Medinews 16

  • Uploaded by: Franz Victor dos Santos Ramos
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Medinews 16 as PDF for free.

More details

  • Words: 4,316
  • Pages: 4
UNIDADE dISTRITO FEDERAL SOS Taguatinga a todo vapor Com atividades iniciadas há três meses, os trabalhos têm se intensificado e a procura por serviços é cada vez maior Depois de muita expectativa e preparativos, o SOS em Taguatinga, no Distrito Federal, chega ao terceiro mês de operação em pleno funcionamento. Localizado em uma área privilegiada, na qual o acesso das vias é facilitado, a unidade possibilita atendimento ainda mais ágil e eficiente, característicos do trabalho da Medilar. “Fixamos o SOS Taguatinga nessa região pensando na facilidade e potencial da área”, explica a gerente administrativo-finaceiro da Medilar, Deborah Santos. O empreendimento recebeu o investimento de aproximadamente 600 mil reais. “Aplicamos esse capital na estruturação física do local, compra de móveis, contratação e treinamento de funcionários, aquisição de material médico, bem como a compra de quatro UTIs móveis zero quilômetro, completamente equipadas para o atendimento de emergências”, comenta Santos. A nova unidade oferece os serviços de Atendimento Pré-Hospitalar, Área Protegida, Medifone, Remoção Inter-Hospitalar e Transporte Aeromédico. “As atividades estão se intensificando e a procura tem sido cada vez maior”, conta André Ferreira Soares, enfermeiro coordenador da base BSB.

Ano 5 - Edição 16 - Março e Abril/2009

Em atividade desde 1º de dezembro, a unidade já realizou vários atendimentos emergenciais, além de remoções simples e monitoradas. Para os próximos meses, a expectativa é a melhor possível para o enfermeiro coordenador da base. “Esperamos atender a uma grande demanda de usuários com muita eficiência e qualidade”. A base de Taguatinga é um espaço bem estruturado que dá condições agradáveis de trabalho, possui sala de TV, cozinha e quartos de descanso para os profissionais. Ao todo, conta com dez médicos, um enfermeiro, dez técnicos em enfermagem, dez socorristas e uma auxiliar administrativa. As atividades estão sendo desenvolvidas com qualidade e pontualidade, atendendo de maneira satisfatória aos seus clientes. Um dos atendimentos que comprova essa tese é contado por Soares: “um senhor que teve fratura de colo do fêmur. Prontamente, a equipe do SOS deslocou-se até a residência e com muita eficiência respondeu às expectativas não só da vítima, mas também de toda família, que se encontrava bastante ansiosa. A equipe mostrou profissionalismo, atendendo não somente a pessoa ferida, mas de maneira geral, toda família que, amparada, teve tranquilidade durante o atendimento”.

SOS Unimed - Taguatinga (DF)

Anselmo Tozi, Secretário Estadual de Saúde do Espírito Santo e Dr. Marcelo Mattar, Diretor Presidente da Medilar, na solenidade de 12 de Fevereiro, em Vitória (ES)

Medilar fecha seu primeiro grande contrato com o setor público Empresa atende a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo Na manhã de 12 de fevereiro foi concedida, na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) em Vitória, uma coletiva de imprensa para anunciar o início da prestação dos serviços médicos emergenciais da Medilar para todo o Estado. O contrato foi firmado em atendimento a uma licitação já publicada no Diário Oficial. Estiveram no evento, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina (CRM), Dr. Severino Dantas Filho, subsecretária de Saúde de Vitória, Rosane Mageste, subsecretário de Gestão Hospitalar da Sesa, Anselmo Dantas, além do diretor-presidente da Medilar, Marcelo Mattar, coordenadora de enfermagem, Juliana Amaral, do coordenador de frota e patrimônio, Sandro Farias e do coordenador das atividades da Medilar em Vitória, Gersonito Sobreira. A estrutura da Medilar ficou pronta em tempo recor-

