Interatividade No Telejornalismo

  • Uploaded by: Fernanda
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Interatividade No Telejornalismo as PDF for free.

More details

  • Words: 1,220
  • Pages: 38
INTER + AÇÃO = AÇÃO ENTRE

DOIS AGENTES

Vitadini Situar-se no espaço-tempo. Campo de ação comum entre os sujeitos. A ação de um sujeito influi no desenvolvimento da ação do outro.

Na comunicação: Duas ou mais pessoas têm contato direto. Mediação comum onde todos podem agir.

Sendo assim, É o aumento do diálogo entre o emissor e o receptor da informação televisiva através do aprimoramento dos recursos audiovisuais.

INTERATIVIDADE ≠ INTERAÇÃO CONTATO INTERPESSOAL X CONTATO MEDIADO

A MÁQUINA É A FRONTEIRA ENTRE AS DUAS PALAVRAS A INTERAÇÃO OCORRE DIRETAMENTE ENTRE DOIS OU MAIS ENTES ATUANTES, JÁ A INTERATIVIDADE É NECESSARIAMENTE INTERMEDIADA POR UM MEIO ELETRÔNICO

FEEDBACK REATIVIDADE ≠ INTERATIVIDADE REGISTRAR A REAÇÃO X HAVER RESPOSTA GENUÍNA

Cinco elementos que caracterizam o sistema como interativo: 1- Interruptabilidade: um ícone que dá autonomia ao usuário de suspender a comunicação. Aqui, a pessoa tem liberdade de cortar ou retornar o processo de acordo com sua vontade. 2- Granularidade (stand-by): é uma resposta que o sistema deve emitir para o usuário após ter suspendido o fluxo de informações. 3- Degradação graciosa: quando o sistema não tem resposta para uma indagação, a operação não pode acabar, o usuário deve ter opções de ajuda para encontrar a resposta desejada. 4- Previsão Limitada: O sistema deve se programar para diferentes tipos de indagações, procurando contextualizá-las. 5- Não-default: pode ser considerado como o princípio maior de liberdade na interatividade, ou seja, nele não há barreiras que impeçam a movimentação e escolhas do usuário dentro do sistema

Fatores fundamentais para que a interatividade aconteça: 1. Velocidade - é o tempo em que o sistema leva para dar a resposta do comando sugerido pelo usuário. 2. Amplitude - é um fator que diz respeito às possibilidades que o sistema oferece para que o usuário interfira no ambiente. Ele determina o grau de intimidade e abertura que o usuário tem com o aplicativo. 3. Mapeamento - é o elemento que vai determinar o acesso fácil do usuário aos comandos dos aplicativos. O mapeamento possibilita a relação homem/ambiente.

Modelo de comunicação de massa X Situações diferentes nas novas mídias

INTERAÇÃO SOCIAL X INTERAÇÃO TÉCNICA (LEMOS)



POSSIBILIDADES DE APROPRIAÇÃO E DE PERSONALIZAÇÃO DA MENSAGEM 

A RECIPROCIDADE NA COMUNICAÇÃO 



A VIRTUALIDADE

A IMPLICAÇÃO DA IMAGEM DOS PARTICIPANTES NAS MENSAGENS 

A TELEPRESENÇA

EVOLUÇÃO DA INTERATIVIDADE Diferentes estágios que a televisão vem proporcionando: Nível 0: a TV em preto e branco, com apenas um ou dois canais. A interatividade aqui, se limita à ação de ligar ou desligar o aparelho, regular volume, brilho ou contraste. Com dois canais, só resta apenas acrescentar a possibilidade de mudar para outra emissora. Nível 1: aqui aparece a TV em cores e outras opções de emissoras. O controle remoto vai permitir que o telespectador possa zappear, isto é, navegar por emissões e pelas mais diversas cadeias de TV, instituindo uma certa autonomia da “telespectação”. O zapping é assim um antecessor da navegação contemporânea na Web.

EVOLUÇÃO DA INTERATIVIDADE Nível 2: é o estágio em que alguns equipamentos juntam-se à televisão, como: o vídeo, as câmaras portáteis ou as consoles de jogos eletrônicos. Isso permite que o telespectador se aproprie do objeto TV, tendo a oportunidade de ver vídeos ou jogar, e das emissões, gravando e assistindo o programa na hora que quiser. Aplica-se aqui uma temporalidade própria e independente do fluxo das mesmas. Nível 3: neste nível aparecem sinais de uma interatividade com definições digitais. O público pode interferir no conteúdo emitido a partir de telefone, fax ou e-mail. Nível 4: é a chamada “televisão interativa”. Possibilita a participação do telespectador no conteúdo por meio da rede telemática, em tempo real. O que permite a escolha de ângulos e câmeras, e etc.

