Licao 4

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Licao 4 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,069
  • Pages: 26
• Mostrar os enganos de Satanás e como vencê-los. • Mostrar que o pecado não compensa. • Mostrar que Jesus venceu Satanás e nos dá a vitória.

As conseqüências do pecado são terríveis, mas em Jesus há vitória contra Satanás e o pecado.

Foi com astúcia que Satanás usou a serpente para atrair Eva.  A serpente era um lindo animal e ao vê-la falando Eva foi atraída.  João diz que a antiga serpente é o diabo, o sedutor de todo o mundo (Apoc 12:9).

Uma das tendências dos tempos modernos é minimizar a realidade de Satanás. Para muitos ele é apenas um símbolo do mal e não uma realidade. “O não haver um diabo literal, e haver graça depois da vinda de Cristo, estãose tornando rapidamente fábulas populares”. (TS, vol. 1, 118)

Ele (Satanás) se deleita com as figuras em que é retratado como tendo chifres e patas, pois é inteligente”. (MM, Olhando para o Alto, 1983, 95)

“Assim, o inimigo se deleita em ser tratado apenas como lenda e por outro lado cada vez mais torna os seus métodos de engano mais sofisticados.

Provavelmente não havia propriedades especiais na árvore do conhecimento do bem e do mal. Sua função era provar a fidelidade do homem em seu relacionamento com Deus.

Reflexão: Qual foi a argumentação de Satanás para induzir Eva ao pecado?

• Astuta mistura de verdade com erro.  Deus havia dito que podiam comer de toda árvore, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal.

 Satanás pergunta: “É Assim que Deus disse, não comerás de nenhuma árvore?”  Com isso teve acesso para dialogar com Eva. Não devemos dialogar com o inimigo!

 Insinuou que Deus estava escondendo de suas criaturas algo muito bom e importante:  “É certo que não morrerão, mas serão como Deus, sábios!”

 A tentação apelava para as necessidades físicas (alimento), estética (atraente aos olhos) e intelectual (desejável para se obter o entendimento) de Eva.  Da mesma forma hoje, as tentações de Satanás exploram nossa natureza pecaminosa com suas atrações e fraquezas.

 Em Jesus temos à disposição o poder para vencer e não ser escravizados pelas paixões físicas, mentais e intelectuais.  Sem comunhão diária com Jesus, não há vitória!

Reflexão: Quais foram as conseqüências imediatas da queda? • Separação de Deus:  Não mais puderam comunicarse com Deus face a face.  Se esconderam de Deus e se Deus não tomasse a iniciativa de procurá-los, a humanidade estaria perdida para sempre!

• Ruptura no relacionamento com o semelhante.  Nenhum assumiu a culpa e um passou a acusar o outro.  Já não havia mais companheirismo, igualdade e harmonia entre o casal.

 Com a ruptura do pecado “poderia manter-se a sua união e conservar-se a harmonia unicamente pela submissão por parte de um ou outro”. PP, 58  Deus disse a Eva que “o teu desejo será para o teu marido e ele te governará”. (Gên. 3:16)

 Porém o domínio sobre a mulher é descrito com o verbo “mashal” (liderar), o qual também conota proteção. É diferente do domínio dos animais que é “radah”.  Isso não quer dizer que o homem é superior à mulher, mas que na esfera do lar a liderança masculina é benéfica.

3. Ruptura com a natureza:  A natureza produziria “cardos e abrolhos”. O homem e a natureza passaram a se combater mutuamente. 4. O casal foi expulso do Éden:  O trabalho se tornou árduo.  Sem o acesso à arvore da vida, a morte foi apenas uma questão de tempo.

5. Ruptura no relacionamento

do homem consigo mesmo:  O sentimento de vergonha e culpa os levou a se cobrir com folhas.  Assim não era plano de Deus que o homem conhecesse o mal.  Deus só queria o bem (tov), não o mal, para a humanidade!

Reflexão: Que dois elementos trouxeram esperança para o casal após o pecado? • Deus trocou as vestes de folhas pelas de pele de cordeiro (v. 21)  Esse foi o primeiro sacrifício de sangue para cobrir o pecado.  Apontava para Jesus e seu manto de justiça, único caminho para o perdão.

2. O Protoevangelho – o grande conflito e a vitória de Cristo (v. 15) 1ª Fase: Individual

“Porei inimizade entre ti e a mulher (Gên. 3:15 a)

2ª Fase: Coletiva

3ª Fase: Individual

“Entre a tua descendência (ímpios) e a sua descendência” (povo de Deus)

“Ele (Cristo) te ferirá a cabeça, e tu (Satanás) lhe ferirás o calcanhar.”

(Gên. 3:15 b)

(Gên. 3:15 c)

Eva x Serpente

Povo de Deus x Ímpios

Cristo x Satanás

Jardim do Éden

Ao longo da história humana

No fim da história humana (vitória já garantida na cruz).

Reflexões: • Por que Deus aceitou o sacrifício de Abel e rejeitou o de Caim?  Abel obedeceu a Deus e ofereceu um sacrifício de fé no plano do Salvador.  Caim foi desobediente à palavra de Deus e ofereceu o fruto do seu próprio trabalho  Apresentou sua oferta como um favor feito a Deus

b. Por que Deus pôs um sinal em Caim para que ninguém o assassinasse, se o assassino também deveria ser morto?  De fato não se sabe qual foi esse sinal, mas era para preservar-lhe a vida.  Deus queria dar uma lição de que o pecado não vale à pena:

“Poupando a vida do primeiro homicida, Deus apresentou diante de todo o universo uma lição... A tenebrosa história de Caim e seus descendentes foi uma ilustração do que teria sido o resultado de permitir ao pecador viver para sempre para prosseguir com sua rebelião contra Deus. PP, 78

Veja o que aconteceu com os descendentes de Caim: (Gên. 4:7-24) A poligamia, o assassinato e o declínio moral caracterizaram a família de Caim. Por outro lado, nasceu Sete no lugar de Abel, cuja descendência fiel a Deus (patriarcas, profetas e o Messias) é uma ilustração de que vale à pena obedecer a Deus.

• Satanás continua seduzindo e enganando a humanidade. • Somente pelo sangue de Cristo podemos vencer. • Vida devocional diária é essencial para a vitória espiritual. • Só há felicidade pessoal, familiar e espiritual estando em submissão à vontade de Deus. • Jesus venceu Satanás na cruz e a destruição final do pecado e do mal é uma questão de tempo. • O pecado não se levantará por uma segunda vez.

Related Documents

Licao 4
November 2019 13
Licao 3
November 2019 11
Licao 6
November 2019 15
Licao 5
November 2019 13
Licao Amor.docx
June 2020 4
Licao 2
November 2019 10