de com a mobilização de todos os departamentos da empresa. São inicialmente cinco UTIs móveis e sete equipes médicas, compostas por médicos, enfermeiros e socorristas que estão de prontidão. As atividades iniciaram-se em 13 de fevereiro e a empresa está realizando os serviços de remoções simples e monitoradas intermunicipais de pacientes. “O serviço será usado, fundamentalmente, para o transporte inter-hospitalar, principalmente em remoções para leitos de UTI. Mas, também será garantido o atendimento de pacientes que precisem realizar algum exame de urgência. Com isso, vamos preencher a demanda de remoções que não era atendida no interior e abranger o Estado inteiro”, explicou Anselmo Tozi. Toda a população do Espírito Santo poderá contar com o serviço. “A previsão é que sejam feitas 1.300 remoções/mês”, conta a coordenadora de enfermagem da Medilar, Juliana Amaral.

Palavra do Presidente

Uma década de parceria com o Center Shopping

Os noticiários e jornais só falam em crise. Nas conversas o tema é recorrente. Mas a Medilar tem visto esse momento econômico mundial com uma grande oportunidade para inovar, investir no talento das pessoas e, mais do que isso, superar a si mesma.

Serviço de área protegida proporciona proteção às pessoas durante lazer e compras

Porque sabemos que sem crise não há desafios, não há mérito. Nossa resposta a tudo isso tem sido trabalho duro e alguns resultados podem ser vistos nessa edição. Nossa atuação em cobertura de eventos recebe um aumento de demanda a cada dia. Com isso, a Medilar está presente nos maiores shows, encontros empresariais e grandes comemorações do país, levando proteção e segurança para os mais variados públicos. Outro serviço que sempre recebe elogios é o de área protegida. Um dos nossos clientes nesse segmento é o Center Shopping, maior shopping de Uberlândia. Uma parceria duradoura que acaba de completar dez anos. Também estamos nos organizando para o segundo Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva. Um evento que irá discutir estratégias para a melhoria da qualidade de vida através da prevenção. E vamos realizar, em maio, o II Medilar Tennis Cup, uma das maiores competições do Estado, que levará novamente para as quadras do Praia Clube, em Uberlândia, tenistas de renome internacional. Um evento que valoriza a saúde e o esporte. Continuamos investindo em nossas unidades e serviços. O SOS Londrina, por exemplo, acaba de receber nova UTI Móvel e o SOS Taguatinga, com atividades iniciadas há três meses, tem seus trabalhos intensificados. Outro destaque é o transporte aeromédico que tem beneficiado centenas de clientes nos momentos mais urgentes e essenciais. Por tudo isso, somos um exemplo de que com trabalho se supera a crise. E quem supera a crise, supera a si mesmo.

Dr. Marcelo Mattar Diretor Presidente Redação: Lead Comunicação Jornalista: Janaina Depiné MTB/MG: 6668 Editorial: Dr. Marcelo Mattar Diagramação: Graciela A. Deus Faria Coordenação: Zé Elias Tiragem: 2.000 exemplares

Experiência e bons serviços prestados garantem à Medilar a confiança do Center Shopping. Há dez anos prestando o serviço de Área Protegida, a Medilar proporciona para os funcionários e para o público que frequenta o local a segurança de um atendimento médico de urgência e emergência de qualidade e com a agilidade de quem possui, dentro do espaço físico do cliente, profissionais de saúde disponíveis durante todo o período de expediente. Com uma área total de 96.000m², onde ficam distribuídas mais de 200 empresas entre lojas, restaurantes, lanchonetes e cinemas, além de centro de convenções e hotel, o maior empreendimento de compras, negócios e lazer do interior de Minas recebe uma média de 700 mil pessoas por mês. Esse fluxo de público conta com a assistência da Medilar e deverá aumentar em função do projeto de expansão do Center Shopping que está em andamento e ampliará o espaço físico em quase 80% e a área destinada às lojas em mais de 60%.

