Auto-Posicionamento e os Cavalos-Guias Por Sam Faraday Livro-base “Positioning: The Battle for the Mind” de Al Ries e Jack Trout
O mundo mudou. Tal afirmativa seria absolutamente verdadeira não fosse seu tempo: O mundo muda a cada instante, a cada segundo. Assim também mudamos nós, quer pelo fato de o acompanhar e com ele evoluir, quer pelo simples fato de sermos ultrapassados mais e mais quando não estamos no mesmo ritmo. Falamos e defendemos o posicionamento de produtos e serviços, e muitos se esquecem de se auto-posicionarem, e oferecem seus serviços ao mercado e aos seus gerentes como a multidão o faz e, fazendo sempre a mesma coisa, certamente terão os mesmo resultados, a menos que uma variável externa, pelas leis do acaso, concorra para produzir algo diferente. “O posicionamento é aplicado em um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo em uma pessoa. Mas posicionamento não é o que você faz com um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente. Ou seja, você posiciona o produto na mente do potencial consumidor.” (RIES, Al e TROUT, Jack)
Em sua obra-prima, “The Battle for the Mind”, Ries prossegue falando: “Kennedy estava errado. Não se pergunte o que você pode fazer por sua empresa. Pergunte o que sua empresa pode fazer por você. Portanto, se quiser levar máxima vantagem das oportunidades que sua carreira tem a lhe oferecer, você deve ficar de olhos bem abertos e encontrar um cavalo que possa fazer o trabalho por você".
Não basta ser o melhor, precisamos comunicar isso ao mundo. Assim como os produtos que não podem ser oferecidos a todos, pois distintas são os poderes aquisitivos, os níveis escolares e as necessidades de cada um, surgindo assim a necessidade de segmentar; assim também se faz necessário que cada profissional se segmente, determinando seu público alvo e, dentre todas as suas habilidades, escolher uma que o possa posicionar e diferenciar dos demais players do mercado. Acredita ainda Ries que não podemos comunicar tudo ao mundo sozinhos. Precisamos de um cavalo para nos guiar1, não importa quão talentoso e experiente você seja. O primeiro cavalo-guia é sua empresa – porém, afirma Ries, antes de decidir por esse ou outro cavalo qualquer, faz-se necssário saber para onde o cavalo está indo ou mesmo se ele vai a algum lugar. O segundo cavalo-guia é seu chefe – as mesmas perguntas feitas a sua empresa valem para seu chefe. Teria ele competência o bastante. Ries aconselha sempre buscar trabalhar para os melhores. O terceiro cavalo-guia é um amigo – ugere Ries que não se demore em buscar seus amigos de trabalho, pois poderá paracer obvio que você ou está buscando alguém para pagar o almoço ou que você está buscando um novo emprego. Os nossos relacionamentos devem ser contínuos e fortes para que fortes sejam quando precisarmos deles. O quarto cavalo-guia é uma idéia – Ries fala que todos sabem que uma idéia pode lhe conduzir ao topo mais rápido do que qualquer outra coisa, mas as pessoas esperam demais de uma idéia. Ora, a idéia por si só não fará muito.
1
O termo original em inglês utilizado por Al Ries é “montar a cavalo”
O quinto cavalo-guia é a fé – fé nos outros e em suas idéias. Ries relembra a história dos irmãos McDonald’s, cuja idéia inicial somente foi acreditada pelo até então fracassado irmão, Ray Kroc, hoje um dos mais bem sucessidos e ricos homens do mundo. O quinto cavalo-guia é você mesmo – um animal difícil e imprevisível que, entretanto, por vezes outros tentam usar como guia também. Ries ressalta que em uma corrida não terá mais chances de ganhar o mais habilidoso dos jóqueis, mas sim aquele que, sendo mais habilidoso tiver o melhor cavalo. Bem... Posicione-se, sempre se lembrando do trabalho em equipe, atuando com todos os players em suas variadas hierarquias e sempre.
REFERÊNCIAS RIES, Al, TROUT, Jack – Positioning: The Battle for your mind – 20th edition – McGraw-Hill. Resumido.com Os melhores livros de gestão, resumo, em Português – RIES, Al, TROUT, Jack - As 22 Leis Imutáveis do Marketing Infrinja-as a seu próprio risco, Título original: The 22 Immutable Laws of Marketing: Violate them at your own risk. em < http://www.resumido.com/br/livro.php/126 > conforme visita em 02 de setembro de 2009.