Juros No Brasil

  • Uploaded by: edson santos
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Juros No Brasil as PDF for free.

More details

  • Words: 999
  • Pages: 25
OS JUROS NO BRASIL WERSON RÊGO Defensoria Pública – Estado do Rio de Janeiro Agosto de 2007

OS JUROS NO BRASIL PARTE I Aspectos jurídicos

OS JUROS NO BRASIL JUROS - A ciência jurídica define juros como frutos civis produzidos pelo uso do dinheiro. Juros constituem, pois, obrigações acessórias e decorrem de uma obrigação principal. Os elementos obrigacionais dos juros, na qualidade de acessórios e fungíveis, são acrescidos da remuneração pelo consumo da coisa e cobertura do risco do credor na concessão do crédito, que pode variar com maior ou menor segurança ao mutuário, conforme a situação dos negócios.

OS JUROS NO BRASIL ESPÉCIES legais

Moratórios

Juros

convencionais legais

Compensatórios convencionais

OS JUROS NO BRASIL 



 

Juros moratórios - constituem indenização ou sanção prefixadas impostas ao devedor pelo atraso no cumprimento de uma obrigação. Juros compensatórios - têm o objetivo de remunerar a utilização consentida do capital alheio. Juros legais - se originam na própria lei. Juros convencionais - decorrem da manifestação da vontade das partes.

OS JUROS NO BRASIL 

Juros moratórios – são tidos ora como indenização, ora como sanção, pelo prejuízo resultante do atraso no cumprimento de obrigação.



Juros compensatórios – são tidos como o preço do uso do capital, que remunera o credor por ficar privado deste, compensando-o pelo risco de não recebê-lo de volta.

OS JUROS NO BRASIL 

Juros compensatórios convencionais Exceção ao limite previsto na Lei de Usura e no Código Civil: negócios jurídicos celebrados com instituições financeiras ou com entidades a que se confere tratamento equiparado (Lei nº4.595/1964) (Verbete nº 596, da Súmula da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal)

OS JUROS NO BRASIL PARTE II Aspectos econômicos

OS JUROS NO BRASIL 

JUROS - SISTEMA FINANCEIRO Cumulação de juros moratórios e compensatórios – possibilidade. Juros compensatórios – podem ser superiores a 12% ao ano, vedado o anatocismo (Verbetes 596 e 121, da Súmula da Jurisprudência do STF).

OS JUROS NO BRASIL 

JUROS - SISTEMA FINANCEIRO Composição dos juros (taxa nominal) a) inflação; b) juros reais

Taxa de juros nominal

Juros reais

Inflação

OS JUROS NO BRASIL 

JUROS - SISTEMA FINANCEIRO Composição dos juros reais:

Composição do

Spread

a) custo de captação; b) recolhimento compulsório; c) custo de inadimplência; d) cunha tributária; e) custo administrativo; f) lucro da instituição credora.

OS JUROS NO BRASIL 

JUROS - SISTEMA FINANCEIRO

SPREAD: diferença entre a taxa de juros básica (de captação) e a taxa nominal final (custo ao tomador).

OS JUROS NO BRASIL DECOMPOSIÇÃO DO SPREAD BANCÁRIO

26,4% Resíduo do Banco 100%

Fonte: Relatório Economia Bancária e Crédito – 2006 – Banco Central

43,4%

Inadimplência*

16,9%

Custo administrativo

8,6%

Tributos e taxas*

4,7%

Compulsório

OS JUROS NO BRASIL 

JUROS - SISTEMA FINANCEIRO Observações necessárias: a) o elevado spread cobrado não tem, a rigor, exata correspondência com o risco do crédito (clientes especiais – baixo risco de inadimplência) ou com os custos administrativos (remunerados por tarifas cobradas pelos serviços financeiros); b) a inflação já é coberta pela correção monetária prevista em contrato;

OS JUROS NO BRASIL 

JUROS - SISTEMA FINANCEIRO Conseqüência: Superestimação de tais vetores, o que mascara o verdadeiro lucro das instituições financeiras.