“Escolhemos a Medilar por ser uma empresa pioneira em Uberlândia na prestação de serviços na área de saúde, fato que trouxe para o Center Shopping uma modalidade inovadora de serviço para proporcionar o máximo de agilidade e eficiência em atendimento médico”, explica William Costa Dias, superintendente do Center Shopping. William ainda comenta que dispor dos serviços da Medilar dá o diferencial aos serviços prestados pelo shopping. “Através desse serviço, o Center Shopping pode dispor aos clientes e parceiros um atendimento diferenciado tanto na enfermaria própria quanto em situações de emergências e urgências, por meio do acionamento da UTI Móvel”.

Martins comemora 55 anos em grande estilo Para celebrar os 55 anos de fundação do Grupo Martins, completados em 2008, a empresa organizou dois eventos que engrandeceram ainda mais a data. Cerca de 800 convidados, dentre eles fornecedores, clientes e colaboradores, participaram da já tradicional festa de comemoração ao aniversário do Sistema Integrado Martins. O evento ocorreu no dia 03 de dezembro, no Center Convention, em Uberlândia. E contou com o pronunciamento de fundador do grupo, Alair Martins e do atual presidente, César Suaki. A comemoração ainda teve show com Mara Faria Trio e diversas atrações. Em eventos de grande porte como este, a presença de profissionais da área médica é indispensável para que, em caso de imprevistos, a equipe possa prestar socorro de forma precisa. Para garantir essa segurança, a Medilar ofereceu suporte durante todo o evento. “É de grande importância a participação da Medilar neste tipo de evento, pois em casos de acidentes, a precisão e rapidez são essenciais para que o evento não perca seu glamour e os convidados não se sintam

constrangidos com situações de riscos”, declara a responsável pelo departamento de planejamento da R&B Propaganda, organizadora o evento, Jaqueline Ferreira de Almeida. Outro acontecimento que marcou a comemoração foi a 3ª caminhada de final de ano do Martins, realizada no Parque do Sabiá. Mesmo com o tempo instável, disposição foi o que não faltou aos participantes. Os cinco quilômetros da pista do parque foram percorridos por vários colaboradores, que fizeram o trajeto com tranquilidade, pois a Medilar garantiu o atendimento médico em caso de emergência. O organizador do evento, Robson Antônio Pinto Júnior, disse que a presença da Medilar foi de extrema importância, pois garante a segurança dos colaboradores. “A assistência da Medilar permitiu que os associados realizassem as atividades despreocupados. Com foco apenas no exercício.” Ao final do percurso foram entregues as medalhas premiando pela participação e conclusão do trajeto.

LearJet PT-OPJ

Depois de uma década de parceria, o resultado só poderia ser esse: “Estamos bastante satisfeitos com o trabalho realizado pela Medilar. Esperamos que a empresa continue investindo em aprimoramento para oferecer serviços e produtos cada vez mais diferenciados que atendam às necessidades de seus parceiros”, diz o superintendente.

Center Shopping - Uberlândia (MG)

Transporte aeromédico ajuda A salvar vidas pelo Brasil Serviço afirma compromisso da empresa com a saúde e o bem estar.

Em funcionamento desde dezembro de 2008, o serviço de Transporte Aeromédico já realizou vários voos pelo país. Confirmando o compromisso de salvar vidas, a empresa transportou com sucesso e agilidade pacientes em situação de risco. O primeiro voo foi realizado dia 18 de dezembro. De lá pra cá, vários pacientes contaram com o serviço. Uma das beneficiadas por essa nova opção oferecida pela empresa foi uma paciente de Uberlândia, encaminhada com urgência para realizar um transplante de fígado em Belo Horizonte. “A recepção dos clientes quanto ao serviço tem sido muito boa. Prova disso é que em dois meses de operações, já contabilizamos quase duzentos mil clientes. Isso demonstra credibilidade e confiança dos clientes no trabalho da Medilar/Algar Aviation, sempre pautado pela seriedade”, comenta o coordenador médico da Medilar, Daniel Chadud Matoso.

