•Mostrar acima de tudo que Deus é amor, e está sempre disposto a nos salvar e a dar uma nova chance de começo. •Levar-nos a confiar em Deus, na Sua palavra, e no que nos promete, e sempre obedecê-lo.
De Quem Descendeu Noé? Adão e Eva tiveram filhos depois de Caim e Abel, inclusive Sete, cuja descendência esboça a história dos patriarcas antediluvianos leais a Deus. Noé provinha dessa linhagem (Gên. 5: 4, 28 e 29)
Quem eram os “filhos de Deus e as filhas dos homens” de Gên. 6? “Filhos de Deus" não se refere a seres celestiais ou anjos, o contexto e o conteúdo indicam uma referência aos descendentes de Sete.
“Filhas dos homens" (os "homens" que se multiplicaram no v.1), então, designariam a descendência de Caim. Os "filhos de Deus", representando a linhagem da fé, contraíram casamentos com incrédulos e sucumbiram ao perigo dessas alianças.
Como estava a humanidade um pouco antes do Dilúvio de acordo com Gên. 6? Maldade se multiplicando Pensamentos continuamente maus A terra corrompida Cheia de Violência Glutonaria e descaso para com o casamento (Mat. 24:37,38) Não é essa condição um retrato dos nossos dias?
Deus se Arrepende: “Então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” Gen. 6:6
Depois de descrever o coração humano, o autor passa para o pesar e aflição no coração de Deus. Moisés descreve o Senhor em termos que os leitores humanos podem entender. Deus não é alguma idéia abstrata e distante ou princípio irredutível.
“Porém Noé achou graça diante do Senhor” Gen. 6:8. É primeira vez em que aparece a palavra graça na Bíblia. Graça é favor não merecido, concedido por Deus sobre pecadores indignos
Noé, pecador como todos nós, ainda assim revelou uma vida de fé e obediência. Em meio a um mundo violento, corrupto, o Senhor tinha esse homem, Noé, cuja fé se manifestou mais claramente em suas obras.
Noé poderia ter tido toda a fé possível, mas se não tivesse agido de acordo com essa fé e obedecido às ordens do Senhor, ele e sua família teriam sido arrastados pelo dilúvio, juntamente com os demais (veja Heb. 11:7).
Uma fé que não se manifesta em obediência não é verdadeira.
Como é a minha fé? É uma fé pratica?
Distinção entre animais: “De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea.” Gen. 7:2
O fato de que Deus distinguiu entre animais limpos e imundos muito antes que essa diferença fosse declarada explicitamente em Levítico 11 e Deuteronômio 14, permite concluir que essa classificação entre animais "limpos" e "imundos" já existia desde os tempos mais antigos, certamente muito antes que a nação judaica fosse estabelecida.
Universalidade do Dilúvio: "As águas prevaleceram, aumentando muito sobre a terra... Dominavam cada vez mais a terra... Subiram até quinze côvados acima das montanhas..." Gên 7:18-20
A universalidade do dilúvio é ainda comprovada pela distribuição mundial das lendas a seu respeito e pela distribuição global dos restos fósseis. Em resumo, os textos são muito claros ao afirmar que o dilúvio foi mundial, e não algum mero evento local.
A obra de Noé na arca era testemunhar ao mundo do que ia acontecer e que Noé "solicitou que buscassem refúgio enquanto ainda se poderia achar". – Patriarcas e Profetas, pág. 97
Ficar do lado de Noé significaria: Ser humilde Enfrentar o desprezo e zombaria Ser impopular Reconhecer incapacidade em se salvar
Demonstrar ter fé em Deus, sem entender pela razão tudo. Dificilmente se poderia esperar encontrar esses atributos em uma geração tão má. A boa notícia em tudo isso é que Deus está sempre oferecendo uma saída às pessoas, sempre oferecendo às pessoas a oportunidade de entrar na arca.
NOÉ AGRADECE A DEUS: “Levantou Noé um altar ao Senhor, e tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar.” Gen. 8:20
"Aqui havia uma lição a todas as gerações que se sucedessem. Noé saíra para uma terra desolada; mas antes de preparar casa para si, construiu um altar a Deus. Seu suprimento de gado era pequeno, e havia sido preservado com grande despesa; contudo, deu alegremente uma parte ao Senhor, em reconhecimento de que tudo era dEle.
De modo semelhante, deve ser o nosso primeiro cuidado render nossas ofertas voluntárias a Deus. Toda a manifestação de Sua misericórdia e amor para conosco deve ser gratamente reconhecida, tanto por atos de devoção como por meio de dádivas à Sua causa." Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 106.
Que promessas fez Deus após o sacrifício? Gên 9:8-19
“Então me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda a carne. O arco estará nas nuvens; vêlo-ei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes.” Gen. 9: 15,16
• Creio eu hoje na maior promessa da Bíblia, a da Volta de Jesus? • Quero me separar de tudo aquilo que me pode tirar a vida eterna? • Quero ser cada dia mais fiel a ele mesmo que isto me custe perdas neste mundo? • “E não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.” Mateus 24:39