Inspiracao

  • Uploaded by: web iaene
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Inspiracao as PDF for free.

More details

  • Words: 675
  • Pages: 16
A palavra inspiração significa: Soprada por Deus Que passou pelo hálito de Deus É o processo mediante o qual os escritos sagrados foram revestidos de autoridade Divina no que concerne a doutrina e a prática ( 2 Tm 3:16,17) Este revestimento Divino foi dado aos escritos e não aos escritores, contudo, os escritores foram movidos pelo Espírito Santo.

Os três elementos da inspiração Deus que a origina, pois a motivação primária dos escritos inspirados é o desejo de Deus comunicar-se como ser humano.

Deus faz uso do ser humano para transmitir sua mensagem. As palavras dos profetas são revestidas de autoridade Divina, é a palavra de Deus.

Características dos escritos inspirados A inspiração é verbal

Deus fala ao profeta, que por sua vez emprega seu vocabulário e estilo próprio. A inspiração é plena

A inspiração não é apenas em partes, mas total, pois Paulo diz: “TODA a escritura é divinamente inspirada”.

Característica dos escritos inspirados A inspiração é inerrante O que Deus proferiu é isento de erro.

Evidências internas da inspiração da Bíblia A Bíblia se auto confirma Testemunho do Espírito Santo Capacidade transformadora da bíblia Unidade da Bíblia

A bíblia se auto-confirma Pois fala com autoridade própria, semelhante ao rugido de um leão. O próprio Jesus ensinava “como tendo autoridade” (Mc 1:22). As palavras da Bíblia não precisam ser defendidas, mas ouvidas, e assim ela defende sua própria autoridade.

Testemunho do Espírito Santo

O Espírito Santo dá testemunho de que o crente é filho de Deus (Rm 8:16).

O Espírito Santo afirma que a Bíblia é a palavra de Deus (II Pe 1:20, 21).

Capacidade transformadora da Bíblia

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12). Milhares têm experimentado esse poder.

Unidade da Bíblia Constituída de 66 livros 1500 anos para ser escrita Cerca de 40 autores Diversas línguas È muito mais do mero acidente que a Bíblia apresente espantosa unidade temática Essa unidade temática adveio de algo que estava fora do alcance de seus autores humanos

Evidências externas da inspiração da Bíblia Historicidade da Bíblia Os artefatos arqueológicos e os documentos escritos dão apoio a história bíblica. Aliás , eles comprovam a existência da escrita nos dias de Moisés, a história e a cronologia dos reis de Israel e até mesmo a existência dos hititas, povo até pouco tempo só mencionado na Bíblia.

Testemunho de cristo O senhor ensinou que a Bíblia é a palavra de Deus. O texto do evangelho revela que Jesus era homem de integridade e de verdade. Jesus ensinou que a Bíblia é inspirada. Então segue-se que é verdade que a Bíblia é inspirada por Deus.

A profecia Até o presente momento nenhuma profecia incondicional da Bíblia ficou sem cumprimento. Algumas delas feitas centenas de anos antes de se cumprirem, concretizam-se literalmente. A época do nascimento de Jesus (Dn 9). As natureza de sua concepção e nascimento (Is 17:14). A explosão da instução e da comunicação (Dn 12:4). Algumas delas já foram cumpridas, outras se cumprem nos nossos dias.

A influência da Bíblia Nenhum outro livro têm sido tão disseminado, nem exercido tão forte influência sobre o mundo do que a Bíblia. A Bíblia já foi traduzida em mais de 1.000 línguas, abrangendo mais de 90% da população mundial. A Bíblia apresenta ao homem os mais elevados ideais que já pautaram a civilização.

A indestrutibilidade da Bíblia Diocleciano tentou exterminá-la 303 d.C.), mas não conseguiu.

(c.

Prosseguem os ataque da parte de alguns cientistas, de alguns psicólogos e de alguns líderes políticos. Mas o Senhor Jesus diz: “Passará os céus e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Mc 13:31).

A integridade de seus autores Eram homens sadios mentalmente, dotados de reconhecida integridade moral. Oferecem como evidência o fato de haverem mantido com o Cristo ressurreto.

A honestidade dos escritores da Bíblia constitui comprovante da autoridade bíblica que reveste seus escritos.

Related Documents


More Documents from "Carlos"

Laboratorios_informatica
April 2020 11
Trad_biblia
April 2020 10
Secegw
April 2020 15
Requisitos_liturgia
April 2020 12
Corpo_docente_2008
April 2020 13