Dentre as remoções realizadas, podemos destacar uma que emocionou a equipe. Foi o caso de um recém-nascido portador de má formação cardíaca, que poderia chegar a óbito caso não fosse submetido a uma cirurgia de emergência. O bebê de apenas um dia de vida respirava com ajuda de aparelhos e apresentava queda na pressão sanguínea. O caso era grave e o tempo um fator determinante. “A criança precisava ser submetida a cirurgia a ser realizada em São Paulo (SP). Não havia possibilidade de transporte terrestre, pois ela não resistiria a um percurso de oito horas”, explica Daniel Matoso. Uma hora e vinte minutos após o embarque em Uberlândia, o bebê e seu pai desembarcaram no destino, acompanhados pela equipe médica composta por médico neonatologista, enfermeiro, além de piloto e co-piloto. “Segundo informações médicas a cirurgia foi um sucesso e a criança passa bem”, conta Matoso.

Cobertura Super Casas Bahia Atuação da Medilar é elogiada pela organização do evento

Uberlândia sedia segunda edição do Medilar Tennis Cup Competição será realizada em maio e promete atrair tenistas de renome internacional

Pela segunda vez, a Medilar fez a cobertura do Super Casas Bahia, evento promovido pela rede de lojas, em São Paulo (SP). Durante quase três meses, uma mega estrutura, de aproximadamente 150mil m², abrigou áreas destinadas a compras, entretenimento e lazer. Entre funcionários e visitantes, aproximadamente 15 mil pessoas foram atendidas pela estrutura médica da Medilar, presente com seis ambulâncias e 14 funcionários trabalhando todos os dias, entre 9h e 24h,

de segunda a segunda. “Atendimentos desde os mais simples, como cortes e torções, até crises convulsivas e paradas respiratórias foram realizados”, comenta Juliana Amaral, coordenadora de enfermagem da Medilar. Amaral conta ainda que a qualidade e agilidade nos atendimentos médicos prestados foram muito elogiados pela organização do evento: “Atender com excelência, rapidez, ética e cortesia é um dos grandes diferenciais da Medilar”, garante.

SOS Londrina recebe nova UTI Móvel

O II Medilar Tennis Cup será realizado novamente em Uberlândia, Triângulo Mineiro. A Medilar já se movimenta para preparar uma das maiores competições de tênis do Estado, que acontecerá entre os dias 16 a 24 de maio. O torneio que no ano passado surpreendeu pela quantidade de competidores de renome internacional promete para essa edição o mesmo sucesso. Reconhecimento para os atletas, pontuação no ranking mundial além da distribuição de U$15 mil dólares em prêmios tornarão os jogos ainda mais disputados. A competição ocorrerá nas quadras do Praia Clube, uma das melhores estruturas de Minas Gerais. As finais serão transmitidas pela BandSports e estima-se um público de 30 mil pessoas para todo o evento. O Torneio Future Internacional é um evento oficial e está inscrito no calendário da International Tennis Federation – ITF, da Associação dos Tenistas Profissionais – ATP e também da Confederação Brasileira de Tênis – CBT. A Medilar propõe ainda o incentivo à prática esportiva. “Um dos objetivos desta competição é incentivar a prática de esportes, diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas”, comenta o diretor presidente da Medilar, Marcelo Mattar. A organização do evento ficou novamente a cargo da Try Sports, empresa especializada em eventos de tênis e que organiza os principais eventos do país, inclusive o Circuito Unimed de Tênis. Os jogadores interessados já podem se inscrever através do site: http://www.itf.com , ou entrar em contato pelo [email protected] ou (34) 9199-8095.

Qualidade de vida foi discutida em seminário de medicina preventiva Zenaide M. L. Camillo, Dr. Carlos Alberto Boer, Dr. Issao Yassuda Idihara, Izonete Meneguzzo, Dr. Hélio Bastitella, Jorge Luís Gonçalves, Dr. Ricardo Guaraldo e Equipe do SOS Unimed na entrega da UTI Móvel em Londrina (PR)

A Unimed Londrina recebeu de Ricardo Guaraldo, diretor operacional da Medilar, no dia 23 de dezembro em Londrina (PR), uma nova unidade avançada de vida (UTI Móvel). Estiveram presentes na ocasião: o diretor presidente da Unimed, Dr. Issao Yassuda Idihara; o diretor de provimento em saúde, Dr. Carlos Alberto de Almeida Boer; o superintendente de provimento em saúde, Jorge Luís Gonçalves; a gestora de unidade de negócios, Zenaide Macedo Leão Camillo; e a equipe do SOS Unimed.