OS JUROS NO BRASIL PARTE III Conclusão e Proposta

OS JUROS NO BRASIL 

Constituição da República – Princípios da Ordem Econômica e Financeira : a) art. 170, V – defesa do consumidor; b) art. 173, §4º - repressão ao abuso do poder econômico e ao aumento arbitrário dos lucros.

OS JUROS NO BRASIL 

Código de Defesa do Consumidor – Princípios da eqüidade e da boa-fé e seus reflexos: a) proteção das incolumidade física, psíquica e econômica do sujeito vulnerável na relação de consumo; b) vedação da lesão; c) vedação da onerosidade excessiva; d) vedação do locupletamento indevido.

OS JUROS NO BRASIL 

Código Civil/2002 – Princípios da eqüidade e da boa-fé: a) vedação da lesão; b) vedação da onerosidade excessiva; c) vedação do locupletamento indevido.

OS JUROS NO BRASIL 

Superior Tribunal de Justiça as instituições financeiras e as equiparadas podem cobrar juros acima do patamar de 12% ao ano, que somente poderão ser considerados abusivos quando forem excessivos em relação à taxa média de mercado (RESP 271214, Segunda Seção, maioria, j. 12/03/2003, desig. Rel. Min. Carlos Alberto M. Direito).

OS JUROS NO BRASIL 

Taxas média de mercado : a) Custo de captação – taxa paga pelas instituições financeiras quando da captação de recursos no mercado financeiro; b) Custo do tomador – taxa nominal repassada ao consumidor.

OS JUROS NO BRASIL 

Taxas médias de mercado : Fonte: http://www.bcb.gov.br/pec/indeco/Port/ie3-01.xls

Custo de captação – formas: 1) CDI (SELIC) – bancos de varejo 2) TBF – bancos de investimentos 01/07

02/07

03/07

04/07

05/07

SELIC (Deb.Feder.) %

1,08

0,87

1,05

0,94

1,03

0,91

 

TBF Taxa Básica Fin.

1,06

0,84

1,01

0,92

0,99

0,88

 

OS JUROS NO BRASIL 

Taxas média de mercado : Custo do tomador - exemplos: 1) Cheque especial – 139,73% aa (06/07) 2) Crédito pessoal – 52,31% aa (06/06)

SELIC (Deb.Feder.) % TBF Taxa Básica Fin.

01/07

02/07

03/07

04/07

05/07

06/07

1,08 1,06

0,87 0,84

1,05 1,01

0,94 0,92

1,03 0,99

0,91 0,88

OS JUROS NO BRASIL 

Conclusão:

“Tudo quanto exceda a taxa base de juros, os percentuais que a ela são adicionados e findam por compor o spread bancário, tudo isso pode e deve ser controlado pelo Banco Central e, se o caso, pelo Poder Judiciário ... ... O fato é que tudo quanto exceda o patamar da Selic é pura relação contratual” . (Min. Eros Grau, voto-vista ADI 2591)

OS JUROS NO BRASIL 

Proposição: Nos contratos celebrados entre instituições financeiras ou entidades equiparadas e um consumidor (pessoa física ou jurídica), em homenagem aos princípios da razoabilidade, da eqüidade e da boa-fé, e seus reflexos (abuso da posição de vantagem, vedação do lucro arbitrário, vedação de lesão e de onerosidade excessiva), o spread, a remuneração do fornecedor esclareça-se, tudo quanto exceda o seu custo provado de captação -, não poderá ser superior a 50% deste.

Related Documents

Juros No Brasil
November 2019 17
No No Brasil
May 2020 14
Juros Simples
October 2019 27
No Brasil Imperial.pdf
November 2019 11

More Documents from ""

Merfin_v1
November 2019 8
November 2019 12
Juros No Brasil
November 2019 17