[listeo] Teologa Sistematica

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View [listeo] Teologa Sistematica as PDF for free.

More details

  • Words: 1,460
  • Pages: 5
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A IDEIA CRISTÃ DE DEUS.

Nesta primeira parte de nosso estudo, vamos considerar a revelação cristã de Deus. As razões por que cremos na sua existência, o seu modo de existir e de revelar-se, e a sua relação para com o universo.

Essa parte da teologia é de suma importância, porque a idéia que temos de Deus determina não só a natureza da nossa religião, suas características, etc... Como também a firmeza de nossa teologia. Descrever Deus, é a um tempo, descrever a nossa teologia e definir a nossa religião.Um sistema religioso é forte ou fraco, segundo a sua idéia de Deus.Isto é ,se a idéia de Deus é parcial,imperfeita,assim será também o sistema em seu todo.Por outro lado,se a idéia é verdadeira ,digna ,correta ,o sistema será igualmente verdadeiro.

Para estudarmos teologia,precisamos reconhecer nossa fraqueza,precisamos confessar a nossa falta de capacidade e pedir auxilio dAquele que almejamos conhecer e descrever.É neste assunto que necessitamos de todas as qualificações para o descobrimento da verdade,porque,se errarmos aqui,o resto do nosso estudo,certamente,será cheio de erros.Vamos nos revestir de humildade e dum espírito de devoção e diligencia verdadeiramente cristãs. (Sl 67.1-2).

2 – UMA DEFINIÇÃO DE DEUS.

Na revelação cristã temos o material necessário para uma definição cristã de Deus. Entende-se por revelação de Deus aquilo que se baseia na revelação cristã, ou em cristo.Descobrir a idéia que Jesus tinha com referencia a Deus é nossa tarefa.Sabemos que Jesus veio a este mundo a fim de revelá-lo aos homens, e sabemos também, com certeza, que cumpriu a sua missão, porque ele mesmo disse em certa ocasião “Quem vê a mim, vê o Pai”.Devemos trabalhar aqui para descobrir o que Jesus revelou acerca de Deus.Alcançando isso, estaremos seguros de haver atingindo a verdadeira idéia de Deus e um fundamento sólido para nossa teologia sistemática

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Jesus procurou dar uma idéia precisa de Deus, Jesus não buscou analisar Deus, Nós também não vamos fazer isso, nós não vamos também esgotar o assunto sempre vai existir algo há se aprender sobre Deus. Vamos nos limitar há simples sugestões porque é impossível de incluir numa definição tudo o quanto dela devera fazer parte.Trataremos, por isso, de selecionar e discutir os elementos essenciais acentuados pelo próprio Jesus, e assim poderemos adquirir uma noção mais perfeita de Deus.

A nossa definição de Deus é a seguinte: Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em Santo amor, cria, sustenta e dirige tudo.

Esta definição envolve os seguintes pontos, que passaremos a discutir. 2.1 – A natureza de Deus: Ele é Espírito Pessoal 2.2 - O caráter de Deus: Ele é perfeitamente bom. 2.3 – A relação de Deus com o universo: Cria, sustenta e dirige tudo. 2.4 - O motivo de Deus em suas relações para com tudo quanto existe: santo amor.

Já temos um esboço para o desenvolvimento de nosso assunto, a idéia cristã de Deus. 3 – A NATUREZA DE DEUS - Deus é Espírito pessoal.

3.1 –Espírito. É muito difícil definir o espírito. Bom, o espírito não é matéria e nem procede da matéria, existe uma barreira intransponível entre o espírito e matéria.São totalmente opostos. Então sabemos o que o espírito não é.

Mas nós desejamos saber o que o espírito é então vamos procurar uma definição que seja positiva. Há uma idéia mito comum, mas errada de que o homem tem alma ou espírito, quando na realidade, o homem não é outra coisa senão alma ou espírito. É o homem que tem corpo. É o homem que pensa, que sente que quer.A matéria não tem raciocínio, nem sentimento, nem vontade.O homem, portanto, é constituído de certos poderes, que não pertencem ao corpo, mas ao próprio homem, o qual é,como já dissemos,alma ou espírito.Por isso, a nossa compreensão de Deus como espírito perfeito depende, em parte, da compreensão que temos de nos mesmos.A Bíblia diz que o

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

homem foi feito a imagem de Deus. E, assim sendo, uma das melhores maneiras de conhecer a natureza de Deus é conhecer a nossa própria natureza.Como espíritos que somos, dotados dos poderes de pensar, de amar e de querer. Temos razão de crer que Deus tem os mesmos poderes que caracterizam o nosso espírito.Uma das maiores dificuldades que nos deparam quando procuramos pensar no espírito é que sempre temos pensado no homem como tendo certa forma; porém é tão fácil, depois de acostumados, pensarmos em certos poderes como antes nos era o pensarmos na forma. É como fazemos a respeito da eletricidade: não lhe damos forma, porém pensamos nela em termos de poder, energia.Assim é que devemos fazer em relação ao espírito: pensar nele em termos de poderes, e estes poderes são: pensar, amar e querer.