A nova UTI Móvel é totalmente equipada com maletas médicas, desfibrilador, respirador, oxímetro de pulso, eletrocardiógrafo, kits de emergência e todos os tipos de medicamentos para o atendimento de urgências e emergências. “A nova ambulância representa a renovação de frota, o que reflete na excelência do atendimento aos clientes Unimed”, comenta Izonete de Cássia Meneguzzo, coordenadora do SOS Londrina.

Evento reúne singulares Unimed e parceiros de todo o país A Medilar participou do segundo Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva, realizado entre os dias 4 e 6 de março, em São Paulo (SP). O evento reuniu parceiros, médicos, dirigentes e técnicos de todo o país que trocaram informações e experiências sobre a área de medicina preventiva. “O evento reafirmou a importância de investimentos em prevenção, principalmente para pacientes com doenças crônicas e idosos. Trabalhar de forma preventiva tende a evitar patologias decorrentes de uma

doença crônica, melhora a qualidade de vida do paciente e reduz custos com a saúde”, afirma Sueli Oliveira, enfermeira do GDC Medilar. A Medilar esteve presente pela segunda vez como uma das empresas que apoiaram o evento, levando seu estande e colaboradores que apresentaram os produtos e serviços da empresa. “Foi uma ótima oportunidade de nos aproximarmos de nossos parceiros e ainda fazer novos contatos”, comenta Marcelo Mattar, diretor presidente da Medilar.

Humanização do atendimento interfere positivamente na recuperação de pacientes GDC

Parcerias

O Gerenciamento de Doentes Crônicos (GDC) foi criado para proporcionar aos pacientes um atendimento individualizado e contínuo, já que grande parte dos fatores que levam ao desenvolvimento dessas doenças está relacionada a aspectos emocionais, culturais e estilo de vida.

O GDC Medilar tem desenvolvido diversos projetos em parceria com as Unimeds. “Existe um grande desafio a ser superado e que envolve basicamente a adesão formal e o monitoramento continuo dos beneficiários selecionados”, conta o diretor. Através de uma abordagem dinâmica, a Medilar está ampliando e aprimorando os processos de prospecção e captação de beneficiários, sempre inseridos no contexto de cada operadora Unimed, respeitando suas peculiaridades.

O monitoramento e o envolvimento da família, médicos assistentes e do próprio paciente possibilitam grandes melhorias na qualidade de vida. Esse monitoramento ganhou extensão com a reformulação do site: “Trata-se de uma transformação do enfoque meramente curativo para um modelo assistencial embasado nos conceitos de saúde, com visão holística do ser humano”, explica Ricardo Guaraldo, diretor de operações da Medilar.

Site O site GDC Medilar, criado para complementar o atendimento dos pacientes assistidos pelo serviço, foi totalmente reformulado no início do ano visando facilitar o fluxo de informações e orientações. De forma simples e objetiva permite uma leitura agradável. Além de artigos, dicas de saúde, fóruns de discussão e notícias, o site disponibiliza uma sugestão de cardápio semanal elaborado por nutricionista. Segundo o diretor de operações da Medilar, Ricardo Guaraldo as mudanças visam incrementar os processos de comunicação com os pacientes e médicos assistentes buscando maior integração e sinergia das ações voltadas para a qualidade de vida.

Atualmente o GDC Medilar atende a cerca de 700 pacientes nas cidades de Araraquara (SP), Campinas (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Londrina (PR).