NOS DIAS DE HOJE

- Fantástico (vídeos)

EXEMPLOS:

- Intercine (escolhe filme) - Jogo de futebol (manda comentários) - Pânico (super leilão) - Jornal Hoje (tema da reportagem)

REATIVO

COM A TV DIGITAL

“As novas tecnologias têm possibilitado transformações significativas na posição de quem recebe os produtos jornalísticos, fazendo com que extrapolem a noção única de 'receptor', para assumir uma posição atuante e participativa frente aos meios de comunicação, que deixam de ser centralizados e unidirecionais.” ~ Lidiane Ramirez

TV DIGITAL - Além de quantitativa, as mudanças são qualitativas. - O formato da mensagem foi alterado, além de textos; imagens, sons, fotografias, etc, podem ser enviados aos veículos. - A produção e veiculação de notícias não está totalmente nas mãos do receptor, mas os telejornais conseguem dar maior cobertura às pautas do cotidiano

TV DIGITAL A TV interativa também recebe denominações de acordo com os tipos de serviços disponíveis: Enhanced TV: consiste na disponibilização de informações adicionais à programação da televisão. Os dados são enviados juntamente com o sinal de vídeo, podendo ou não ser acessados. Individualized TV: muitas vezes classificadas como Enhanced TV, estas aplicações oferecem uma experiência personalizada a quem assiste TV. O termo engloba aplicações que permitem ao usuário a escolha de ângulos de câmera e a possibilidade de visualizar replays de cenas.

TV DIGITAL Personal TV: é usado para aplicações de PVR (Personal Vídeo Recorder), que é o gravador digital de vídeo. A função consente receber dados da programação, atuando em conjunto com Guias Eletrônicos de Programação, de forma a permitir a gravação de programas. Internet TV: aplicações de e-mail, chat, navegação Web, enfim, serviços de Internet aplicados para a televisão. Play TV: são aplicativos de vídeo-game na TV. Jogos multiusuários e monousuários fazem sucesso em computadores e consoles e se espera que essa mesma performance se repita na TV Interativa. Banking & Retail TV: são aplicações de banco e comércio eletrônico aplicadas para a televisão. Já as aplicações de comércio eletrônico pela TV, também chamadas de t-commerce, possibilitam desde uma simples requisição de catálogo até a compra efetiva do produto.

TV DIGITAL Educational TV: são aplicações voltadas para a educação, seja ela para ensino fundamental, médio ou superior. Community TV: aqui estão os serviços de interesse comunitário, como votações e veiculação de informações. Global TV: designa o acesso, sob demanda, à programação internacional com tradução automática de idiomas.

TV DIGITAL IMPACTOS DA NOVA TECNOLOGIA: - Mais acesso ao conteúdo - Mais conteúdos oferecidos, com novos formatos - Conteúdo mais dinâmico - Novos caminhos para educação e saúde - Desafios para chegar a toda a sociedade - Reformulação do mercado

ENHANCED TV

Figura 1. Menus presentes na demonstração de interatividade em TV Digital

ENHANCED TV

Figura 2. Opção de complemento da reportagem exibida

ENHANCED TV

Figura 3. Diagrama de funcionamento da demonstração

ENHANCED TV

Figura 4. Controle Remoto – Mapa de Interação





INTERATIVIDADE É ASSUNTO DA MODA

OBJETO DE ESTUDO AINDA EM CONSTITUIÇÃO, ONDE OS ESTUDIOSOS DISCORDAM NAS IDEIAS 

CARACTERÍSTICAS INÉDITAS



AINDA NÃO POSSUI UM CONCEITO PRECISO E UNÂNIME DE SUA SIGNIFICAÇÃO



É COMO SE FOSSE UM DESDOBRAMENTO OU UMA ADAPTAÇÃO DO TERMO INTERAÇÃO

Referências: •

- Valdecir Becker _ TV Digital e a Interatividade: Impacto na sociedade



- Anais do I Simpósio de Comunicação e Tecnologias Interativas



- Lidiane Ramirez _ O telespectador multimídia: as implicações do jornalismo participativo no telejornalismo



- Deisy Fernanda, Kellyanne Alves e Pedro Nunes _ Conceitos de interatividade e suas funcionalidades na TV digital



- Fernando Crocomo _ TV Digital interativa



- Luciana Mieiniszuh _ Considerações sobre interatividade no contexto das novas tecnologias

Related Documents

Interatividade
May 2020 8
No
November 2019 45
No
November 2019 45

More Documents from ""

A_nossa_historia.pdf
June 2020 26
Hooke's Law.docx
December 2019 46
May 2020 35
Tj-se-199910603849
July 2020 21
May 2020 35
Prueba.docx
June 2020 22