Deus então é um ser que sabe, que sente e que tem vontade própria.Não será mais necessário definir o espírito, se dermos o devido valor aos poderes espirituais que temos, isto é, aos poderes de pensar, amar e querer.

Portanto o espírito é uns seres reais, verdadeiros, mas invisível, constituído dos poderes de pensar, sentir, querer e ainda mais, os de consciência própria e direção própria.

Quanto a essência do espírito, não podemos declarar nada, porque ninguém sabe nada a respeito.O que sabemos são sobre suas manifestações sobre os poderes já mencionados.A essência do espírito, como a da vida e da eletricidade, é coisa desconhecida.Isto não quer dizer que o espírito seja desconhecido, porque assim como conhecemos à vida e a eletricidade pelas suas manifestações igualmente conhece o espírito.

Toda a Bíblia mostra que Deus é espírito então é desnecessário mostrar passagens bíblicas para provar que Deus é Espírito. O novo testamento então tem muitas passagens falando sobre o tema. Ao falar com a mulher Samaritana Jesus disse que Deus é espírito... Mas precisamos notar que além de Deus ser Espírito, Deus é Espírito perfeito.Seus pensamentos são perfeitos, seus sentimentos puríssimos, sua vontade santa, perfeita, sua consciência própria, e absoluta sua vontade própria.

Em Deus há uma perfeita harmonia e equilibro entre todos os poderes.Em Deus não há desequilíbrio entre os poderes de pensar, sentir e querer. Cada um deles, ou todos juntos desempenham de maneira perfeitissima as suas funções.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Cada ato de uma pessoa exige a ação proporcional de cada uma dessas faculdades.Mas como no homem, por ser ele imperfeito, não estejam elas em perfeito equilíbrio e harmonia, daí a razão de serem imperfeitos todos os seus atos.Numa pessoa que se deixe dominar principalmente pelos sentimentos, todos os seus atos se orientam pela paixão, e se, não raro,ela vai até a loucura.Noutra predomina o poder de pensar, e ainda noutra o de querer; e operando estes poderes desarmonicamente, só podem levar a pessoa a produzir atos imperfeitos.Em Deus não é assim.Nele todos estes poderes são equilibrados e harmônicos, como já o dissemos.O seu conhecimento é perfeito, perfeito o seu sentir e perfeita a sua vontade; por isso, são também perfeitos os seus atos.Deus como Espírito tem todos os poderes de um espírito, no mais alto grau de desenvolvimento e perfeição. Deus é em tudo perfeito.

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades Música - Esportes __._,_.___ Mensagens neste tópico (1) Responder (através da web) | Adicionar um novo tópico Mensagens | Links "Que Deus nos conceda que possamos concordar plenamente nessas coisas que são necessárias para Sua glória e para a salvação da igreja; e que, nas outras coisas, se não puder haver harmonia de opiniões, que haja ao menos harmonia de sentimentos, e que possamos guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" James Arminius "A LisTeo (há nove anos no ar) é uma lista interconfessional e se baseia em todo o ensino da Palavra de Deus. Ela não tem o propósito de divulgar doutrinas particulares, mas sim, ajudar os que crêem na Bíblia e têm um desejo por um avivamento espiritual, qualquer que seja sua denominação". []´s Moderadores ----------------http://listeo.tk/ http://gospel.blogspot.com/ http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=3033134

ORE - PARTICIPE - DIVULGUE Yahoo! G rupos

Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID) Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS



Novos usuários

4

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Visite seu Grupo Yahoo! Mail Conecte-se ao mundo Proteção anti-spam Muito mais espaço Yahoo! Barra Instale grátis Buscar sites na web Checar seus e-mails . Yahoo! Grupos Crie seu próprio grupo A melhor forma de comunicação .

__,_._,___

Related Documents