Depoimentos dos profissionais do GDC

“Atender aos pacientes do GDC é uma satisfação muito grande. A cada dia aprendo mais com as visitas realizadas. “Trabalhar como enfermeira do Gerenciamento de Doentes Crônicos é muito gratificante, principalmente pelo retorno que recebo de meus pacientes. Um deles, hipertenso e que já fez cirurgia de revascularização cardíaca, estava sem motivação para iniciar exercícios físicos, que já haviam sido sugeridos pelo seu cardiologista. Com minhas visitas, consegui motivá-lo e conscientizá-lo da importância de praticar exercícios físicos. “Sinto vontade em ir à academia, pois sei que você virá em minha casa e irá me perguntar se estou indo. Sinto orgulho em dizer que agora vou à academia regularmente e sei que isto está me fazendo muito bem”, disse. Este é um dos exemplos que causam imensa satisfação em trabalhar com esse público. Sinto-me acolhida durante as visitas, sou recebida com um cafezinho, um sorriso, um abraço, por pessoas que se sentem felizes em me receber em suas casas, pois sabem que estou ali para ouvi-las, orientá-las e enxergá-las como um ser integral, em seu cotidiano e de sua família, visando à melhoria da sua qualidade de vida.” Nathalia Lébeis

Venho cuidando, a aproximadamente seis meses, de um paciente que me recebe com muito carinho. Sua esposa sempre relata que, durante o decorrer do mês, procura seguir as orientações nutricionais que venho indicando para melhorar e manter a qualidade de vida. Ela conta ainda que quando ele não quer comer verduras e legumes, sempre o lembra de que a enfermeira voltará e que ele se comprometeu em seguir as orientações. Assim, o paciente vem melhorando a cada dia. Até caminhada, que não gostava muito de fazer, hoje, faz todos os dias. Em minhas visitas percebo que todos da casa me tratam como uma pessoa muito esperada e me fazem sentir como um membro da família. Ao término da visita nunca consigo sair sem o famoso café (da manhã ou da tarde). Eles fazem questão de dizer que estavam me esperando e sempre acabo reconhecendo os talentos culinários da esposa do meu paciente. Saio da casa sempre muito feliz e me sinto lisonjeada em ser tão bem recebida e com o carinho deles.” Andréia Cristina da Costa

“O trabalho do GDC influencia na mudança dos hábitos de vida de diversas famílias. Durante a visita o paciente se sente tranquilo para questionar sobre suas dúvidas e ouvir os assuntos pertinentes à sua saúde e aos riscos que corre se não promover mudanças. Visito uma senhora de 75 anos que me recebe com satisfação e carinho cada vez que chego à sua residência. Com muitos problemas de saúde, hipertensa, obesa, sozinha e cheia de preocupações, lentamente está realizando mudanças na sua rotina de vida. Sem saber exatamente os malefícios de alguns alimentos que consumia e o risco que corria por tomar medicações por conta própria, ela demonstrou muito interesse quando expliquei o porquê da escolha por uma dieta mais saudável e equilibrada e como a automedicação é prejudicial para sua saúde. Ao longo de seis meses de visitas, já podemos conversar sobre mudanças que ela realizou na alimentação, atividades físicas e na preocupação que hoje ela tem em seguir à risca sua medicação. As visitas domiciliares fazem com que as pessoas se sintam motivadas e melhoram a auto-estima e o bem estar dos pacientes.” Fabiana Rodrigues Martins

“A receptividade ao programa GDC Medilar é fantástica. Sentimos como se fôssemos parte integrante da família. A cada visita fortalecemos os laços de confiança e vínculo. É maravilhoso podermos auxiliar os pacientes a modificar pequenos hábitos, visando a saúde e melhoria em sua qualidade de vida. Trabalhar com isso é muito gratificante; como não sorrir em ouvi-los dizer que a nossa visita é o mais importante remédio? Ou sermos recepcionadas com um enorme sorriso no rosto, e a cada pequena mudança em seu dia, sermos lembradas? Temos alguns exemplos de que conseguimos mudar pequenos detalhes que poderão ser definitivos no processo de envelhecimento com qualidade de vida. Acompanho uma paciente com Hemiparesia (perda discreta da força muscular, paralisia moderada) à direita devido a um Acidente Vascular Cerebral (derrame). Nas primeiras visitas, ela era incapaz de manter-se em pé, ereta, pois não sentia segurança. Após as orientações, a paciente decidiu iniciar uma atividade física e escolheu a hidroginástica, que tem feito com auxílio de sua irmã. Após cinco meses de acompanhamento do GDC, em uma visitas, eu a aguardava na sala e eis que ela surge, caminhando sozinha. Não pude conter minha alegria e emoção em vêla de pé, andando, com dificuldade, porém sem auxilio de terceiros e com muito mais confiança que antes. Sem dúvida, é uma satisfação única poder confirmar como nosso apoio e incentivo podem mudar, e muito, a vida de cada um de nossos pacientes.

