Leonardo Da Vinci VIDA: Leonardo Da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci na Toscana, na Itália. Leonardo era filho da camponesa Caterina Lippi e do tabelião Piero da Vinci, que não eram casados. Foi educado por pessoas próximas, como a madrasta e a avó. Na verdade, Da Vinci não é o sobrenome de Leonardo. Usa-se essa denominação em razão de “Vinci” ser o nome da vila onde ele nasceu, ou seja, é como se fosse “Leonardo da Vila da Vinci”.
Autodidata, Leonardo da Vinci passou a sua juventude na cidade de Florença. Depois, ele morou em Milão, Roma e, por fim, na França. Desde sempre, ele registava tudo em seus cadernos: rascunhos, pensamentos, emoções, planos e demais reflexões. Em algumas anotações, ele usava códigos. Criativo ao extremo, o artista tinha especial habilidade para misturar arte com ciência. Ele era um perfecionista e vegetariano, por razões humanitárias. Leonardo da Vinci morreu em 2 de maio de 1519, aos 67 anos, em Cloux, na França. Foi enterrado na igreja de Saint-Florentin, em Amboise.
OBRA Nas artes plásticas, Da Vinci foi um dos primeiros italianos a usar a técnica de óleo sobre tela. Suas pinturas retratavam, geralmente, rostos e temas religiosos. Ele produziu pouco mais que 30 obras. Nem todas foram concluídas, tais como A adoração dos magos, São Jerônimo no deserto e a Batalha de Anghiari. Ele deixou centenas de desenhos, esboços e páginas de notas. A pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é uma das mais famosas do mundo. Principais obras de Leonardo da Vinci:
Anunciação: 1475-1480
Adoração dos Magos: 1481
A última ceia: 1498
Mona Lisa ou La Gioconda: 1503-1505
A Virgem e o Menino com Santa Ana: 1510
São João Batista: 1514
A última ceia: 1498
A Virgem e o Menino com Santa Ana: 1510 Além de escrever nos seus cadernos, Da Vinci também desenhava neles. O artista era fascinado pela natureza: adorava observá-la, admirá-la e estudála para ganhar conhecimento. Apreciava as infinitas obras e as harmonias dos padrões. Ele dizia que um bom artista também deveria ser um bom cientista para melhor
compreender e descrever a natureza. Curioso, Da Vinci gostava de investigar acontecimentos como o funcionamento dos moinhos, os voos dos pássaros, entre outros. Em 1498, ele fez a primeira tentativa de uma máquina voadora para os homens.
Leonardo da Vinci tinha especial interesse pela anatomia humana. Ele passava noites inteiras em hospitais para entender o funcionamento do corpo. Fez diversos desenhos para ilustrar seus estudos, como de embriões, olhos, músculos, ossos e tecidos.
Outra de suas obras famosas é O Homem Vitruviano (1492), um desenho de uma figura humana com proporções perfeitas e com os braços e as pernas abertos dentro de um círculo e de um quadrado. Essa obra baseia-se em uma célebre passagem do arquiteto romano Vitruvius.