som, pelo tacto, pelo cheiro e pelo paladar. Mas o homem manifesta-se manifesta se também pela arte. Ela é a expressão dos seus modos de vida, das suas experiências e sentimentos e da sua sensibilidade. Estas são as questões que constituem o campo de actuação desta área disciplinar. Podemos, efectivamente, dizer que a Educação Visual e Tecnológica tem uma componente técnica e científica e uma componente expressiva. O seu objectivo essencial é procurar que cada um encontre a sua própria forma de expressão permitindo-lhe exercer o seu bom desempenho cívico e produtivo. Em suma, a EVT visa o desenvolvimento de competências que permitem ao aluno pôr em prática rática a criatividade resultante da sua boa conduta cívica.
FINALIDADES DA EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA Quando queremos conhecer uma coisa, temos que observá-la, observá la, para podermos descrevê-la, la, dar uma opinião sobre ela, apreciá-la. apreciá Para conhecermos qualquer qualquer coisa passamos sempre por um tempo de observação, de estudo, a que se segue uma fase de reflexão. Conhecemos e experimentamos o mundo a partir dos nossos sentidos, sendo a visão o sentido mais importante na exploração do que nos rodeia – o meio envolvente. envolvent Com a visão percorremos o espaço que nos envolve, diferentes formas e cores, estabelecemos a nossa posição relativamente ao que nos rodeia (atrás de, ao lado de, à frente de, em cima de, …). Mas se a visão nos dá a possibilidade de ver o mundo, a mão permite-nos pe agir sobre ele. Por outro lado, a reflexão que fazemos ajudar-nos-áá a organizar os nossos conhecimentos, ordenar as nossas tarefas; ajudar-nos-á, ajudar á, enfim, a compreender o mundo em que vivemos. O estudo do mundo que nos rodeia poderá ser dividido em grandes temas, como por exemplo: - Ambiente (natureza, arquitectura, etc.), - Comunidade (trabalho, cultura, recreio, etc.), - Equipamento (pessoal, escolar, etc.).
MAS COMO VAMOS TRABALHAR? Aquilo que já conhecemos ou sabemos é simples para nós. Mas para aprendermos outras coisas ou aprofundarmos o nosso conhecimento do meio envolvente, é necessário organizar o nosso trabalho, dar-lhe dar um sentido, pensar como o vamos fazer – Para isso teremos que planificar,, ter um método de trabalho (passar por várias fases ou etapas de trabalho).
Prof. Isabel Manso