UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA-TETE Disciplina: Energia Hídrica e Eólica Resolução de exercícios Nomes: Eláide lázaro Khuni 1. Quais as tecnologias usadas para as energias Hídricas e Eólicas? R: Tecnologias usadas para a energia hídrica O aproveitamento da energia hidráulica para geração de energia elétrica é feito por meio do uso de turbinas hidráulicas, devidamente acopladas a um gerador. Fonte: GE Power Systems. General information. Disponível em: www.gepower.com/hydro. Principaiss turbinas hidraúlicas a) Francis - se adapta tanto a locais com baixa queda quanto a locais de alta queda. Como trabalha totalmente submerso, seu eixo pode ser horizontal ou vertical (RAMAGE, 1996). b) Kaplan-adequado a locais de baixa queda (10 m a 70 m), c) Pelton- mais apropriado a locais de elevada queda (200 m a 1.500 m). R:Tecnologias usadas para eólicas eólicas a) Turbinas de eixo horizontal- Turbinas de eixo vertical- caracterizadas pelo eixo de rotação que se encontra disposto na horizontal, As turbinas de eixo horizontal são as mais utilizadas hoje em dia, porque desenvolvem maior força e potência por unidade de área de captação do vento. b) Turbinas de eixo vertical- caracterizadas pelo eixo de rotação que se encontra disposto na vertical, ou seja perpendicular à direcção do vento de incidência. Nas turbinas eólicas de eixo vertical, o movimento circular das pás ou hélices acopladas ao eixo vertical permitem qualquer tipo de direcção do vento sem nenhum ajuste pelos lemes, para além do sistema de acoplamento com as engrenagens ou correias ser feito na parte inferior dos sistemas (ao nível do solo).
2. Que cruzamento é possivel de se fazer em relação as tecnologias anteriormente referidas com a Física?
R: O cruzamento possivel de se fazer é de que o funcionamento das tecnologias anteriormente referidas de uma forma geral obedece as várias teorias e leis da física. 3. Qual o conceito de Central hïdrica? Dá-se o nome de central hídrica a qualquer infra-estrutura que utiliza a energia hídrica para produzir em outra forma de energia. Fonte: https://conceito.de/hidroelectrica dia de acesso 02/03/2019 4. Classificação das centrais hídricas a) Quanto a potência:
Fonte: CEEETA, (2001). B) Quanto a altura:
Fonte: ANEEL, (2003). c) quanto à existência ou não de capacidade de armazenamento: •
As centrais a fio de água não têm capacidade de regularizar o caudal, pelo que o caudal utilizável é o caudal instantâneo do rio.
•
As centrais com regularização possuem uma albufeira que lhes permite adaptar o caudal afluente.
5. Qual é o Principio de funcionamento de uma central hídrica
O seu funcionamento tem por base uma queda de água que gera dois níveis de um leito: quando a água cai do nível superior para o inferior, passa por uma turbina hidráulica que transmite a energia para um gerador para depois a transformar em energia eléctrica ou por outra durante a queda há transformação da energia potencial das águas em mecânicas (energia cinética de rotação) através de turbina hídraulica com a finalidade de produzir energia eléetrica. 6. Potencial dos recursos hídricos para pequenas instalações em moçambique Nomes
Rio
Cidade
Objectivos
próxima Pequenos Libombos
Umbeluzi
Maputo
Abastecimento urbano e irrigação
Corrumbana
Sábie
Moamba
Irrigação e produção de energia
Macaretane
Limpopo
Chókwè
Irrigação
Massingir
Elefantes
Chókwè
Irrigação e produção de energia
Mavuzi
Revue
Chimoio
Produção de energia
Chicamba
Revue
Chimoio
Produção
de
energia
abastecimento urbano Chimoio
Mezingaze
Chimoio
Abastecimento urbano
Cahora-bassa
Zambeze
Tete
Produção de energia
Nampula
Monapo
Nampula
Abastecimeno urbano
Nacala
Muecula
Nacala
Abastecimento urbano
Chipembe
Montepuez
Montepuez
Irrigação
Locumue
Lucheringo
Lichinga
Abastecimento urano
Fonte:DNA, 1998
e