“O trabalho como enfermeira visitadora pelo GDC Medilar tem sido muito gratificante. Principalmente quando chego à casa do paciente e sou recebida com alegria, gentileza e, muitas vezes, com um abraço fraterno. O desenvolvimento do vínculo entre enfermeira e paciente é fundamental para nós, já que estamos todos os meses adentrando na intimidade do lar, conhecendo a família, com todo o cuidado de um envolvimento dentro dos limites éticos profissionais. O reconhecimento do nosso trabalho pelo paciente é algo muito presente e os resultados na qualidade de vida deles são perceptíveis. Mudar um hábito nocivo aos pacientes é algo desafiador. Aos poucos conseguimos ajudá-los a entender e a absorver nossas orientações. Em uma de minhas visitas, tive o prazer de ouvir de uma paciente que é muito grata pelo programa e, se eu não a tivesse visitado, ela não teria percebido o quanto sua pressão estava alta e o quanto era necessária a mudança de hábitos alimentares para que melhorasse. Ela me agradece sempre com um abraço sincero. É muito bom ouvir do paciente que gosta muito das visitas, e muitas vezes sou recebida com um bolo quentinho ou um lanche, seguido de uma frase “fiz pra você!”.

Ajudá-los, montando estratégias para facilitar a adesão às orientações é nossa meta diária.”

Em uma visita percebi o quanto a minha presença, apenas ouvindo um pouco sobre a vida do paciente, melhorou a tristeza que sentia em sua depressão. Minha visita mensal é coroada com um cafezinho fresco, e uma frase: “adoro quando você vem aqui; minha dor já melhorou”. Não podemos ter apenas o olhar clínico, do exame físico, dos sinais e sintomas, e sim o olhar humanizado, vendo o paciente como um todo: físico, emocional e familiar.”

Miriam Terumi

Juliana O. Constantino Rocha

Em nosso trabalho além de identificar agravos, monitorar patologias já instaladas, realizar orientações para melhorar sintomas ou prevenções de novas patologias, podemos identificar situações que afetam a funcionalidade familiar. Por isso, é importante que a visita domiciliar seja programada de acordo com a necessidade de cada cliente. Nesse contexto, há a participação de todos os membros familiares, pois se um não está bem, isso afeta os outros membros também. Adquirimos um vínculo muito grande com essas famílias, tornando nosso trabalho mais valoroso. É por meio dessa afetividade que alcançamos sua confiança para a promoção da saúde. Em fevereiro de 2008 o GDC Uberlândia completa um ano de trabalho e nesse tempo a relação entre clientes e enfermeiras se estreitou bastante. Isso está tão nítido, que muitas vezes eles nos relatam problemas psicológicos e familiares, buscando meios para tentar resolvê-los. E mesmo não sendo essa nossa função, nos sentimos felizes pois eles puderam expressar seus sentimentos, suas angústias e compartilhar seus pensamentos. É gratificante observar as mudanças que ocorrem em suas vidas. Mesmo realizando visitas a clientes muito instruídos, como médicos, engenheiros, dentistas e empresários, as visitas são realizadas da mesma forma: diálogo, exame físico, identificação de problemas, sugestões, orientações e avaliação dos resultados. Somos muito respeitadas por todo esse trabalho.” Alexsandra Costa Miguel

Related Documents

Medinews 16
May 2020 0
16
May 2020 5
16
November 2019 22
16
November 2019 30
16
November 2019 23
16
October 2019 23

More Documents from ""

Medinews 16
May 2020 0
Plan-de-estudios.docx
April 2020 7
Filosofia.docx
April 2020 8
2007-01-13
June 2020 7
Herpa_wings_2008_-_09-10
October 2019 19